segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Projeto de engorda recupera 60% da orla de Jaboatão, no Grande Recife

Orla de Candeias passou a contar com faixa de areia com largura de 35 a 40 metros (Foto: Luna Markman / G1)Um trecho de 3,6 quilômetros de faixa de areia foi engordado em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, desde que as obras de recuperação da orla começaram, em fevereiro deste ano. A área beneficiada pelo serviço vai da Praia de Barra de Jangada ao fim de Candeias. A prefeitura espera concluir a engorda até 15 de setembro, totalizando 5,9 km com a inclusão de Piedade.

Neste domingo (11), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, vistoriou o projeto, no qual a pasta investe R$ 41 milhões (96% do custo total). Na ocasião, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade informou sobre o plano da construção de um parque linear, pegando toda a beira-mar da cidade, que deve começar até o fim deste ano.
Prefeitura espera concluir engorda até 15 de setembro (Foto: Luna Markman / G1)Prefeitura espera concluir engorda até 15 de setembro
(Foto: Luna Markman / G1)
A vistoria ocorreu durante a manhã e foi acompanhada pelo prefeito, Elias Gomes, e o governador, Eduardo Campos. A obra no município faz parte de um projeto metropolitano, que envolve também Paulista, Olinda e Recife. O custo total é de R$ 350 milhões e tudo deve estar pronto em 2014. Jaboatão foi o primeiro na execução, pois já tinha o projeto executivo licitado. "Esta semana, foi entregue o projeto executivo do Recife, e os próximos dias serão de Olinda e Paulista, para que eles possam seguir o exemplo da experiência exitosa de Jaboatão. São mais de 20 km de praia que podem ser devolvidos a população. Isso tem impacto no meio ambiente, na economia e na autoestima desses municípios", disse o governador.

De acordo com o ministro, o projeto está virando referência no País. “Essa iniciativa é fruto de muita pesquisa, muito estudo, e está se transformando numa obra referenciada para todo o litoral brasileiro. Jaboatão já está recebendo visitas de prefeitos de Natal, Maceió, Florianópolis. Todo mundo está curioso em saber como isso foi pensado, pois é algo simples, relativamente barato e com resultado muito rápido”, afirmou.

As obras ocorrem de Sul para Norte, a cada 600 metros. Uma draga trabalha 24 horas por dia, fazendo quatro viagens, removendo areia de uma jazida em alto-mar que é levada para o litoral por meio de um tubo de 1,5 km. O material começou a ser removido em junho. Até este domingo, 60% da obra estavam concluídos, e 3,6 km de faixa de areia foram recuperados e passaram a contar com uma largura de 35 a 40 metros. Também foram iniciados os serviços de segmentação dos quebra-mares em Candeias. O trecho de Candeias onde o vendedor de caldo de cana Antônio Carlos Silva trabalha já foi beneficiado. "Estou aqui há cinco anos e dá para ver que mudou. Tinha lugar que as ondas batiam nos prédios. Agora, os banhistas estão voltando, e as vendas melhoraram", afirmou.

O professor Flávio Silva acompanhou todo o processo do avanço do mar. "Quando eu era mais novo, andava muito até chegar no mar, ali no Sesc [de Piedade], depois ficou impossível. Agora, já tem espaço com areia para ficar novamente", comentou, ao lado da esposa, Lídia, que pela primeira vez este ano botou o biquíni para conferir o resultado da engorda.
Valdenício cobra ciclovia e Renan, mais espaço para brincar (Foto: Luna Markman / G1)Valdenício cobra ciclovia e Renan, mais espaço para brincar
(Foto: Luna Markman / G1)
O técnico em mecânica Valdenício Torres também ficou satisfeito com o projeto, mas afirma que ainda é preciso melhorar outros aspectos da orla. "Seria bom uma ciclovia, que socializasse toda a beira-mar e nos integrasse com Recife. Hoje, Candeias tem só 860 metros de pista", argumentou. Ele foi esta manhã na praia com o filho, Renan, 9 anos, que gosta de andar de skate e também quer mais espaço para brincar. A pista, inclusive, tem placas proibindo a circulação de bicicletas.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Fátima Lacerda, a construção de uma ciclovia está contemplada no projeto que chama de Urbanização do Parque Linear da Orla. "Em 2010, a prefeitura fez um diagnóstico para identificar os tipos de ocupação da orla, e vimos que alguns pontos têm mais hotéis, outros são mais residenciais. Então, dividimos tudo em quatro lotes, que receberão tratamentos diferenciados, e fizemos um termo de referência para a empresa que for contratada se basear na formulação do projeto executivo", explicou.

Lacerda informou que a licitação deve ser lançada na próxima semana, e a previsão é que a obra comece no fim deste ano. "Queremos um parque de abrangência municipal, com estabelecimento de áreas de lazer, prática de esporte, ciclovia, calçadão, estação de banho para cadeirantes, replantio de coqueiros, instalação de banheiros e quiosques. Vamos também montar espaços móveis para quem quiser vender artesanato", disse.
Pista onde Renan anda de skate tem, hoje, menos de um quilômetro de extensão (Foto: Luna Markman / G1)Pista onde Renan anda de skate tem, hoje, menos de um quilômetro de extensão (Foto: Luna Markman / G1)
Tratores espalham areia para aumentar espaço para banhistas na praia (Foto: Eduardo Braga / SEI)Tratores espalham areia para aumentar espaço para banhistas na praia (Foto: Eduardo Braga / SEI)
Areia usada na engorda é trazida de uma jazida em alto-mar (Foto: Luna Markman / G1)Areia usada na engorda é trazida de uma jazida em alto-mar (Foto: Luna Markman / G1)
G1

Nenhum comentário: