sábado, 5 de janeiro de 2013

Governo anuncia criação de 83 escolas de referência em Pernambuco

A Secretaria de Educação do estado empossou nesta sexta-feira, no Centro de Convenções, em Olinda,  527 professores efetivos da rede estadual nos cargos de diretores escolares. A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Campos e do secretário de Educação, Ricardo Dantas. Na ocasião, o chefe do executivo assinou o decreto e anunciou a criação de 83 Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs), sendo 43 em 2013 e outras 40 até 2014. Após participarem do processo de seleção para diretor escolar, que incluiu o curso de aperfeiçoamento do Programa de Formação Continuada de Gestor Escolar (Progepe), e serem referendados pela consulta pública, os professores assumem a tarefa de liderar as escolas regulares da rede estadual
De forma inovadora, Pernambuco definiu critérios e procedimentos para a seleção dos diretores escolares que já começam a exercer suas funções na próxima segunda-feira (07), preparando o início do ano letivo. Para concorrer à função, todos os candidatos participaram, presencialmente, do curso de Aperfeiçoamento em Gestão Educacional, ministrado dentro do Progepe, realizado através de um convênio entre a Secretaria e a Fundação Universidade de Pernambuco (UPE).
Durante a solenidade, cinco diretores assinaram o termo de posse junto ao governador e o secretário, representando todos os novos gestores. Para Ricardo Dantas, a posse é um marco importante para a educação de Pernambuco. "Hoje é um dia que entrará pra história da Secretaria de Educação, porque é uma iniciativa que seleciona os diretores escolares não só pelo mérito, mas também avança de forma pioneira na capacitação desses profissionais. Esse processo de formação e certificação garante os critérios para que em nossas escolas cada diretor saiba qual é o seu papel, que vai muito além de questões meramente administrativas, e possam enxergar que a escola pode transformar a sociedade", afirmou.
Os novos critérios visam à qualificação não só de diretores veteranos como dos novatos, dando uma unidade de excelência na gestão escolar da rede estadual. Novata na função, Paula Francinete de Lima, da Escola Estadual Solidônio Leite, de Serra Talhada, elogiou a iniciativa do curso de aperfeiçoamento. "Durante a formação, pude fazer uma reflexão sobre a prática da gestão escolar e assimilar conceitos de gestão participativa e democrática. Vou aplicá-los na minha escola, me inspirando muito no método da Escola Tomé Francisco da Silva, de Quixaba", comentou a nova gestora, que atuava na unidade como educadora de apoio.

Com informações da assessoria de imprensa

Pernambuco.com

Nenhum comentário: