quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SDS anuncia reforço na segurança no carnaval de Pernambuco

Coletiva da SDS divulga os números da Operação Carnaval em Pernambuco. (Foto: Priscila Miranda / G1)A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco anunciou, na tarde desta quarta-feira (30), o reforço na segurança do estado no carnaval 2013. Em coletiva realizada na sede da SDS, no bairro de Santo Amaro, Zona Norte do Recife, as polícias Civil, Militar, Científica, o Corpo de Bombeiros e também o poder judiciário anunciaram os números da Operação Carnaval, que vai atuar durante a festa na Região Metropolitana do Recife e no interior de Pernambuco.
O investimento total da operação este ano é de R$ 5.542 milhões, com o lançamento de 32.160 policiais militares, 5.471 civis, 698 da polícia científica e 4.922 bombeiros. A SDS afirmou que o número de lançamentos deste ano é 17% maior em comparação com a operação do carnaval de 2012, que teve 7.422 lançamentos a menos. De acordo com a SDS, lançamentos são, simplificando, quantas vezes o policial vai para rua. Como os policiais trabalham com diárias, eles podem vender folga e trabalhar em dois ou três serviços.
“Em termos de lançamento de polícia, nós conseguimos adicionar um lançamento de 17%, com 43 mil lançamentos e nós estamos somando a isso os alunos estagiários do curso da Polícia Militar bem como aquilo que nós conseguimos fazer em termos de jornada extra de trabalho”, afirmou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.
Em relação a viaturas policiais, houve um aumento de 6,98% no incremento desses veículos – 2.263 viaturas das polícias Civil, Militar, bombeiros e Polícia Científica – nas ruas durante o período carnavalesco em comparação ao ano passado.
O monitoramento através de câmeras de segurança foi outro ponto reforçado pela Operação Carnaval: 395 câmeras monitorando a folia, com destaque para cinco viaturas com o equipamento integrado para o acompanhamento dos desfiles maiores, como o Galo da Madrugada.
A cidade de Olinda também contará com reforço com o lançamento de 698 PMs por dia durante o carnaval, espalhados pelo Sítio Histórico, nos bairros do Varadouro, Carmo, Ribeira, Prefeitura e Amparo. Somente no sábado, dia 2 de fevereiro, a PM irá lançar 928 agentes por causa do desfile do bloco Homem da Meia Noite. As demais cidades da Região Metropolitana do Recife contarão com 1.560 lançamentos de policiais militares por dia, enquanto os municípios do interior de Pernambuco terão 823 viaturas policiais e 4.683 lançamentos de PMs ao dia.
A Polícia Civil divulgou que o Galo da Madrugada contará com cinco delegacias móveis – Delegacia do Turista, de Repressão ao Furto de Veículos, Delegacia de Capturas, do Consumidor, Delegacia do Idoso e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) – além de duas delegacias do Folião. E o Juizado do Folião funcionará, das 13h às 21h, durante o carnaval no Fórum Thomaz de Aquino na Estação Central de Metrô do Recife.
A polícia científica de Pernambuco também vai atuar no Galo com 105 profissionais, entre eles peritos criminais, papiloscopistas, médicos legistas e auxiliares de plantão, e 26 viaturas.
Segurança preventiva
Com relação à segurança preventiva contra incêndio e pânico, o Corpo de Bombeiros afirmou que o trabalho de verificação de locais onde ocorrerão os eventos de carnaval, como o Galo da Madrugada, já começou.  “Em relação ao Galo da Madrugada, por exemplo, todo o trajeto do bloco foi mapeado, as edificações, as vistorias que estão sendo feitas. Trios elétricos, camarotes, palcos, inclusive alguns já foram até vistoriados em relação aos sistemas preventivos”, explicou o coronel do Corpo de Bombeiros Daniel Filho.
Ainda no Galo, o coronel Daniel Filho afirmou que os bombeiros irão atuar com 1.397 agentes, lançados em todo o percurso do Galo, com quatro postos de comando de área, e também com um posto de saúde, através da integração de todos os órgãos operativos da SDS e com médicos da PM e da Universidade de Pernambuco, e que ficará próximo à praça do Diário.
A SDS também vai distribuir uma cartilha para orientar o folião sobre medidas de segurança e qual órgão procurar caso haja algum tipo de problema durante o carnaval.
g1

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Presidente do PMDB rebate críticas de Eduardo Campos

O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), reagiu com cautela às críticas do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, à aliança de seu partido com o PT da presidente Dilma Rousseff. Raupp argumentou que hoje o PMDB, segundo pesquisas de opinião, ocupa o segundo lugar na preferência do eleitorado brasileiro, atrás apenas do PT, detendo o maior número de senadores e prefeitos eleitos. 
"O povo é que vota e mede a aprovação do partido. O partido do governador Eduardo Campos não tem a dimensão do PMDB nem o peso político", afirmou Raupp.
Dizendo não querer polemizar com Campos, o presidente do PMDB não quis ainda comentar uma eventual candidatura do governador de Pernambuco à sucessão de Dilma. Raupp garantiu, no entanto, a legenda lançará candidato próprio à presidência da República em 2018. Para 2014, a ideia é manter a aliança com o PT, com o vice-presidente da República, Michel Temer (SP). "O Eduardo Campos é um grande líder; é uma liderança emergente. Mas a gente não quer polemizar com ele", observou.
Pernambuco.com

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

No Recife, fuga de presídio deixa vizinhança traumatizada


Os moradores do entorno do Complexo Prisional do Curado, antigo Aníbal Bruno, no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife, estão apreensivos após a fuga de internos no sábado (26). Durante o fim de semana, o governo havia informado que 21 presos fugiram mas, nesta segunda (28), a informação foi retificada: foi de 20 o número de fugitivos. A vizinhança presenciou a invasão das casas e correria dos detentos, provocando pânico nas redondezas.
Moradores contam a experiência e o susto que levaram. A comerciária Sara Simone viu policiais bem próximos à sua casa tentando capturar os fugitivos. "Ele abriu a janela, o policial estava aqui mesmo atirando. Vi os presos correndo e as cápsulas de bala no meu terraço", afirma a comerciária.
De acordo com Lidiane Rocha, outra moradora do entorno do presídio, cerca de duas horas depois da fuga um dos presos entrou na casa dela, comeu a comida, vestiu a roupa do sobrinho e bebeu. As telhas estavam quebradas. Ela saiu gritando, chamou a polícia e o homem foi recapturado.
Para José Augusto dos Santos, o clima é de revolta. "Minha filha tem 15 anos. Para o bandido, já chegou assistente social, psicóloga, pessoal do Direitos Humanos, mas ninguém procura saber o trauma da vizinhança", afirma o vigilante. Ele teve 120 telhas quebradas na confusão da manhã de sábado. Nesta segunda (28), a movimentação é tranquila, mas o cenário difere em muito do fim de semana, quando presos renderam agentes e saíram pela porta da frente do complexo. Dezesseis deles já foram recapturados, outros quatro ainda estão foragidos. De acordo com a Secretaria de Ressocialização (Seres), por causa da confusão, um preso segue internado no Hospital Otávio de Freitas com quadro estável, bem como dois agentes penitenciários.
De acordo com a Seres, uma reunião vai avaliar a fuga deste fim de semana e serão definidos os tipos de ajuda oferecidas aos vizinhos do presídio.
g1

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Banco de Multitecidos de Pernambuco vai doar pele para as vítimas da tragédia em Santa Maria

O Banco de Multitecidos de Pernambuco vai doar todo o estoque para as vítimas de grandes queimaduras da tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Serão doados 2,5 mil centímetros quadrados de pele. No incêndio, de acordo com o Ministério da Saúde, 14 pessoas tiveram queimaduras de grandes proporções e podem receber a doação. Com essa quantidade que será enviada pelo banco de Pernambuco, duas dessas vítimas poderão ser beneficiadas com a pele.

A coordenadora estadual da Central de Transplante de Pernambuco, Noemy Gomes, explicou que a pele funciona como um curativo biológico, substituindo a pele retirada pela queimadura. “Ela reduz a dor, reduz a perda de líquido, que acontece por conta da queimadura e o risco de infecção”, ressaltou.

A colocação da pele acontece como um curativo, como uma bandagem. “A pele vai ser reestruturada por baixo e corpo elimina a pele que foi colocada em cima como uma forma de rejeição natural. A pele vai se soltando lentamente, de forma natural acompanhando a cicatrização”, detalhou Noemy Gomes.

Ainda não foi acertada a data certa para envio do órgão, mas tudo deverá ser feito o mais rápido possível. “O Rio Grande do Sul solicitou à Central Nacional de Transplante, que é responsável por articular toda a viagem. O tecido é levado numa caixa térmica para o aeroporto e de lá segue em um avião direto para o Rio Grande do Sul”, destacou. 

A coordenadora da Central destacou que em ocasiões como essa é possível ver a importância da doação do órgão. Ele ressaltou que é grande a rejeição das famílias em aceitar doação da pele. Ela explicou que muitas famílias tem medo de que a doação desfigure o corpo da pessoa.  “A pele só pode ser retirada após uma parada cardíaca ou em situação de morte cerebral. Existe um medo por parte da família, mas é retirada uma camada muito fina com um aparelho que retira a camada mais superficial da pele. O local fica com uma coloração esbranquiçada. Ainda sim, a pele só é retirada de locais que não ficam expostos. Nas mulheres nas costas, nas nádegas, face posterior da coxa. Já nos homens, só acrescenta-se   a parte posterior da perna”, esclareceu Noemy Gomes.

Pernambuco.com

domingo, 27 de janeiro de 2013

Presídio de Pernambuco registra fuga de 30 detentos neste sábado

Preso é recapturado por policiais militaresA unidade Frei Damião de Bozzano, do Complexo Prisional Professor Aníbal Bruno, no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife, passou por um tumulto na manhã deste sábado (26). Segundo informações da Polícia Militar, houve confusão com a fuga de presidiários. Ainda de acordo com a PM, 21 presos conseguiram fugir, mas 16 já foram recapturados. O secretário de Ressocialização, coronel Romero Ribeiro, informou que cinco presos ficaram feridos e dois agentes penitenciários foram baleados durante o tumulto.
“Todos foram para o [Hospital] Otávio de Freitas. Os presos aproveitaram a visita conjugal para fugir, e os agentes penitenciários, por determinação de segurança, não reagiram para evitar que não acontecesse nada com os familiares [dos detentos], preservar vidas e evitar qualquer tipo de confronto”, contou o secretário. Ainda de acordo com o secretário, os presos teriam aproveitado que havia muita gente dentro da unidade para fazer um agente refém, pegando a arma dele. Os detentos também fizeram alguns parentes reféns e assim conseguiram sair pela porta da frente.
Coronel Ribeiro disse ainda que está mantendo contato com a Secretaria de Saúde para assegurar a proteção dos presos feridos, que estão sob custódia no Hospital Otávio de Freitas. “É para conter qualquer tipo de problema com a vida deles, com proteção de agentes penitenciários e policiais militares", comentou.
A PM informou que o tumulto foi controlado ainda na manhã deste sábado. Ribeiro também afirmou que a segurança na área foi reforçada e que uma revista interna está sendo feita pela Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), pelo Batalhão de Choque, guardas e agentes penitenciários. “A Seres vai reforçar toda a segurança interna com mais agentes e PMs nas guaritas, na parte externa”, completou.
O Presídio Frei Damião de Bozzano concentra 1.400 presos, mais que três vezes acima da capacidade do local. Esta unidade, de acordo com o secretário, é a que reúne os presos que têm mais processos, ou seja, os mais perigosos.
http://www.tribunahoje.com

sábado, 26 de janeiro de 2013

ANS decreta portabilidade extraordinária para clientes de duas operadoras em Pernambuco

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou, na manhã desta sexta-feira (25), a portabilidade extraordinária para os usuários de duas operadoras com atuação em Pernambuco, Real Saúde e Recife Meridional. De acordo com a ANS, a decisão foi tomada devido a graves problemas assistenciais (atendimento e marcação de consultas, exames e cirurgias) e débitos com prestadores de serviço.  De acordo com a agência, a partir desta sexta-feira o atendimento para a portabilidade exclusiva será realizado pela própria ANS, no prédio da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), localizado na Várzea. Para que os usuários realizem a portabilidade, é necessário que apresentem, no mínimo, um boleto de pagamento dos últimos dois meses (neste caso, novembro ou dezembro de 2012). O prazo definido para a mudança de plano, segundo a agência reguladora, é de 60 dias contados a partir desta sexta. 

Outra empresa com atuação em Pernambuco que está na mira da ANS, a América Saúde, não recebeu, por enquanto, qualquer penalidade. A agência informou que as investigações sobre os problemas de atendimento continuam e dentro de 15 dias uma nova resolução deverá definir a situação da operadora. A ANS, no entanto, decidiu suspender a comercialização do plano de saúde América Vip. 

Pernambuco.com

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Show de Elton John em Pernambuco é confirmado para março

Elton John (Foto: Divulgação)A casa de shows Chevrolet Hall confirmou, na tarde desta quinta-feira (24), a vinda do cantor britânico Elton John aos palcos pernambucanos. A apresentação do músico, a única do Norte-Nordeste do país, vai acontecer no dia 12 de março, aniversário de Olinda e Recife, como anunciado em comunicado oficial.
De acordo com a produção do evento, um dos motivos que atrasaram a negociação para a vinda Elton John aOlinda foram os rumores que circularam na internet na quarta-feira (23) de pessoas que não tinham relação com o evento. Informações da proposta feita pelos diretores da casa, Antônio Gonçalves, Luiz Augusto Nóbrega e José Inácio, vazaram e a produção do músico não permitiu a confirmação antes da assinatura do contrato, realizada no fim desta manhã.
No repertório, o artista deve incluir sucessos como "Can You Feel the Love Tonight", "Nikita", "Your Song", "Sacrifice", "Skyline pigeon", "Empty Garden" e "You Gotta Love Someone". Serão vendidos apenas camarotes e cadeiras individuais para o show, mas os valores ainda não foram definidos.
Elton John
Cantor, pianista e compositor, Elton John é britânico e um dos nomes mais influentes da música pop. Nos seus 40 anos de carreira, o músico ganhou prêmios como Globo de Ouro, Tony, seis vezes o Grammy e vários Brit Awards. Ele possui o título de “Sir”, cavalheiro, concedido pela realiza britânica.
G1 Pernambuco

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Concurso da Compesa terá provas neste domingo

Quem se inscreveu para tentar uma vaga no próximo concurso da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deve ficar atento. Os 3.274 candidatos inscritos na disputa por 40 vagas, das quais 23 são para nível médio (técnico) e 17 para nível superior, já podem imprimir os cartões informativos e conhecer os locais onde vão realizar as provas, na tarde do próximo domingo (27). Os exames serão aplicados das 14 às 18h e contarão com 50 questões de múltipla escolha.

Leia mais sobre concursos no portal Admite-se 


Segundo os dados divulgados pela Comissão de Concursos da Universidade de Pernambuco (Conupe), organizadora do certame, as maiores concorrências se concentram nos cargos de assistente de saneamento e gestão técnico em segurança do trabalho (441 candidatos por vaga) e analista de gestão biólogo (326 candidatos por vaga).

Já os cargos que tiveram o maior número absoluto de candidatos foram os de analista de gestão advogado e assistente de saneamento e gestão técnico em saneamento, com 723 e 587 inscritos, respectivamente. 

A Compesa lembra que os portões serão fechados às 14 horas e os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência munidos do cartão informativo, documento oficial com foto e canetas esferográficas pretas ou azuis. Não será permitido o acesso aos prédios com telefones celulares ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos. O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado ainda no domingo, no site da Conupe (www.upenet.com.br). Já o resultado final será divulgado no dia 19 de fevereiro.

Pernambuco.com

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Empresa Pernambuco de Comunicação nasce nos moldes da EBC

Decreto foi assinado nesta terça-feira (22). EPC será responsável pela comunicação pública do EstadoO governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos assinou nesta terça-feira, 22, o decreto que institui a Empresa Pernambuco de Comunicação – EPC. A cerimônia de criação da EPC foi realizada na Sala de Monitoramento do Centro de Convenções de Pernambuco, sede provisória do governo estadual. O decreto aprova também o estatuto social da Empresa e nomeia a sua nova direção.
A criação da EPC é fruto da articulação da sociedade civil e dos movimentos que debatem e discutem a comunicação no estado de Pernambuco, que, com o apoio do governo do estado, iniciou, em 2009, iniciou o processo de reformulação da TV Pernambuco, a partir da realização de seminários abertos à população e culminou na nomeação de um Grupo de Trabalho, que se assumiu a gestão provisória da TV. O articulador culturaL Roger de Renor, que liderou o grupo, hoje assume a direção de produção e programação.
A gestão da recém-criada EPC também já tem nomeados o publicitário Guido Bianchi, que assume como diretor-presidente, e o jornalista e professor universitário Paulo Fradique, na vice-presidência. Os nomeados assumem um mandato de duração de quatro anos, vigentes a partir da assinatura do decreto.
Para o Secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, este é o momento de um recomeço, haja vista as novas etapas para a implantação e constituição organizacional, financeira e administrativa da Empresa, organizada sob a forma de sociedade anônima de capital fechado. Entre as novas tarefas, está a indicação dos demais cargos diretivos da EPC (Administração e Finanças, Engenharia, Tecnologia e Operações, Projetos Institucionais, Educação e Cultura e de Jornalismo e Esporte) e implantação de seu Conselho Gestor, formado por 13 integrantes (seis indicados pelo governador, seis indicados pela sociedade civil e um representante da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE).
Presente na cerimônia de instituição da EPC, o presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Nelson Breve, falou da importância da criação da Empresa, “a primeira experiência regional a seguir o modelo da Empresa de Comunicação pública nacional, e respeita o preceito da complementaridade entre os sistemas de radiodifusão privado, estatal e público”. O governador Eduardo Campos ressaltou ainda a importância do diálogo constante entre governo e sociedade civil na condução deste processo.
De Brasília, o diretor-geral da EBC, Eduardo Castro, afirmou ao Portal EBC, que é importante notar que a participação popular que culminou na implantação da EBC, agora, com suas devidas especificidades, está motivando a luta por empresas de comunicação públicas estaduais. "A criação da EPC não é apenas mais um canal, mas uma mostra da consolidação do campo da comunicação pública", afirmou o diretor.

http://www.ebc.com.br

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Passagem de ônibus intermunicipal também vai aumentar

Percentual de 5,8% já foi homologado pela Arpe, de acordo com as empresas do setor (Arquivo/DP/D.A Press)Depois do aumento das tarifas do transporte público no Grande Recife, as empresas do Sistema Intermunicipal de Transportes de Passageiros de Pernambuco também anunciaram que vão aumentar o valor das passagens para viagens entre municípios. A tarifa estará mais salgada a partir desta segunda-feira (21). O reajuste, segundo os empresários, é de 5,8%. O percentual já foi homologado pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe).

De acordo com os empresários do setor, o aumento, além de corresponder à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2012, seria necessário para que sejam realizadas melhorias no sistema de transporte público. Entre as ações já executadas estão a reforma de 11 terminais rodoviários, que serão entregues neste primeiro semestre, e a licitação do novo Sistema de Transporte Intermunicipal, que ocorrerá ao longo deste ano.

Pernambuco.com

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Exposição revela imagens inéditas das pontes do Recife

Exposição reúne 30 fotos impressas em fine print, com reproduções das pontes da cidade. (Foto: Divulgação)Um acervo com imagens inéditas de pontes do centro histórico da capital pernambucana está em exposição no Museu da Cidade do Recife (MCR), que fica no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José. São 30 fotografias impressas em fine print, datadas a partir do início do século 20 até os anos 1980. A mostra fica em cartaz até 9 de março, e a entrada é de graça.

A coletânea faz parte da primeira série "Imagens do Recife", que apresenta a cidade a partir de um recorte do acervo do MCR. A mostra conta com 200 mil matrizes fotográficas, entre negativos de vidro, de acetato e cópias em papel. O material revela a evolução histórica e urbanística da capital pernambucana.
A exposição contará com um livro-catálogo em formato de cartão postal, reunindo imagens que poderão ser destacadas, além de textos sobre o acervo e seus aspectos históricos e urbanísticos. O livro estará à venda no Museu da Cidade do Recife. Ainda haverá uma projeção com outras fotos da coleção de pontes do MCR.

A mostra faz parte de um trabalho de catalogação no acervo do Museu da Cidade do Recife realizado pelo fotógrafo Josivan Rodrigues, que durou seis meses. Josivan já tem, inclusive, aprovado pelo Funcultura, o segundo livro da série. A obra vai revelar a evolução urbana de praças, ruas e avenidas da cidade.

Palestra
Na segunda-feira (21), às 17h, o arquiteto e urbanista José Luiz Mota Menezes, especialista em evolução urbana do Recife, fará palestra sobre as pontes da cidade. Depois, haverá um bate-papo com o idealizador do projeto, Josivan Rodrigues, a diretora do MCR, Betânia Corrêa de Araújo, e o responsável pelo setor iconográfico do Museu, Sandro Vasconcelos. Não paga nada para participar.

Serviço
Exposição Imagens do Recife - Pontes
Até 9 de março
De terça a sábado, das 9h às 17h
Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José
Entrada gratuita
G1 Pernambuco

domingo, 20 de janeiro de 2013

Sesc Pernambuco abre inscrições para seleção de estágio

Os 134 selecionados, além de cadastro de reserva, irão atuar nas unidades do Sesc no Recife e em outras 12 cidades (Divulgação)O Sesc Pernambuco está com inscrições abertas até 27 de janeiro para seu Programa de Incentivo à Formação Profissional 2013, com duração de 3 a 10 meses. A carga horária é de quatro horas diárias ou vinte horas semanais e é preciso estar matriculado numa instituição de ensino superior credenciada e reconhecida pelo MEC e/ou pelo Conselho Estadual de Educação. 

Os 134 selecionados, além de cadastro de reserva, irão atuar nas unidades do Sesc em Pernambuco distribuídas nas cidades do Recife, Jaboatão, São Lourenço da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Araripina, Buíque, Surubim, Triunfo, Bodocó e Belo Jardim. Do total, 10% das vagas serão destinados a pessoas com deficiência.

O processo seletivo está dividido em três etapas: prova de conhecimentos, entrevista coletiva e prova prática de informática (apenas para candidatos de Arquitetura, Ciências Econômicas, Design e Psicologia).

Leia mais sobre estágios, cursos e concursos no Portal Admite-se

O público-alvo são estudantes nas áreas de humanas e saúde - graduandos dos últimos quatro períodos dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Artes Cênicas - Teatro, Artes Plásticas/Artes Visuais, Arquitetura, Educação Física, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Dança, Design, Jornalismo, Letras, Medicina, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Serviço Social e Turismo. A bolsa oferecida é de R$ 580 mensais, além de auxílio-transporte e recesso remunerado proporcional ao período de estágio.

Os interessados devem se cadastrar no site www.sescpe.com.br até o dia 27 de janeiro, escolhendo a unidade do Sesc em que deseja estagiar e o local de realização das provas. A taxa de inscrição é de R$ 20. O comprovante de inscrição deverá ser apresentado no dia da prova, 3 de fevereiro, das 9h às 12h. 

Calendário

Até 27/01 – Inscrição
Até 28/01 – Prazo final para pagamento do prazo de inscrição
Até 29/01 – Confirmação da inscrição
03/02 – Prova de conhecimentos (1ª etapa)
A partir de 14/02/2013 – Resultado da 1ª etapa e convocação da 2ª e 3ª etapas
26 a 28/02 - Resultado Final e convocação dos aprovados
11/03 – Início do estágio

Pernambuco.com

sábado, 19 de janeiro de 2013

Preso de Pernambuco aprovado no SISU apoia o sistema de cotas

Henry conta os dias para sair da prisão e começar as aulas na UFRPE Henryton Klysthenes Ribeiro estava animado com o aniversário de 24 anos. Planejava fazer uma rave para 'parar' a pequena cidade de Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, distante cerca de 100 km do Recife. Ribeiro dava aulas particulares de matemática e inglês, vivia bem com os pais e a irmã mais velha e tinha vários amigos, mas também uma fraqueza: queria ganhar dinheiro fácil. Com dois colegas, resolveu assaltar a agência dos Correios de Aliança, município vizinho, apenas quatro dias antes da festa. Sabia que o sistema de segurança do local era frágil e acreditava na impunidade. No dia 6 de junho de 2012, o trio aproveitou a saída de almoço dos vigilantes e, fingindo estarem armados, roubaram dinheiro da agência, que estava em funcionamento e atendia alguns clientes no momento do crime. Os comparsas conseguiram fugir, mas ele acabou sendo preso em flagrante e a tão esperada data passou em branco, na prisão.

Foi no Presídio de Igarassu (PIG), na Região Metropolitana do Recife, onde cumpre pena, que o jovem, envergonhado e arrependido do crime, parou para pensar na vida que queria levar dali em diante. Inscreveu-se no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), formou um grupo de estudos com outros 16 reeducandos, todos já com o ensino médio completo, e fez a prova. O resultado no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que saiu na última segunda-feira (14), foi uma surpresa ainda maior: ele conseguiu a sétima posição no curso escolhido, a licenciatura em matemática, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com nota 706,29. Foi a melhor colocação de um reeducando em toda a história do sistema prisional do estado.

"É muito melhor ser reconhecido como alguém que venceu, pelo estudo, que como alguém que roubou, até porque eu não me considero um bandido, mas alguém que errou, aprendeu com isso e merece uma segunda chance. Pensei no dinheiro fácil, queria aventura, mas passei do limite e achei que tinha destruído a minha vida. Agora, ao invés de contar os dias para sair da prisão, vou contar os dias para começar as aulas. Vou embarcar em uma aventura bem melhor, e nessa quero ter sucesso", diz Henry, como é chamado pelos amigos do PIG.

À espera da liberdade
Henry é um preso provisório. Ele foi julgado pela 25° Vara da Justiça Federal e condenado a cinco anos de detenção. Ele está agora em regime fechado, em um presídio de segurança máxima.  A sentença dele ainda vai passar pela Vara de Execuções Penais, que deve encaminhá-lo para o regime semiaberto. O advogado dele entrou com pedido para desclassificar o crime para furto. A expectativa é que em abril, quando começam as aulas na UFRPE, Henry já possa cumprir a pena em regime aberto, tendo que assinar, todo mês, o livro de presença no Centro de Apoio a Egressos em Liberdade (Cael).
http://www.tribunahoje.com

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Primeiras cadeiras da Arena Pernambuco começam a ser instaladas

Estádio será palco da Copa das Confederações neste ano Foto: DivulgaçãoA Arena Pernambuco começou a receber suas cadeiras. O estádio, que será palco da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, será equipado com assentos na cor vermelha para que possa receber partidas dos três principais clubes do Recife.
Os trabalhos, nesta fase, tiveram início no lance inferior de arquibancadas nos setores sul e leste do campo. Ao todo, a Arena terá 46 mil lugares.
As cadeiras serão todas rebatíveis e numeradas, para garantir mais conforto e segurança aos torcedores. Os assentos são feitos em um material que evita a propagação de chamas, em caso de incêndio.
A instalação deve ser concluída até março deste ano. De forma paralela ao assentamento das cadeiras, a Arena Pernambuco segue com a montagem das partes finais das arquibancadas superiores e da cobertura.
Com a conclusão destas fases, o próximo passo será a preparação do campo para receber o gramado, que foi plantado no Centro de Treinamento do Náutico e deve ser transferido em fevereiro.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Vice-prefeito de Jaboatão assume URB no Recife

Anúncio da escolha de Heraldo Selva foi confirmada durante o lançamento da licitação do Sistema de Transporte Público de Passageiros. Foto: Aline Moura/DP/D.A Press (Aline Moura/DP/D.A Press)O prefeito Geraldo Julio (PSB) confirmou que a Empresa de Urbanização do Recife (URB) será comandada por Heraldo Selva, vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Selva vai se licenciar do cargo, para o qual foi recém-eleito, para assumir o desafio. A URB é a principal empresa do governo municipal, tem uma previsão orçamentária de R$ 745 milhões para 2013. Entre as responsabilidades da empresa está a conclusão da Via Mangue. 

"Heraldo foi convocado por mim pela quantidade de obras que serão realizadas e pela quantidade de recursos que serão mobilizados. Foi escolhido porque é um grande técnico", explicou Geraldo Julio durante o lançamento do edital de licitação do Sistema de Transporte Público de Passageiros nesta quarta-feira (16). O prefeito elogiou o desempenho do aliado na área de engenharia da Compesa. Para que Heraldo Selva assumisse o cargo, foi preciso promover uma mudança na Lei Orgânica de Jaboatão. Segundo a lei, o vice-prefeito teria que renunciar para assumir outro cargo. Os vereadores do município, reunidos em sessão extraordinária, aprovaram em primeira votação, nesta quarta-feira (16), uma mudança na Lei Orgânica. Agora, o vice-prefeito poderá apenas se licenciar. A segunda votação será no dia 28. 

Questionado se o convite a Heraldo Selva provocaria uma crise com o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), Geraldo Julio disse que ignorava qualquer crise. "Minha preocupação é como resultado que a URB vai dar ao Recife e achei que ele é a pessoa certa para dar esse resultado", afirmou.  

Sem crise: vice-oprefeito de Jaboatão, Heraldo Selva, se licencia do cargo para assumir a URB no Recife. Foto: Marcelo Ferreira / PMJG (Marcelo Ferreira / PMJG)
Sem crise: vice-oprefeito de Jaboatão, Heraldo Selva, se licencia do cargo para assumir a URB no Recife. Foto: Marcelo Ferreira / PMJG
Heraldo Selva, por sua vez, reforçou que a aliança entre os dois partidos (PSDB e PSB) em Jaboatão, amenizando os boatos de rompimento entre as duas siglas, por conta da convocação do socialista a assumir um cargo na Prefeitura do Recife. “Não existe nenhuma possibilidade ou hipótese de haver alguma discussão interna ou rompimento entre o PSB e o PSDB municipais. Estamos apenas seguindo uma determinação do partido", disse. 

O vice-prefeito licenciado afirmou também que, quando for necessário, estará de volta para cumprir a lei, que determina que o vice tem que assumir o cargo quando o prefeito não estiver presente. “O PSB tem seu espaço aqui na gestão e onde estivermos vamos ajudar o prefeito Elias Gomes”, finalizou.

O prefeito Elias Gomes reforçou que o socialista o consultou antes de tomar a decisão. “Fui um dos primeiros a saber. Ponderamos e notamos que é possível ele assumir o cargo a que for designado e contribuir com nosso governo. Ele tem um papel de articulador político entre os governos municipal e estadual e ele continuará dando essa contribuição. Nós não loteamos a prefeitura entre os partidos, mas naturalmente o PSB tem um grande espaço, em áreas de grande importância, como saneamento, habitação e poderá assumir mais cargos técnicos. Não há nada que impeça esses técnicos de assumirem os cargos”, disse.

Com informações da repórter Aline Moura, do Diario de Pernambuco, e da assessoria da Prefeitura de Jaboatão

Pernambuco.com

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Suposto integrante do Comando Vermelho é preso em Jaboatão

Um suposto integrante do Comando Vermelho, facção criminosa do Rio de Janeiro, foi preso nesta segunda-feira (14) em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. Em depoimento, Adoan Pedro da Silva, de 26 anos, informou ser membro do CV. O homem foi capturado sob suspeita de ter cometido um duplo homicídio no último sábado (12), na comunidade de Suvaco da Cobra, em Barra de Jangada. Adoan da Silva já responde a outros três inquéritos por porte ilegal de armas.

A operação foi articulada pelo delegado Igor Leite, de Crimes Violentos Letais Intencionais de Jaboatão. O duplo homicídio vitimou Everaldo Ramos de Araújo e Samuel Américo de Oliveira, eles teriam sido torturados por mais de uma hora e mortos por Adoan da Silva. Outra pessoa chegou a ser espancada durante a ocorrência, mas sobreviveu, identidade mantida em sigilo.

http://www.em.com.br

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Por 15 dias, Prefeitura de Jaboatão será comandada pelo presidente da Câmara, Ricardo Valois

valoisNesta quarta-feira, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes passa a ser comandada pelo presidente da câmara do município, vereador Ricardo Valois, do PT (na foto).
O “mandato” vai até o dia 30 deste mês.
Isso acontece porque o prefeito reeleito Elias Gomes (PSDB) sairá de férias por duas semanas.
Por sua vez, o vice, Heraldo Selva (PSB), decidiu que não assumirá a cadeira porque está analisando o convite para presidir a URB – Empresa de Urbanização do Recife.
Por ainda não ter batido o martelo, Selva alegou questões pessoais e declinou da obrigação.
De acordo com a assessoria da prefeitura, a recusa é justificável e aceita legalmente.
Com a situação, o PT acaba por voltar a dirigir uma prefeitura de peso no estado. Há 15 dias, o partido desembarcou da prefeitura do Recife após 12 anos de mandato.
A assessoria de Elias não soube informar qual será o destino do prefeito nesse período de férias. Reeleito em outubro, o tucano se licenciou por dez dias do cargo no final do primeiro mandato, em dezembro.
Na realidade, ao sair do cargo temporariamente naquela época, Elias permitiu que o vice, Edir Peres (PPS), assumisse a função como um prêmio à sua lealdade.
Daquela vez, porém, o tucano não viajou. Agora, deixará o estado. O novo afastamento, logo após os dez dias de licença de dezembro, levanta especulações e questionamentos.
Qual a estratégia do prefeito? Trata-se de um afago no presidente da Câmara? O vice-prefeito não poderia pedir à prefeitura do Recife que esperasse até fevereiro por sua resposta?
O fato de Heraldo não querer assumir tem a ver com planos futuros de candidatura a prefeito no município (se ele ocupasse a cadeira, os 15 dias contariam como um mandato)?

http://blogs.diariodepernambuco.com.br

Presos no Pernambuco ladrões de banco que atacaram em MT


As polícias Federal Civil e Militar de Pernambuco prenderam dez pessoas - oito homens, uma mulher - acusados de assalto a banco em Mato Grosso, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A Operação Sossego foi concluída hoje após um ano de investigações. Não foram informados nomes, mas a polícia aponta que o líder da quadrilha, procurado desde 2009, também foi preso na última sexta-feira.
O delegado Mauro Cabral, titular da Delegacia de Roubos e Furtos, disse que os policiais conseguiram pegar o bando porque haveria um assalto a banco na sexta, em Pernambuco. "No dia da prisão, nós tentamos distribuir as equipes para evitar que esse assalto ocorresse. Infelizmente eles conseguiram praticar o assalto, porque a RMR é uma região grande", disse o delegado, ao G1. A quadrilha assaltou a agência da Caixa, em Igarassu, por volta das 11h, rendeu os vigilantes com armas de brinquedo e pegou os revólveres do segurança, de calibre 38. O grupo também roubou o dinheiro dos caixas e fugiu em um carro e uma moto.
"Desde 2009 o líder da quadrilha tira o sossego da Polícia Federal, sempre a inteligência da PF estava atrás dele. Os comparsas dele são todos ligados a essa modalidade de assalto a banco", contou o delegado Roberto Carvalho de Oliveira. Com o grupo, foi encontrado dinheiro, a quantia não foi revelada pela polícia, três motos, um carro, sete revólveres calibre 38, que a polícia informou serem possivelmente roubados de outros seguranças de banco de outros assaltos, duas pistolas de brinquedo e oito celulares.
Não foi informado quantos integrantes da quadrilha agiram em Mato Grosso e em quais cidades. Foram várias agências assaltadas, no Estado, em 2012. Porém, em 3 ataques (Lucas do Rio Verde, Marcelândia -e em Cuiabá com ladrões que atacaram em Comodoro) houve tiroteio e assaltantes morreram.
Só Notícias

sábado, 12 de janeiro de 2013

Alunos comemoram aprovação na Universidade de Pernambuco

Ana Beatriz Guaraná - Listão da UPE 2013 (Foto: Katherine Coutinho / G1)Tensão, alívio e muita alegria: essa foi a sequência vivida pelos aprovados no vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) na tarde desta sexta-feira (11), quando foram à reitoria da instituição para conferir o listão do vestibular.
Os amigos Pedro Morato e Lucas Biagini, por exemplo, tiveram aula nesta sexta. Assim que saíram, souberam que o listão ia sair. Ansiosos, os dois procuraram os nomes na lista e mal acreditaram: Pedro conseguiu uma vaga em administração e Lucas, em sistemas de informação em Caruaru. "Eu vim nervoso, esperava passar, mas mesmo assim... É emocionante", diz Pedro. "A gente saiu da aula e resolveu vir junto. Ser aprovado é um estimulo para a Federal", acredita Lucas, que tenta o curso de ciências da computação na UFPE, cujo vestibular acontece neste domingo (13) e segunda (14).
Para localizar o nome no listão, o candidato deve acessar a categoria em que concorreu - vestibular tradicional ou SSA, nos links abaixo. No documento que se abre, aperte as teclas Ctrl+L, digitando em seguida o nome.
Veja as listas dos aprovados:
Paulo Pereira Neto também foi pego de surpresa pelo listão. Fez questão de conferir o nome dos amigos, para depois confirmar que foi aprovado para engenharia mecânica. "Eu tenho agora é que ligar para minha namorada, ela precisa saber", conta. Foi com lágrimas nos olhos que Letícia Ribeiro ligou para a mãe, para contar que foi aprovada em administração. "Eu queria muito passar na UPE, Não estou acreditando, estudei muito esse ano, não sei nem se vou fazer a Federal", explica Letícia.
Maria Lúcia Galvão - Listão da UPE 2013 (Foto: Katherine Coutinho / G1)Maria Lúcia Galvão teve o apoio da mãe na hora de
conferir o listão (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Aprovada para educação física, Ana Beatriz Guaraná fez questão de pintar as iniciais do curso no rosto, depois do susto de achar que não tinha passado. "Eu olhei primeiro a segunda entrada, meu nome não estava lá. Fui olhar a primeira entrada com medo, mas consegui", conta, aliviada.
Tremendo, Maria Lúcia Galvão confirmou que passou em enfermagem, mesma carreira que a mãe, Sellia Galvão. "É muito bom! Eu não sei se vou ficar com enfermagem, tem ainda fisioterapia na Federal", diz Maria Lúcia. "É muito orgulho ver que ela conseguiu, foi uma luta muito grande", assegura a mãe.
O reitor da UPE, professor Carlos Calado, explicou que a decisão de divulgar o listão nesta sexta veio após a instituição conseguir caçar três liminares contra o gabarito oficial. "Queríamos ter divulgado até antes, mas tivemos quatro ações contra nós. Uma foi negada pelo juiz e outras três conseguiram liminares, mas foram derrubadas. Por isso divulgamos hoje, para não trazer mais ansiedade para os alunos que aguardam uma resposta", explica.
Do exame convencional, 41.551 candidatos participaram da seleção. Outros 10.611 tentaram conseguir a vaga na instituição através da terceira etapa do SSA. No total, os estudantes disputaram 3.470 vagas em 52 cursos de graduação, distribuídos na Mata Norte, Agreste, Sertão e Região Metropolitana do Recife. São 694 vagas para o SSA e 2.776 do vestibular tradicional, totalizando 3.470 vagas.
G1 Pernambuco

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Oportunidade para professores substitutos no IFPE


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) vai abrir vagas para professores substitutos nos campi Belo Jardim e Pesqueira. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever entre os dias 14 e 18 de janeiro.

Será disponibilizada uma vaga para o curso de música no campus de Belo Jardim. Em Pesqueira, há uma vaga para o curso de química e outra para o de física.

As inscrições devem ser feitas presencialmente nos campi, das 9h às 12h e das 14h às 17h ao custo de R$53,26. A seleção se dará através da análise de títulos e uma prova de conhecimentos práticos específicos.

Mais informações:
Campus Belo Jardim
 (81) 3726-1355

Campus Pesqueira
(87) 3835-1796/3835-2812

Pernambuco.com

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pernambuco gerou quase 6 mil postos de trabalho temporário no último Natal

No comércio, 60% das vagas foram ocupadas por trabalhadores entre 18 e 39 anos. A remuneração média ficou em torno de R$ 870 (Blenda Souto Maior/Esp. DP/D.A Press)Pernambuco foi o segundo estado do Nordeste que mais gerou vagas de trabalho temporário por conta do Natal de 2012. Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (9) pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), foram gerados 5.966 postos no fim do ano passado, o equivalente a 24,62% das vagas de emprego ocupadas na região. O estado ficou atrás da Bahia, que gerou 6.154 postos de trabalho no período. O Ceará ocupou o terceiro lugar, com 4.208 contratações.

As contratações temporárias para o Natal apresentaram crescimento de 7% em comparação ao ano anterior. Segundo balanço da  Asserttem, 157 mil vagas temporárias foram preenchidas em todo o Brasil no período.

Do total, 23,5 mil trabalhadores (cerca de 15%) foram efetivados. Entre as vagas temporárias, 20% foram preenchidas por jovens em situação de primeiro emprego. Três em cada quatro pessoas foram contratadas para trabalhar no comércio, enquanto a indústria foi responsável por 25% das contratações.

No comércio, 60% das vagas foram ocupadas por trabalhadores entre 18 e 39 anos. A remuneração média ficou em torno de R$ 870. Na indústria, o salário médio foi R$ 1.155, o que representou aumento de 5% em comparação ao ano anterior.

Mais da metade das vagas temporárias foram criadas no Sudeste. São Paulo liderou o número de contratações: 46.896 vagas temporárias foram preenchidas em todo o estado, seguido por Minas Gerais, com 17.176 contratações.

Pernambuco.com