quinta-feira, 7 de junho de 2012

Estado e Prefeitura do Recife decretam feriado de Corpus Christi

Acostumados a trocar o feriado de Corpus Christi pelo São João - mudança que acontece em todo o Nordeste, onde a tradição junina é muito forte -, os pernambucanos terão que gozar a folga já nesta quinta-feira. Isso porque, o dia 24, quando é comemorado o São João, cai este ano em um domingo.

Dessa forma, o governo do Estado e a Prefeitura do Recife vão seguir o que faz todo o restante do Brasil, dando o feriado no dia de Corpus Christi (7 de junho).

Dessa forma, os executivos estadual e municipal decretaram ponto facultativo na quinta. Já na sexta-feira, os dois órgãos funcionam normalmente.

"Vamos dar o feriado de Corpus Christi na quinta-feira em função do São João acontecer no fim de semana. Sexta-feira é normal, dia de trabalho", destacou o prefeito João da Costa.
No Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) também será feriado na quinta-feira e sexta-feira funciona normalmente.
O comércio do Recife funciona normalmente. Já os bancos informam que estão submetidos ao Banco Central, quem tem sede em Brasília. A capital federal não funciona no Corpus Christi.
Para os católicos, o Corpus Christi significa um louvor à Eucaristia. O dia santo é lembrado com missa e procissão organizadas pela Arquidiocese de Olinda e Recife.

A celebração do Corpus Christi exalta a presença de Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia, do pão e do vinho consagrados na missa pelo sacerdote. É sempre comemorada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Do JC Online

Nenhum comentário: