sábado, 13 de outubro de 2012

Comércio do Recife deve abrir 14 mil vagas de emprego até o final do ano

Quem estiver em busca de emprego deve ficar atento: até o final deste ano, 14 mil novas vagas devem surgir no Recife. Essa expectativa foi dada pela Câmara de Dirigentes Lojistas, e tem como base o aquecimento da economia em Pernambuco. Na Região Metropolitana do Recife, toda semana um grupo novo de candidatos participa de um processo seletivo para as 850 vagas abertas por uma rede de lojas de sapato.

A psicóloga Paulina Teixeira comentou o perfil dos candidatos: “A gente busca pessoas com criatividade, dinamismo, com vontade trabalhar e disciplinadas”, explica a psicóloga Paulina Teixeira.

Grande parte das vagas é para vendedor, caixa e estoquista. Para os que se desanimam ao ouvir a palavra temporário, é preciso lembrar que existe a chance de fazer parte da equipe durante todo o ano. Este é o caso do vendedor Roberto Geraldo, contratado para trabalhar durante um natal de 2008: “Foi o meu desempenho nas vendas. Procurei me determinar no que gosto de fazer, por isso estou aqui", disse.

As lojas de sapato e roupas são as principais opções para se deixar currículo, porque são as que mais contratam no final do ano. Segundo Fred Leal, diretor executivo da CDL/Recife, a expectativa é de que que as vendas deste ano sejam maiores que no ano passado. “O comércio vem crescendo positivamente desde o início do ano. Acreditamos num crescimento de cerca de 6%”, afirmou.

Outro setor que também faz muitas contratações é o de bares e restaurantes. Como os consumidores fazem muitas confraternizações, o número de reservas aumenta, o que reflete no movimento e nas vagas de emprego.

O Diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Pernambuco, Valter Jarocki ressalta que esta época traz oportunidade para cozinheiros, ajudantes de cozinha e garçons: “Há uma expectativa na faixa de 10 a 12% de crescimento neste segmento. Todas as pessoas terão mais oportunidades”, finaliza.

g1

Nenhum comentário: