quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pernambuco teve 72% mais casos confirmados de dengue em 2012


O número de casos confirmados de dengue em Pernambuco cresceu mais de 70% comparando as primeiras 41 semanas de 2011 com as de 2012, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (23), junto com o lançamento da campanha para combate e prevenção da dengue. A cerimônia contou com a presença dos jogadores de futebol Magrão (Sport), Renatinho (Santa Cruz) e Kuki (ex-Náutico), além do secretário de Saúde, Antônio Figueira, e de representantes do Ministério Público de Pernambuco.
O número de casos totais notificados de dengue no estado no ano passado foi de 33.608, sendo 14.303 confirmações. Neste ano, o número de notificações subiu para 59.554, com 24.613 mil casos confirmados, um aumento de casos confirmados de aproximadamente 72%. "É preciso ter consciência que vamos ter dengue durante muitos anos ainda. Para acabar de vez com a dengue, é preciso ter 100% de saneamento básico, de coleta de lixo e de pessoas com fornecimento regular de água em casa, para evitar precisar guardar. Isso ainda vai levar algum tempo", afirma Figueira.
A quantidade de casos graves e óbitos caiu de um ano para o outro. Em 2011, foram 54 óbitos, enquanto neste ano foram 20 casos, sendo sete no Recife, três em Jaboatão dos Guararapes, três em Olinda e os municípios de Camaragibe, Abreu e Lima, Joaquim Nabuco, Paulista, Jurema, Pesqueira e São Lourenço da Mata apresentaram um óbito cada. O número de casos graves, ou seja, com complicações ou hemorrágicos, caiu de 644 para 184. "Não podemos impedir que as pessoas peguem dengue. Nosso objetivo é diminuir o número de óbitos e casos graves", afirma a diretora-geral de Controle de Doenças e Agravos da secretaria, Roselene Hans.
As cidades de Floresta, Goiana, Feira Nova, Barreiros, Machados e Escada já estão em fase de alerta para uma possível epidemia, de acordo com a Secretaria. "Em novembro do ano passado, já registramos um aumento no número de casos de dengue, aumento que costumava acontecer apenas em março, abril. Por isso, estamos começando a campanha de prevenção mais cedo neste ano", explica o secretário.
Prevenção
A presença dos jogadores de futebol na campanha visa sensibilizar as pessoas para a necessidade de se combater a doença. Dados da SES apontam que 90% dos focos de dengue estão nas residências, por isso a necessidade de se intensificar as ações de conscientização da população. A Secretaria já tem uma parceria com os clubes de futebol da capital pernambucana e faz ações em jogos, com distruibuição de panfletos e colocação de faixas.
Além de intensificar a capacitação dos profissionais de saúde para identificar a doença e investir na compra de materiais, a Secretaria de Saúde vai descentralizar o Comitê de Combate à Dengue, que passa a ter 12 regionais. "No dia 30 de outubro vamos fazer um mutirão para lançar esses comitês", adianta Figueira. Os comitês terão representantes de diversas entidades, como o Ministério Público de Pernambuco. "É preciso que todos juntemos forças para combater a dengue", afirma a representante do MPPE, Helena Capela.
A descentralização do diagnóstico também é um dos pontos que podem ajudar no combate mais eficaz e monitoramento da doença. Os exames já podem ser feitos, além do Recife, em Limoeiro, Caruru, Salgueiro, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, enquanto os municípios de Palmares, Ouricuri, Garanhuns e Arcoverde estão acabando as capacitações para organizar o começo do trabalho. Ao todo, serão investidos R$ 5,8 milhões em ações para prevenção de dengue, além de R$ 6 milhões repassados pelo Ministério da Saúde, de acordo com a SES.
G1 Pernambuco

Nenhum comentário: