segunda-feira, 27 de maio de 2013

Roberto Civita, presidente do Grupo Abril e criador da Veja, morre em SP

Roberto Civita estava afastado do comando do Grupo Abril desde março
Morreu neste domingo aos 76 anos Roberto Civita, presidente afastado do Conselho de Administração, diretor editorial do Grupo Abril e editor-chefe da revista Veja. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Em março, a assessoria de imprensa do grupo informou que ele se recuperava de uma operação para colocar um stent (prótese metálica expansível) no abdômen e que tinha deixado provisoriamente o comando do grupo, que passou para seu filho Giancarlo Civita.
Nascido em Milão, na Itália, em 1936, ele estudou física nuclear em Rice, no Texas, nos Estados Unidos, e se formou em jornalismo pela Universidade da Pennsylvania e em economia pela Wharton School, ambas na mesma universidade americana, e fez pós-graduação em Sociologia pela Universidade de Columbia, em Nova York.
Ele foi o criador da revistaVeja e atuava como editor chefe da publicação desde o seu lançamento em 1968. Civita assumiu a presidência do grupo criado por seu pai, Vitor Civita, em 1990 e apenas a deixou após a internação.
Segundo informações da assessoria de imprensa do grupo, "sob seu comando a Abril diversificou seus negócios, tornando-se um dos maiores conglomerados de comunicação da América Latina, atuando nas áreas de Mídia (revistas, conteúdo e serviços online, TV segmentada e-commerce e database marketing), Educação (livros didáticos e sistemas de ensino), Gráfica, Distribuição e Logística."
Grupo Abril
Fundado em 1950 por Victor Civita, pai de Roberto Civita, como Editora Abril, o grupo nomeado pelo mês de início da primavera na Europa começou com a publicação da revista O Pato Donald , da Disney, em São Paulo.
Segundo informações do site da empresa, em 1960 a editora começou publicar obras da literatura em fascículos e, em 1961, passou a publicar outras revistas da Disney, com destaque para o Zé Carioca. A maior revista informativa em circulação no País, a Veja, foi criada em 1968. Segundo o site da empresa, atualmente a Abril publica 52 títulos, com público estimado de 28 milhões de leitores e impressão de 594 milhões de revistas por ano.
Além das publicações, o grupo conta com a Abril Educação, que reúne as editoras Ática e Scipione, os sistemas de ensino Anglo, Ser, Maxi e GEO, o Siga (para preparação para concursos públicos), o Curso e o Colégio pH, o Grupo ETB (Escolas Técnicas do Brasil), a Escola Satélite, a rede de escolas de inglês Red Balloon e a Livemocha, de ensino de idiomas, conforme o site do grupo.

http://www.terra.com.br/portal/

Nenhum comentário: