sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Criminosos explodem caixas eletrônicos de banco em Condado, PE


Criminosos explodiram cinco caixas eletrônicos de uma agência bancária no município de Condado, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. De acordo com informações do 2º Batalhão de Polícia Militar, o grupo de bandidos tinha entre 12 e 15 pessoas. A ação aconteceu na madrugada desta sexta-feira (30) e até agora nenhum suspeito foi encontrado. Ainda não se sabe a quantia roubada.
Segundo a Polícia Militar, enquanto integrantes da quadrilha estavam dentro do banco, outros bandidos disparavam para o alto em frente à prefeitura da cidade e em outras ruas adjacentes. O impacto da explosão foi tão forte que também danificou o teto a a estrutura interna da agência.
A PM ainda informou que o grupo se espalhou pela cidade, posicionando-se a um raio de 300 a 500 metros do banco. Após a ação, os policiais militares encontraram diversas cápsulas de munição, inclusive de fuzil AR-15, espalhadas pelas vias.
Após roubar os caixas, os criminosos conseguiram fugir rapidamente. Buscas estão sendo realizadas na região para tentar identificar os suspeitos do crime.
G1 Pernambuco

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Espanha estreia em Pernambuco na Copa das Confederações


O desejo do torcedor pernambucano finalmente se concretizou. A Espanha fará a estreia na Copa das Confederações na Arena Pernambuco. O jogo será no dia 16 de junho de 2013. A confirmação veio do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, durante visita as obras do Itaquerão, em São Paulo. Os atuais campeões mundias e europeus serão o cabeça-de-chave do grupo B, o B1, que possuem o primeiro jogo agendado para o estádio pernambucano.

"Posso confirmar que os cabeças de chave serão Brasil e Espanha. O Brasil será o A1 e a Espanha será o B1", afirmou Valcke. Dessa forma, fica certo também que a Itália será a adversária do Brasil na 1ª fase e o Uruguai enfrentará a Espanha. Isso porque a Fifa evita que duas seleções de um mesmo continente se enfrentem na 1ª fase. Pela posição das duas seleções no ranking da Fifa, é grande a expectativa é de que elas se enfrentam no primeiro jogo do grupo.

O adversário dos espanhóis não está confirmado, mas tudo indica que seja o Uruguai, atual campeão da América do Sul. A Celeste já foi confirmada no grupo B ao lado da Espanha. O outro europeu que disputa a Copa das Confederações, a Itália, foi confirmado no grupo A ao lado do Brasil.

O sorteio dos grupos da Copa das Confederações acontece no sábado (1), em São Paulo.

http://jc3.uol.com.br

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Professores analisam e apontam falhas nas provas do Vestibular UPE



8d1df9378c84730598e179513e283e9d.jpg
Professores comentam as provas de história, química, física e sociologia
Foto: internet

Do NE10
No último dia de provas da Vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE) os feras responderam 58 questões divididas entre as provas de História, Química, Física e Sociologia. O Portal NE10 ouviu os professores do Colégio Motivo, que analisaram as provas e apontaram falhas na elaboração dos exames gerando erros no gabarito oficial

Segundo o professor Axel Alves, a prova de história geral contém duas questões que devem ser anulas. Para ele, os quesitos 5 e 9 não contém resposta correta. Já o professor João Carlos, que analisou as questões de história do Brasil, avaliou as questões como bem elaboradas e disse não haver contestações. Confira os áudios completos abaixo.






Na prova de química, o professor Edilson Gomes encontrou outras duas falhas. O docente avalia que as questões 17 e 22 precisam ser anuladas. A primeira não teria resposta entre as opções propostas no exame e a segunda teria duas respostas corretas, as letras 'D' e 'E', apesa do gabarito oficial apontar a letra 'E' como opção correta.

Já os professores Carlos Japa, de física, e Mário Souza, de sociologia, elogiaram a eloboração do exame e reforçaram que muitas questões continham as famosas "cascas de banana".
http://ne10.uol.com.br

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Matrícula na rede estadual de ensino de PE vai até esta terça pela internet


ermina nesta terça-feira (27) o prazo para realizar a matrícula online na rede estadual de ensino de Pernambuco. Ao todo, são oferecidas 127 mil vagas em 1.101 unidades de ensino. Os interessados precisam acessar o site da Secretaria de Educação e repassar todas as informações solicitadas, como nome do estudante, endereço, data de nascimento, escola de origem, filiação e outros dados pessoais.
A partir de dezembro, as matrículas também serão feitas por telefone, através do número 0800-286-0086. Em relação aos alunos que já fazem o ensino médio na rede estadual e municipal, eles já estão matriculados automaticamente.

De acordo com a Secretaria de Educação, até a manhã de segunda-feira (26), 25.877 alunos tinham feito a inscrição. Para o novo ano letivo, que tem início em 4 de fevereiro de 2013, estão sendo disponibilizadas quase 127 mil novas vagas, das quais 56 mil são na Região Metropolitana do Recife e 71 mil no interior do Estado.
Confirmação 
O período de efetivação da vaga é de 7 a 11 de janeiro, para os estudantes que já estão na rede estadual e oriundos das escolas municipais. Os matriculados pela internet ou pelo telefone terão de 14 a 18 de janeiro para confirmar o cadastro. O restante das vagas será colocado à disposição da comunidade entre os dias 23 e 25 de janeiro. As confirmações devem ser realizadas diretamente na escola escolhida.
G1 Pernambuco

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

UPE divulga o gabarito do primeiro dia de provas do vestibular 2013


A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou na tarde deste domingo (25) o gabarito do primeiro dia de provas do vestibular 2013 da entidade. Os alunos fizeram provas de língua portuguesa e língua estrangeira (inglês ou espanhol), distribuídas em 32 questões, além da redação, que teve como temas "Fome no contexto social brasileiro: discussão antiga, problema atual" e "Não dá para silenciar diante da injustiça e da violência".
Confira o gabarito do primeiro dia de provas:
Gabarito do primeiro dia de provas da Universidade de Pernambuco
PortuguêsInglêsEspanhol
1 - A9 - D17 - B25 - A17 - E25 - A
2 - B10 - C18 - E26 - D18 - C26 - A
3 - E11 - E19 - A27 - C19 - C27 - B
4 - B12 - A20 - C28 - C20 - D28 - D
5 - D13 - D21 - D29 - E21 - E29 - B
6 - B14 - D22 - B30 - D22 - D30 - C
7 - D15 - E23 - E31 - D23 - E31 - A
8 - C16 - C24 - A32 - E24 - A32 - B
Fonte: UPE
Na segunda-feira (26), 58 questões serão aplicadas, divididas entre as disciplinas de matemática, biologia, geografia e filosofia. Na terça (27), último dia de provas, os alunos terão que responder as 58 questões referentes a história, química, física e sociologia.
Ao todo, a UPE possui 71 locais de prova, distribuídos no Recife, Olinda, Camaragibe, Paulista, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Palmares e Serra Talhada. Os alunos terão permissão para sair da sala após as 11h15, três horas depois do início da avaliação. Os candidatos poderão levar os cadernos de prova.
Abstenções
No primeiro dia do vestibular 2013, dos 41.557 mil inscritos, 7.723 não compareceram ao local de provas. A abstenção foi de 18,58%, índice um pouco maior que o do ano passado, quando 18,26% dos candidatos faltaram ao primeiro dia. De acordo com a diretora da comissão organizadora do vestibular da UPE, Izabel Avelar, um fera foi eliminado por tentar colar durante a prova e 14 candidatos foram desclassificados por porte de aparelho celular dentro da sala. Dez casos aconteceram em Petrolina, no Sertão do Estado, dois no Recife, um em Garanhuns, no Agreste, e mais outro em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.
O estudante eliminado por tentativa de "cola" estava com o material para consulta debaixo do caderno de provas, o que, segundo Izabel Avelar, é algo incomum de acontecer em exames desse tipo.
Identificação do candidato
Os vestibulandos devem ficar atentos também aos documentos necessários para a prova: é preciso levar o Cartão Informativo – que pode ser emitido até o domingo (25), no site da UPE –, um documento oficial com foto e assinatura recentes e canetas esferográficas azuis ou pretas.
Entre os documentos permitidos estão a carteira de identidade, a carteira profissional, o certificado de reservista, a carteira de trabalho e o passaporte. Carteira de estudante não é aceita. Candidatos também não poderão levar celular ou qualquer outro aparelho de comunicação para a prova, sob a pena de serem excluídos do concurso.
Listão
De acordo com a UPE, o listão de classificados pode ser divulgado até 30 de janeiro de 2013, sendo a lista dos remanejáveis e reprovados divulgada até o dia 1° de fevereiro. Ainda segundo a instituição, o edital de matrícula será divulgado no dia 15 de janeiro.
G1 Pernambuco

domingo, 25 de novembro de 2012

Pernambuco presente no Top 100 do Enem


Em Pernambuco, quatro colégios estão entre os cem melhores do Brasil: três são particulares e um público federal
Quatro colégios de Pernambuco garantiram lugar no ranking das 100 escolas com melhor nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. A melhor posição do Estado pertence ao Colégio Motivo, que fica em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Ele surge em 19º lugar com a média 685,89. A escola pública em destaque no Estado foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal, com 676,95. Ficou em 29º na lista nacional, encabeçada pelo Objetivo Colégio Integrado, de São Paulo. A lista com o desempenho detalhado das 10.076 instituições de ensino médio de todo o Brasil foi divulgada na tarde de ontem pelo Ministério da Educação (MEC).É a primeira vez que o Motivo atinge o topo do Enem entre os colégios pernambucanos. "Nos adequamos à preparação para o exame incentivando a leitura entre os nossos alunos. Para isso, temos um espaço chamado casa de estudos, onde há professores disponíveis para tirar as dúvidas e acompanhar os estudantes fora do horário de aula. E o Enem exige essa dedicação maior à leitura, pois é uma prova com textos longos e que exigem reflexão. Esse resultado é a colheita do nosso trabalho", comemorou o diretor da escola, Eduardo Belo.
Os outros dois colégios pernambucanos entre os 100 melhores são particulares, assim como o Motivo, e ocupam a 22ª e a 76ª posição: o Equipe e o Fazer Crescer, respectivamente. O Estado só surge novamente na lista no 185º posto, com o GGE Colégio e Curso. Uma escola do Agreste está entre as dez melhores do Estado. A média da nota dos alunos do 3º Milênio Colégio e Curso foi 617,75.
Ao todo, 342 instituições de ensino do Estado foram avaliadas no Enem 2011, das quais 228 são privadas. Entre as 114 públicas, duas são municipais (localizadas nos municípios sertanejos de Afogados da Ingazeira e Araripina), dez são federais e as demais integram a rede estadual.
As cinco melhores escolas públicas no ranking ficam na capital. Além do Colégio de Aplicação da UFPE, que em 2009 liderou o ranking estadual do Enem, figuram nessa lista, pela ordem, o Colégio Militar do Recife, a Escola do Recife da Fcap/UPE, o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Recife (IFPE) e o Colégio da Polícia Militar de Pernambuco.
REDAÇÃO
Quando se leva em consideração apenas a nota da redação, o Colégio de Aplicação da UFPE volta ao topo do ranking estadual. A média geral dos 41 alunos da instituição que se submeteram ao exame em 2011 foi de 740. O Equipe vem em seguida, com 735,81. A terceira melhor nota da redação ficou com os estudantes do Fazer Crescer (734,44). Motivo (720) e Instituto Helena Lubienska (715,45) completam a relação dos cinco melhores na produção de texto.
Por outro lado, as cinco piores médias gerais pertencem a colégios estaduais do interior. A menor foi 407,67, da Escola Nossa Senhora das Graças, em Dormentes, Sertão. Em seguida aparecem as escolas Monsenhor Luiz Sampaio (Triunfo), Leobaldo Soares da Silva (Barra de Guabiraba), Napoleão Araújo (São José do Belmonte) e Regina Pacis (Santa Cruz da Baixa Verde).

http://www.emtemporeal.com.br

sábado, 24 de novembro de 2012

Mãe procura, em Pernambuco e na Paraíba, dois filhos levados pelo pai


A Justiça expediu, em Pernambuco e na Paraíba, um mandado de busca e apreensão para tentar devolver a uma mãe os seus dois filhos, de 6 e 5 anos. A dona de casa Juliana Accyoli, 34 anos, entregou os meninos ao pai, de quem é separada há cinco anos, no dia 10 de novembro. Desde então, conta que não recebeu nenhuma ligação ou informação sobre o paradeiro das crianças.

O juiz João Targino, da 9ª Vara de Família do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), contou em entrevista ao G1 nesta sexta (23) que, desde a separação, o pai tinha direito de ficar com os filhos em finais de semana alternados, buscando-os em um dia e os devolvendo até o início da noite do dia seguinte. Como a determinação foi descumprida, o magistrado recebeu a petição inicial da medida cautelar de busca e apreensão de pessoas e, em 24 horas, determinou a emissão do mandado de busca e apreensão.

“Como era um caso de urgência, peguei a petição, despachei na hora, passei para a promotora, que pediu para eu designar uma audiência de justificação prévia, que é quando não há elementos suficientes. No caso, não havia o local onde o mandado deveria ser cumprido. Mas, no outro dia, fiz uma apreciação rápida. Na audiência, ouvi a mãe, duas testemunhas que conhecem os fatos e decidi”, comentou o juiz sobre a expedição do mandado.
A primeira busca aconteceu na casa dos avós paternos das crianças, no bairro de Setúbal, Zona Sul do Recife. Nada foi encontrado. Como o pai das crianças mora em João Pessoa, na Paraíba, o TJPE enviou o mandado para a Justiça daquele estado realizar as buscas. No apartamento dele, na capital paraibana, também não foi encontrada nenhuma pista.
“Ele não costumava aparecer muito para ver os meninos, demorava meses. Quando saía com ele, o meu filho mais velho sempre ligava para mim, dizendo que estava com sono, que queria dormir, voltar para casa. Nesse dia, não recebi ligação nenhuma, não consegui contato. Senti que algo de errado estava acontecendo”, relatou Juliana Accyoli em entrevista ao G1, nesta sexta-feira (23).

Juliana contou ainda que procurou a Delegacia de Boa Viagem e a Gerência de Proteção à Criança e Adolescente (GPCA), onde foram registrados Boletins de Ocorrência (BOs). “O problema é que, dessa forma, são meus filhos que aparecem como desaparecidos. A questão é que, se ele for comprar algo no supermercado, por exemplo, ele não vai levar meus filhos. Ele é que tem que ser o foragido. As pessoas têm que identificá-lo”, comentou.

De acordo com a Polícia Civil, o caso ainda não pode ser considerado um rapto ou sequestro, porque ele é o pai. A situação por enquanto é de descumprimento de uma ordem judicial a respeito da guarda das crianças. O advogado de Juliana Accyoli, Rivaldo Magalhães, informou que a família segue tentando identificar possíveis locais onde o pai pode estar com a criança.
HistóriaJuliana e o pai das crianças namoravam desde a adolescência. O casal nunca oficializou o relacionamento, mas moraram juntos e tiveram os dois meninos. Após o nascimento do filho mais novo, há 5 anos, resolveram se separar. Juliana conta que o comportamento do companheiro sempre foi “paranoico”. “Para ele, só ele era capaz de cuidar das crianças. Me proibia de trabalhar, com medo que alguém fizesse algum mal às crianças. Tinha até mania de usar sempre álcool em gel”, comentou.

O medo da mãe agora é que, com o passar do tempo, o ex-marido consiga se esconder mais ainda. Há cerca de um mês os pais dele também não conseguem contato com o filho, de acordo com Juliana.
 G1 Pernambuco

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Aulão gratuito preparatório para o Vestibular 2013 no próximo sábado


No próximo sábado (24), o Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe) promove uma aula de revisão para o vestibular da UPE, que acontece no domingo (24), segunda (25) e terça-feira (26). O preparatório é gratuíto e acontece das 8h às 12h, na quadra da Escola Sizenando Silveira, no Parque 13 de Maio, no Recife.

Participam do aulão alunos do Prevupe dos municípios de Itapissuma, Paulista, Olinda, Recife, Camaragibe, Jaboatão e Paudalho. A revisão é aberta aos alunos inscritos nos vestibulares e que estejam interessados em receber as últimas dicas para o vestibular tradicional da UPE.

Pernambuco.com

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Empresários portugueses e brasileiros debatem oportunidades em Pernambuco

Recife - O Recife acolhe esta quinta-feira o Encontro Empresarial Brasil - Portugal, um evento que procurará identificar as melhores oportunidades de negócio do Estado de Pernambuco para os empresários dos dois países. A iniciativa, que decorrerá no Hotel Transamérica Prestige, será encerrada pelo embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles.
Estarão ainda presentes no encontro o governador em exercício de Pernambuco, João Lyra Neto, o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Raul Araújo Penna, o secretário do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Feliciano Barreiras Duarte, o presidente da Câmara Brasil-Portugal de Pernambuco, Armênio Ferreira Diogo, entre outras autoridades.
Os palestrantes vão tratar sobre as oportunidades de negócios no Estado, detalhando informações sobre relações comerciais e o fluxo de investimentos em Pernambuco. Uma das apresentações estará a cargo de José Luís Cacho, presidente da Associação dos Portos de Portugal.
A temática do encontro empresarial tratará sobre alternativas e propostas para incremento e diversificação dos investimentos e comércio bilateral, as oportunidades e o apoio a investimentos nos setores de portos e logística, energias renováveis, petróleo e gás, infraestrutura e construção civil, entre outras áreas.
"Este é o ano, este é o momento de levantar mais uma ponte entre dois países que têm entre si, e a uni-los, um mar sem fim de afetos, de palavras, de entendimentos. É lá que está a nossa história. Aqui está também o nosso futuro", afirma Miguel Horta e Costa, comissário-geral do Ano de Portugal no Brasil, citado em comunicado.
http://www.portugaldigital.com.br

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pernambuco apreende mais de R$ 500 mil em produtos irregulares

Em uma semana, a Operação Fronteira Fechadas, deflagrada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Pernambuco, já recuperou quase R$ 5 milhões em débitos e apreendeu mais de R$ 500 mil em mercadorias irregulares. A ação, a maior realizada pelo Fisco este ano, começou no último dia 12 e deve seguir até o fim deste mês, podendo ser prorrogada até dezembro.

A ideia da Sefaz é aumentar a arrecadação do ICMS nos últimos meses do ano e combater o desvio de mercadorias em trânsito nos postos fiscais de fronteira do Estado. A ação tem como foco principal o segmento atacadista devido ao aumento significativo de mercadorias que circulam no Estado para as festas de fim de ano. Produtos mais consumidos nesta época, como combustíveis, tecidos, confecções, eletrodomésticos, eletrônicos, bebidas e cigarros, estão na mira.

A ação ainda busca recuperar débitos fiscais da ordem de R$ 105 milhões do total de 5.839 contribuintes descredenciados desde o último dia 9. "Uma empresa, quando abre, tem o benefício de comprar produtos e só pagar os impostos deles no mês subsequente. Só que muitos [contribuintes] não honraram este compromisso e foram descredenciados. Quando regulariza o débito com a Fazenda, volta ao status de credenciada", explicou o diretor-geral de Fiscalização Especial e Controle de Mercadorias da Sefaz, Anderson Alencar.

De acordo com o gestor, nesta primeira semana de operação, houve R$ 5 milhões em pagamento de débitos. "Quem não está credenciado, fica com as mercadorias [encomendadas] retidas nos postos fiscais. Com o escopo desses inadimplentes, nós montamos outras duas frentes de ação nas portas de entrada do nosso estado", disse o diretor.

A primeira diz respeito à cobertura das principais divisas de entrada de cargas de Pernambuco, os corredores de acesso aos grandes centros comerciais e as principais rotas alternativas e de desvios dos postos fiscais. Esta etapa envolverá cerca de 300 auditores fiscais, cem policiais militares e dez policiais civis.

Os postos com fiscalização intensificada ficam em Xexéu, na Mata Sul, onde 50% dos produtos entram no Estado; Águas Belas, Bom Conselho e São Caetano, no Agreste; e Ibó, no Sertão. As BRs 101, 232, 423, 104 e 424 também estão com o alerta vermelho. Nesta semana, segundo Alencar, foram apreendidos R$ 170 mil em arroz, R$ 160 mil em madeira, R$ 70 mil em farinha de trigo, além de outros produtos em menor quantidade.

A outra vertente, que tem como principal objetivo complementar este trabalho fronteiriço, se baseia na intensificação da conferência das cargas nas principais transportadoras de Pernambuco. Com isso, espera-se coibir o desvio de mercadorias em trânsito e a circulação de mercadorias desacompanhadas da nota fiscal a partir do lacre das cargas nos postos fiscais de fronteira.

"Estamos empenhados nesta ação voltada a incrementar a arrecadação do ICMS na reta final do ano, quando as empresas adquirem mais mercadorias para a formação dos seus estoques", ressalta Anderson Alencar, destacando a participação na ação das Regionais, Postos Fiscais, Agências da Receita Estadual e Central de Cargas e Central de Notas.

G1 Pernambuco

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sport vence Botafogo e ainda respira

O Sport conseguiu, neste domingo, uma importante vitória na luta contra o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe pernambucana venceu o Botafogo por 2 a 0, na Ilha do Retiro, pela 36ª rodada da competição, e fica a apenas um ponto de sair da zona de rebaixamento - a Portuguesa, primeira equipe fora, apenas empatou com o Grêmio em casa.

Com o resultado, o Sport sobe para 40 pontos, ainda na 17ª colocação. Já o Botafogo fica em sexto, com 54 pontos. Na próxima rodada, o clube pernambucano recebe o Fluminense, no domingo, às 17h (de Brasília), enquanto o time carioca enfrenta o Atlético-MG em casa, no mesmo dia e horário.

http://jornale.com.br

domingo, 18 de novembro de 2012

Incêndio atinge veículos no posto da Polícia Rodoviária, em Moreno, PE


Na noite deste sábado (17), um incêndio atingiu a área de estacionamento do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da BR-232, em Moreno, no Grande Recife. De acordo com informações da PRF, as chamas atingiram carros e veículos sucateados que ficam apreendidos ao lado do posto, no sentido Recife-Interior.
Incêndio no posto da PRF em Moreno, no Grande Recife (Foto: Kety Marinho / TV Globo)Bombeiros levaram cerca de três horas para conter o fogo (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
O Corpo de Bombeiros confirmou a ocorrência e disse que três equipes, num total de dez homens, foram encaminhadas ao local para controlar o incêndio. Dois policiais rodoviários estavam no local no momento em que o fogo começou, mas ninguém ficou ferido.
A suspeita dos agentes é que um fio de alta tensão de um poste próximo teria caído e provocado um curto-circuito. Além dos veículos, uma área verde que fica por trás do posto policial foi atingida pelas chamas. Foi necessário que a equipe da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) suspendesse o fornecimento, para que os bombeiros abrissem um caminho no meio do matagal e pudessem entrar e combater o fogo.
Incêndio no posto da PRF em Moreno, no Grande Recife (Foto: Kety Marinho / TV Globo)Policiais ainda não sabem quantidade total de veículos atingidos, mas estimam em pelo menos 20 (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
O incêndio começou por volta das 19h e os bombeiros foram chamados cerca de vinte minutos depois. Por volta das 22h, a situação foi controlada. Os policiais não têm ideia de quantos veículos foram atingidos, mas estimam que pelo menos 20 carros foram queimados.
G1 Pernambuco

sábado, 17 de novembro de 2012

Preso delegado suspeito de cobrar propina para liberar caminhão, em PE

Um delegado da Polícia Civil foi preso em flagrante, nesta sexta-feira (16), suspeito de cobrar propina de um comerciante. O dinheiro seria dado em troca da liberação de um caminhão apreendido.

De acordo com a polícia, o proprietário do veículo contou que, na quarta-feira (14), o caminhão ficou apreendido na Delegacia da Várzea, porque estaria com as parcelas de pagamento atrasadas e alguns documentos irregulares. O delegado, que atua como plantonista na unidade, teria cobrado R$ 1,5 mil para devolver o veículo.

O proprietário procurou, então, a Corregedoria do estado, que o orientou a marcar um encontro com o delegado, na região da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife.

O esquema montado pelos policiais da Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos conseguiu prender o delegado em flagrante, enquanto recebia o dinheiro do dono do caminhão.

De acordo com a Polícia Civil, no momento da prisão, o delegado passou mal e foi socorrido para um hospital do Recife. Ele está sob escolta policial e, após ter alta médica, será encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, Grande Recife.

G1 Pernambuco

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Professor de geografia explica porque áreas altas são mais frias

Mapa mostra áreas de brejo de Pernambuco, onbe a altitude é maior e o clima, bem mais frio (Foto: Reprodução/TV Globo)Recife tem uma temperatura média de 25 graus, é praticamente verão o ano todo. A cidade está quase no mesmo nível do mar, a três metros de altitude, em média. No interior do estado, em alguns pontos, essa altitude aumenta e a temperatura diminui. É o caso de Serra Negra, onde a altitude é de 960 metros. O professor de geografia Kiko Santos explica por que a temperatura cai nos locais mais altos na aula do Projeto Educação desta sexta-feira (16).
No Agreste Pernambucano, há uma região de brejo, formada por 11 municípios: Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Bonito, Camocim de São Félix, Cupira, Ibirajuba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Sairé e São Joaquim do Monte. A área total é de 2.462 quilômetros quadrados. Esse tipo de formação também acontece no Sertão do estado, um exemplo é Triunfo. “É uma 'área de exceção', região mais úmida, mais fria, vegetação que não é xerófila, é encorpada, de maior porte", define Kiko Santos.
Mas por que regiões mais altas são mais frias? “Ao contrário ao que muitos pensam, o aquecimento não é feito de cima para baixo, por radiação, mas de baixo para cima, por irradiação. Os raios solares incidem diretamente, que é a radiação, as ondas curtas, e ao aquecer a superfície terrestre, ela vai irradiar calor – são os raios infravermelhos”, explica o professor. Segundo ele, com o aumento da altitude, portanto, estaremos cada vez mais distantes do foco de calor.
Estufa
Parte do calor irradiado pela superfície da terra é retido por alguns gases presentes na atmosfera. é o chamado efeito estufa. O professor de geografia ensina que o gás carbônico (CO2), o ozônio (O3) e o metano (CH4) têm uma importância muito grande para a temperatura da terra. “Embora seja sempre dito que são maléficos, têm seu lado positivo. Se não fossem esses gases, não haveria retenção do calor e a temperatura da Terra seria bem mais fria”, argumenta.
G1 Pernambuco

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Celpe anuncia esquema de prontidão para o feriado desta quinta


A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) anunciou nesta quarta-feira (14) um esquema especial de funcionamento da concessionária para o feriado desta quinta (15), quando se comemora a Proclamação da República. A ação também integra medidas preventivas ao consumo de energia no verão, quando o fluxo turístico nos balneários acarreta aumento na demanda energética em localidades específicas. Foram realizadas inspeções, manutenções e ações de melhoria em linhas de transmissão e circuitos de distribuição que atendem as praias.

No Litoral Sul, foram feitas mais de 600 podas de árvores, próximas a circuitos de alta e baixa tensão que suprem praias como Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe, Paiva e Gaibú. Também foram substituídos isoladores, cabos e postes. Equipes da Celpe permanecerão, durante o feriado, realizando ações de suporte à distribuição de energia, de maneira a resguardar a continuidade do fornecimento.

No Litoral Norte, as ações de manutenção na rede também incluíram podas, mais de 1,5 mil intervenções, e substituição de equipamentos nos circuitos que suprem as praias de Carne de Vaca, Pontas de Pedra, Barra de Catuama, Atapuz e Igarassu, entre outras.

Durante todo o feriado, o Centro de Operações Integradas (COI) da concessionária efetuará o monitoramento e controle geral do sistema elétrico da Celpe, com técnicos e engenheiros  sob esquema de plantão e equipes em sobreaviso. O telefone da Prontidão é o 0800 081 0196.

Com informações da Celpe

Pernambuco.com

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sete hábitos que previnem o diabetes

Quase 6% dos brasileiros têm diabetes, aponta uma pesquisa divulgada ontem (14) pelo Ministério da Saúde. Os dados mostram que nem mesmo o avanço da medicina - que recentemente incluiu a cirurgia bariátrica entre as opções de tratamento - foi capaz de acompanhar os crescentes números dessa doença crônica. A solução? Apostar na prevenção.

Vale lembrar que isso não é possível no caso do diabetes tipo 1, pois a não produção de insulina pelo corpo ainda tem causa conhecida e costuma surgir na infância. Entretanto, a grande preocupação mesmo é o diabetes tipo 2, em que o organismo desenvolve resistência à insulina. Neste caso, é possível se prevenir adotando uma vida saudável. Confira a seguir as recomendações de especialistas para se proteger contra esse mal.



  • Mulher comendo salada - Foto Getty Images
  • Grupo fazendo bicicleta na academia - Foto Getty Images
  • Família se pesando na balança - Foto Getty Images
  • Mulher olhando doces - Foto Getty Images
  • Consulta médica - Foto Getty Images
  • Família - Foto Getty Images
  • Exame de sangue - Foto Getty Images
 
 
DE 7
Mulher comendo salada - Foto Getty Images

Tenha uma alimentação equilibrada

"A alimentação é um dos pilares mais importantes na prevenção do diabetes", afirma o endocrinologista Fádlo Fraige, presidente da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad). Isso porque o excesso de peso é um fator de risco para a doença. "Ingerindo mais calorias do que se gasta, a tendência é que o ponteiro da balança suba", explica. Por isso, elabore refeições ricas em verduras, legumes e frutas e modere no consumo de carboidratos e proteínas.
http://minhavida.uol.com.br


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Continua greve nas obras de Abreu e Lima e Petroquímica

Recife - Foram oito horas de negociação entre representantes sindicais e patronais da Refinaria Abreu e Lima e da Petroquímica, sob mediação do ministro do Trabalho Brizola Neto, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco, no Recife, mas, ao final da reunião, às 23h30 desta segunda-feira, não houve acordo.

Os 55 mil trabalhadores nas obras dos dois empreendimentos continuam em greve, cuja legalidade será julgada hoje pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE).
Um acordo chegou a ser delineado durante as negociações e a expectativa era de se chegar a um bom termo. Segundo o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, não houve consenso em relação aos dias parados e ao salário de algumas funções.
A paralisação foi deflagrada no dia 30 de outubro motivada pelas disparidades salariais, vez que as várias empresas dos consórcios responsáveis pelas obras adotam políticas salariais distintas, com trabalhadores desempenhando funções idênticas com salários diferentes.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE), Aldo Amaral, a classe patronal não estaria cumprindo uma cláusula negociada anteriormente que previa a equiparação para as mesmas funções.
Uma assembleia dos trabalhadores será realizada amanhã, independente de a greve vir a ser considerada ilegal. "É preocupante", afirmou Silva, ao informar que o ministro Brizola Neto se reúne hoje com o governador de Pernambuco em exercício, João Lyra Neto. "A intenção é evitar conflito", disse ele, preocupado com o tratamento da polícia em relação aos grevistas.
http://exame.abril.com.br

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

refeituras de Pernambuco param em alerta à seca

Pernambuco passou a ter 72 cidades em situação de emergência pelo governo federalCerca de 70% das 184 prefeituras pernambucanas devem amanhecer nesta segunda-feira com as portas fechadas. A paralisação tem o objetivo de sensibilizar a presidente Dilma Rousseff para o drama vivido pelas administrações municipais em dois aspectos: a crise financeira, que decorre da queda de arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com a redução do IPI para a indústria automobilística e de linha branca, e a seca, considerada a pior dos últimos 50 anos. A falta de chuvas atinge municípios enquadrados no semi-árido nordestino.
A greve ocorrerá ao longo da semana – mais curta pelo feriado do dia 15 – com manutenção apenas dos serviços tidos como essenciais, como saúde e coleta de lixo. As principais reivindicações são a instalação de um comitê de crise, no semi-árido, para dar celeridade às ações de enfrentamento da seca, sem burocracia, e uma compensação financeira pelas perdas do FPM e Fundo de Participação dos Estados (FPE).
O movimento dá suporte à bandeira levantada pelo governador Eduardo Campos (PSB) em prol de um novo pacto federativo, que dê mais autonomia a estados e municípios. A paralisação engrossa ainda a mobilização nacional que levará prefeitos de todo o país a Brasília na próxima terça-feira, ante o prejuízo com a queda de arrecadação do fundo municipal. Também reivindica a aprovação, pela presidente, do projeto que redistribui os recursos obtidos com a exploração do petróleo, aprovado pela Câmara dos Deputados.
"Os municípios estão em falência", afirma Eudes Catão, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam) – entidade que lidera a greve, junto com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). "Em Pernambuco, a queda do FPM é de 22% devido à redução de cobrança do IPI".
O presidente da Amupe, Jandelson Gouveia, destaca a dificuldade das prefeituras para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina que o pagamento do funcionalismo não exceda os 54% da receita municipal. "Com a receita em queda, fica difícil manter esta equação", observou.
Os dias parados nas prefeituras serão compensados a partir da próxima semana, com o horário de funcionamento estendido por uma hora por um período de três semanas.
http://veja.abril.com.br