quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Audiência pública discute o polêmico projeto Novo Recife

Audiência Pública discute projeto Novo Recife (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)O projeto Novo Recife foi tema de uma audiência pública nesta quarta-feira (27), no Anexo I da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no bairro da Boa Vista, no Recife. O auditório estava lotado, inclusive com pessoas aguardando do lado de fora tentando entrar. O clima foi de tranquilidade, apesar de alguns momentos de tensão devido a opiniões divergentes. Foram quase quatro horas de debate.
Este mês, duas decisões liminares já foram expedidas contra o projeto Novo Recife, uma no âmbito estadual e outra no federal. No dia 20 de fevereiro, o juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública, no Recife, José Ulisses Viana, concedeu liminar suspendendo o andamento de cinco processos administrativos ligados ao projeto Novo Recife. Na terça-feira (26), a 12ª Vara Federal em Pernambuco acatou o pedido de liminar Ministério Público Federal (MPF), pedindo que o Novo Recife não comece a construir.
A proposta do projeto é construir um complexo habitacional e empresarial, em um terreno de 10,1 hectares. A área em questão fica entre os dois conjuntos de galpões ao longo do Cais José Estelita - do início do Cabanga ao viaduto das Cinco Pontas. O local abriga antigos galpões, estações ferroviárias e a segunda linha de trem mais antiga do Brasil
Debate
A audiência contou com a presença de deputados estaduais, representantes da prefeitura, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Consórcio Novo Recife (responsável pelo projeto), além da sociedade civil, tanto contra quanto a favor do projeto, que prevê a construção de 13 torres - com alturas entre 21 e 37 andares - e diversas intervenções urbanísticas na região da área central da capital pernambucana.
O projeto foi apresentado pelo arquiteto do conscórcio, Marco Antônio Borsói. "Nós, como arquitetos, temos consciência plena da responsabilidade e do amor que temos pelo Recife. O projeto é em uma área realmente complexa, é um tronco de ligação entre a Zona Sul e a parte central, sabemos disso", destacou  Borsói, apontando que o Novo Recife visa também fazer a revitalização da área em que está inserido, contribuindo de forma positiva.
Como contraponto, a promotora de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico Belize Câmara detalhou os pontos que levou o MPPE a entrar com uma ação civíl pública contra o projeto, que teve liminar concedida pelo juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública, no Recife, José Ulisses Viana, no dia 20 de fevereiro, para interromper o processo administrativo que corre na Prefeitura. "Primeiramente, é preciso ressaltar que o projeto ainda não está aprovado. Ele passou em uma instância na Prefeitura, que foi o projeto arquitetônico. O parcelamento e a demolição ainda não passaram", explicou Belize.
O processo de parcelamento foi apontado como uma das irregularidade, uma vez que ele devia ser colocado antes do registro arquitetônico. "O parcelamento é um procedimento legal através do qual se desenha parte da cidade, quando o projeto é grande. É nesse parcelamento onde vão ficar as ruas, os equipamentos comunitários, o desenho que a cidade vai ter naquela parte. O processo de parcelamento foi protocolado três anos depois do processo de arquitetônico. Qualquer alteração no parcelmaneto pode alterar os projetos arquitetônicos. Como você aprova o projeto arquitetônico sem aprovar o parcelamento?", questionou a promotora.
Representando a Prefeitura do Recife, a secretária-executiva de Planejamento e Controle Urbano, Taciana Sotto Maior, afirmou que o poder municipal não enxerga nenhuma irregularidade. "Para protocular um projeto, é preciso ter IPTU, acesso por uma rua reconhecida, registro do arquiteto e os projetos correspondentes do terreno. Para analisar o projeto, não preciso provar que sou dona, licenciar é outra história", ressaltou Taciana.
Quanto ao parcelamento, a secretária-executiva explicou que a área tinha sete registros, sendo que cinco foram leiloados e comprados pelo Consórcio Novo Recife. "Eles registraram cinco projetos, pretendiam fazer cinco empreendimentos. Nós analisamos, pedimos a unificação do registro para então ter o loteamento e a divisão do terreno. Por isso o parcelamento foi apresentado depois", justificou Taciana, mesma explicação dada também pelo representante do Consórcio, o engenheiro Eduardo Moura.
A promotora apontou ainda irregularidades devido à ausência de pareceres de órgãos como a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), proprietária da área, para se posicionarem sobre a destinação dos imóveis ou se há interesse em preservação das edificações. "Houve um parecer da Fundarpe sim, diz que tem que ser preservado, mas afirma não ter analisado concretamente o projeto, o que significa que ela não viu se o projeto contempla isso", ressalta Belize.
Os representantes do Consórcio negaram, afirmando que tinham sim as devidas documentações necessárias. "Estamos trabalhando para provar que não há ilegalidade. Era prerrogativa de qualquer um protocolar os projetos. O Iphan tem um parecer definitivo dado pela diretoria de Brasília", afirma o arquiteto Jerônimo de Cunha Lima, do Consórcio Novo Recife.
Quanto ao estudo de impacto ambiental (EIA), Taciana explicou que foi substituído por um Estudo Técnico Ambiental. "A Secretaria de Meio Ambiente conclui que teria poluição e, devido ao impacto, achou melhor pedir um ETA. Existe esse documento da Secretaria de Meio Ambiente", ressaltou Taciana.
A promotora explicou que agora aguarda o andamento do processo. "Pedimos a anulação do projeto e que ele recomece de acordo com os marcos legais, que seja feito um estudo de impacto ambiental e de impacto na vizinhança, com uma posterior discussão com a sociedade. Só assim saberemos os reais impactos desse empreendimento", explica Belize.
Audiência Pública discute projeto Novo Recife (Foto: Katherine Coutinho / G1)Faixa em apoio ao projeto, levada por moradores da
comunidade dos Coelhos (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Participação popular
A capacidade do auditório do Anexo 1 da Alepe é de 98 pessoas sentadas, mas contava com 130, de acordo com a organização da audiência, comdanda pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Betinho Gomes. Moradores das comunidades dos Coelhos, Joana Bezerra, Coque, São José e de outros bairros do Recife fizeram questão de deixar sua opinião sobre o assunto, gerando alguns momentos de tensão.
Representante o grupo Direitos Urbanos, Leonardo Cisneiros se mostrou preocupado com a questão da mobilidade e do desenvolvimento da cidade. "Uma coisa que se tem colocado que esse projeto é a única alternativa para o desenvolvimento econômico. Não é isso, é preciso se discutir o modelo de desenvolvimento que se quer para o Recife. [...] O problema é que essa maneira de ocupar é injusta", acredita Cisneiros, que é contra o projeto.
Morador do bairro de São José há mais de 50 anos, Albino Sérgio posionou-se a favor do projeto. "Infelizmente, a gente não vê projetos, não vê nenhuma ação no nosso bairro, na nossa comunidade. A gente tem que se apegar nas coisas modernas. A gente tem que acreditar no privado porque o poder público não está fazendo. A gente vai acreditar em quem? Sou a favor do projeto em nosso bairro por que acredito que a gente vai ter oportunidade de sentar e conversar", afirmou Sérgio, recebendo risos irônicos. "Eu respeitei a fala de vocês, por favor, respeitem a minha", pediu.
Do lado de fora
Algumas pessoas quiseram acompanhar a audiência, mas não conseguiram entrar. Foi o caso da arquiteta Ana Paula Carvalho, que chegou pouco depois das 9h, horário marcado para começar a audiência. "Tinha que ter sido feito em um lugar maior, se fosse para ser em um lugar pequeno, que fossem várias", apontou Ana Paula.
A arquiteta Nadja Granja  também ficou do lado de fora. "É um projeto que a população está discutindo, quer se inteirar. É importante. Não é porque é propriedade privada que se pode fazer o que quiser", defendeu Nadja, que acrescentou serem momentos como o da audiência que permite se analisar e formar opinião mais concreta sobre os projetos de impacto.
Caso
No dia 30 de novembro de 2012, o projeto foi discutido pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU). Quatro dos 26 conselheiros presentes pediram vistas do processo, para analisar mais a fundo a questão. Ao todo, o Conselho é formado por 28 integrantes. Naquela ocasião, duas cadeiras ficaram vagas. Oito membros quiseram adiantar os votos, que foram a favor do projeto.
No dia 21 de dezembro, foi realizada nova reunião do CDU, mas uma ação popular impetrada pelo grupo Direitos Urbanos conseguiu decisão liminar expedida pela 7° Vara da Fazenda Pública, impedindo a continuação do encontro.
No dia 28 de dezembro, o projeto foi aprovado no CDU por unanimidade, após liminar concedida pela Justiça autorizando a realização da votação. Dos 20 conselheiros presentes à reunião, um deles se retirou antes da votação – o representante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – e outro preferiu se abster. Os 18 presentes votaram favoravelmente à aprovação do projeto. A presidente do Conselho não vota.
G1

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pernambuco terá curso de Redes Elétricas Inteligentes pioneiro no Norte e Nordeste


Um curso de especialização pioneiro no Norte e Nordeste será ministrado em Pernambuco devido a parceria entre a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Pela primeira vez, o estado vai oferecer o curso de Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grid). A iniciativa pretende estimular o desenvolvimento de novas tecnologias no país.

O curso integra um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da concessionária energética em conjunto com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A parceria público e privada será responsável pelo desenvolvimento do curso que terá carga horária de 385 horas/aula, distribuídas entre 11 disciplinas que enfocam os principais aspectos das Redes Elétricas Inteligentes (REIs).

Na primeira turma, participarão 39 colaboradores das distribuidoras do Grupo Neoenergia, Celpe (PE), Coelba (BA) e Cosern (RN). A partir da segunda turma, o curso será aberto para a participação do público externo.

Estrutura
Além do MBA, a parceria entre a UPE e a Celpe ainda vai garantir a construção de dois laboratórios, sendo um de automação e outro de medição dentro da Universidade. A concessionária investirá R$ 1,8 milhão nos laboratórios, que têm como finalidade certificar todos os materiais utilizados na rede, principalmente os novos medidores, mais modernos e com mais recursos do que os utilizados atualmente.

Pernambuco.com

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sindicato dos portuários de Pernambuco deve se encontrar com o governador nesta terça


Nesta segunda-feira (25), representantes sindicais que defendem os interesses dos trabalhadores portuários de Pernambuco se reuniram para deliberar uma agenda de ações contra a aprovação, sem emendas, da Medida Provisória 595/12, a MP dos Portos. O encontro foi na sede da Força Sindical, no bairro de São José, e foi conduzido pelo vice-presidente, Rinaldo Júnior. Nesta terça-feira (26), o grupo se encontra com o governador do estado, Eduardo Campos, para solicitar a intervenção do gestor junto ao governo federal. 

De acordo com os sindicalistas, a MP autoriza a liberação para terminais privados, fora da área do porto organizado, de movimentarem cargas de terceiros. A categoria exige isonomia para os trabalhadores portuários avulsos, ou seja, que eles também possam atuar nos portos privados.

Entre os assuntos, foi debatida a operacionalização dos portos privadas com financiamento público. 

A categoria também estará reunida na Assembleia Legislativa de Pernambuco no próximo dia 04 de março, a partir das 9h, para uma audiência pública.

Pernambuco.com

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sesc Pernambuco inscreve para vagas em práticas esportivas


Serviço Social do Comércio (Sesc) está com vagas abertas para modalidades esportivas no Recife e em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, além de Belo Jardim e Surubim, no Agreste do estado. Os interessados têm até a quinta-feira (28) para comparecer à unidade e fazer a inscrição.

O Sesc Santa Rita, no Recife, está com vagas para ginástica localizada, com aulas às segundas, terças e quintas, de 18h às 19h. Para fazer a matrícula, os interessados devem levar cópias do CPF, RG e comprovante de residência, além de pagar a taxa de R$ 28 para comerciários e R$ 43 para o público em geral. A mensalidade custa R$ 21 para comerciários e R$ 30 para o público.

O Sesc Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, está com as inscrições abertas para musculação, hidroginástica e judô para crianças ou adultos. A documentação necessária é a mesma do Sesc Santa Rita. O valor para as modalidades infantis é de R$ 28 para comerciários e R$ 39 para o público em geral, enquanto para os adultos é de R$ 32 comerciários e R$ 48 para os demais.
No Sesc Belo Jardim, as vagas são para futsal e futebol, enquanto o Sesc Surubim também está oferecendo aulas de futebol, além de natação e hidroginástica. Para futsal e futebol, o custo é R$ 4 para comerciários e R$ 8 para o público em geral, natação fica R$ 20 para comerciários e R$ 35 para não comerciários, enquanto hidroginástica é R$ 25 para comerciários e R$ 40 para o público em geral.
G1 Pernambuco

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Por que minha conexão com a Internet está tão lenta?

" Mesmo que sua conexão com a Internet seja de alta velocidade, às vezes ela pode ficar muito lenta. Este artigo ajuda a identificar os problemas que podem surgir, aprender o que pode ser feito para resolvê-los e a descobrir como obter o máximo benefício da conexão com a Internet.

O tipo de conexão faz diferença

O tipo da conexão com a Internet que você usa é o fator mais importante para determinar a velocidade da conexão. As três maneiras mais comuns de conectar-se com a Internet em casa são dial-up, DSL e cabo. Se você puder escolher, a conexão por cabo normalmente é a mais rápida, mas tanto DSL e cabo são os tipos de conexão mais rápidos do que dial-up.
Muitos provedores de Internet também oferecem Serviço de Fibra Ótica (FiOS), que se conecta à Internet usando luze em uma rede ótica. Na sua casa, você ainda pode conectar seu computador usando fios de cobre. A vantagem do FiOS é que ele pode oferecer velocidades mais altas do que as conexões tradicionais de fio de cobre, como DSL ou cabo. Alguns provedores de Internet oferecem várias opções, dependendo da área em que você está. As áreas mais povoadas são mais propensas a ter FiOS disponível. Verifique com a sua companhia telefônica ou provedor de Internet para mais informações.
Se você usar uma conexão dial-up, há algumas maneiras de otimizar a velocidade da Internet. Em primeiro lugar, use o modem mais rápido possível. O modem mais rápido que você puder usar enviará e receberá informações a uma taxa de 56 quilobits por segundo (Kbps). Você não terá uma velocidade máxima de 56 Kbps o tempo todo, mas, com uma boa linha telefônica, será possível atingir pelo menos de 45 a 50 Kbps.
Em segundo lugar, verifique se a linha telefônica está em boas condições. Se a fiação do telefone na sua residência ou no trabalho for antiga ou estiver deteriorando, você pode captar sinais erráticos ou cruzar a sua linha com outras linhas telefônicas. Esses problemas diminuem a velocidade da conexão com a Internet porque o modem terá que enviar as mesmas informações repetidamente até que sejam transmitidas sem interrupção. Verifique se os fios do telefone não estão danificados, cortados ou torcidos com outros cabos de energia ou de telefone. Se observar estalidos nos telefones, entre em contato com o provedor do telefone para que verifiquem se as linhas dentro e fora da residência estão em boas condições.

Problemas do computador: spyware, vírus e outros programas

A saúde do computador pode afetar a conexão com a Internet. Os spyware e os vírus podem certamente causar problemas, mas a velocidade da conexão com a Internet também pode ser afetada por programas complementares, a quantidade de memória que o computador tem, o espaço em disco e sua condição, além dos programas em execução.
Duas das causas mais freqüentes do baixo desempenho da Internet são spyware e vírus. O spyware pode tornar o sistema mais lento pois interfere no navegador e monopoliza a conexão com a Internet. O spyware monitora como você usa a Internet e as teclas que pressiona, que geram atrasos. O problema fica pior quando há vários programas spyware em execução ao mesmo tempo. Se o problema for grave demais, você poderá perder totalmente a conectividade. Para retomar o desempenho da Internet, você deve executar com freqüência um programa anti-spyware para limpar todas as infestações por spyware. Para obter mais informações, consulte Verificar a existência de spyware e outros softwares potencialmente indesejados.
Os vírus de computador também podem ocasionar o mau desempenho da Internet. Quando um vírus infecta um computador, ele instala códigos de computador que tentarão se propagar, normalmente através do envio de cópias deles mesmos por email. Alguns vírus podem se multiplicar a uma velocidade de centenas de mensagens de email por minuto, o que deixa pouca potência de computação e largura de banda da conexão com a Internet para outras tarefas. Os vírus em geral não fornecem indicações óbvias de que estão em execução, portanto, é melhor estar sempre executando o software antivírus. Para obter mais informações sobre como lidar com vírus, consulte Vírus: perguntas freqüentes.
Os complementos de navegador também podem causar problemas de desempenho. Os complementos de navegador são programas, por exemplo, complementos de multimídia, barras de pesquisa ou outros programas que normalmente aparecem na barra de ferramentas do navegador. Muitos complementos de navegador podem proporcionar uma experiência de navegação sofisticada, oferecendo multimídia ou exibição de documentos especializados. No entanto, alguns complementos podem tornar a conexão com a Internet mais lenta. Se você suspeitar de que complementos estão causando o mau desempenho, tente iniciar o Internet Explorer no modo Complementos Desabilitados. Os complementos são desabilitados somente para a sessão, mas se você verificar que o desempenho melhora, poderá usar a opção Gerenciar Complementos para desligá-los permanentemente. Para acessar Gerenciar Complementos no Internet Explorer, clique em Ferramentas e, em seguida, em Gerenciar Complementos. Para obter mais informações, consulte Como os complementos de navegador afetam o computador?
Como todos os programas de computador, o Internet Explorer requer uma certa quantidade de potência de computação, memória e espaço em disco para ser executado com eficiência. Toda página da Web exibida é baixada primeiro na memória e, em seguida, salva em arquivos temporários de disco. A execução de outro programa que use muita memória e potência de computação pode competir com o Internet Explorer e causar atrasos. Se você acha que a conexão com a Internet está lenta e tiver outros programas em execução, feche-os. Se quiser executar vários programas, tente aumentar a memória do computador. Pouco espaço em disco também pode causar problemas de desempenho. Você pode aumentar o espaço em disco, excluindo os arquivos temporários do Internet Explorer. Para aprender a excluir arquivos temporários, consulte Excluir histórico de páginas da Web.
Ocasionalmente, as configurações são alteradas no Internet Explorer e isso pode afetar o funcionamento dele. Você pode restaurar o Internet Explorer para as configurações-padrão. Para mais informações, consulte Redefinir as configurações do Internet Explorer 8. A restauração do Internet Explorer é irreversível; portanto, você deve ler a lista de configurações afetadas antes de efetuar a restauração.

Fatores externos que afetam a velocidade da conexão

Infelizmente, há eventos e condições que fogem ao seu controle. Mesmo com uma conexão rápida, fatores externos, por exemplo, sites muito visitados ou infecção por vírus de computador, podem tornar toda a Web mais lenta. Os sites populares podem ficar sobrecarregados com usuários. Por exemplo, quando um comercial de televisão menciona um site, muitas pessoas podem tentar visitar o site ao mesmo tempo. Se o site não estiver preparado para lidar com o tráfego, você pode experimentar atrasos.
Em épocas de infestações graves de vírus de computador, a Internet pode ficar lenta. Muitos vírus se espalham fazendo com que os computadores enviem centenas ou milhares de cópias do vírus. Esse volume de tráfego pode tornar a Internet lenta. Você pode ver quais são as principais infestações no momento, visitando o site do fornecedor do seu antivírus ou o site Segurança em casa.
O congestionamento local da Internet também pode resultar em velocidades de conexão abaixo da normal. Esses congestionamentos ocorrem quando muitas pessoas tentam se conectar com a Internet ao mesmo tempo, e eles ocorrem com mais freqüência em horários de pico de atividades, por exemplo, após o horário das escolas, quando os estudantes chegam em casa e se conectam à Web.
Se você estiver em uma rede corporativa, o uso da rede em geral e do servidor proxy pode afetar o desempenho da Internet. A maioria dos administradores de rede monitoram o uso da Internet e tentam impedir que as pessoas executem tarefas como baixar arquivos muito grandes durante os horários de pico. Se você acha que o acesso à Internet é lento às vezes, converse com o administrador de rede a respeito disso."
Fica a dica, as vezes nem sempre é o Provedor, e sim um conjunto de coisas, eu sempre digo que internet é uma avenida de mão dupla, tem quer ir e vim da mesma forma, Vamos nos informar mas sobre esse assunto, que todo dia tem mais novidades, o papel do provedor é sempre passar para os clientes as possibilidades de guando for entrar no site, saber realmente se é seguro, existem muitas formas de saber isso, internet é uma rede mundial compartilhando dados, e digo nem tudo é sadio, sempre tem pessoas fazendo o que não deve.  
muito cuidado, a internet é uma arma contra você mesmo se não souber usar.
em resposta ao anônimo.
Josenildo Menezes  

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Por que minha conexão com a Internet está tão lenta?


" Mesmo que sua conexão com a Internet seja de alta velocidade, às vezes ela pode ficar muito lenta. Este artigo ajuda a identificar os problemas que podem surgir, aprender o que pode ser feito para resolvê-los e a descobrir como obter o máximo benefício da conexão com a Internet.

O tipo de conexão faz diferença

O tipo da conexão com a Internet que você usa é o fator mais importante para determinar a velocidade da conexão. As três maneiras mais comuns de conectar-se com a Internet em casa são dial-up, DSL e cabo. Se você puder escolher, a conexão por cabo normalmente é a mais rápida, mas tanto DSL e cabo são os tipos de conexão mais rápidos do que dial-up.
Muitos provedores de Internet também oferecem Serviço de Fibra Ótica (FiOS), que se conecta à Internet usando luze em uma rede ótica. Na sua casa, você ainda pode conectar seu computador usando fios de cobre. A vantagem do FiOS é que ele pode oferecer velocidades mais altas do que as conexões tradicionais de fio de cobre, como DSL ou cabo. Alguns provedores de Internet oferecem várias opções, dependendo da área em que você está. As áreas mais povoadas são mais propensas a ter FiOS disponível. Verifique com a sua companhia telefônica ou provedor de Internet para mais informações.
Se você usar uma conexão dial-up, há algumas maneiras de otimizar a velocidade da Internet. Em primeiro lugar, use o modem mais rápido possível. O modem mais rápido que você puder usar enviará e receberá informações a uma taxa de 56 quilobits por segundo (Kbps). Você não terá uma velocidade máxima de 56 Kbps o tempo todo, mas, com uma boa linha telefônica, será possível atingir pelo menos de 45 a 50 Kbps.
Em segundo lugar, verifique se a linha telefônica está em boas condições. Se a fiação do telefone na sua residência ou no trabalho for antiga ou estiver deteriorando, você pode captar sinais erráticos ou cruzar a sua linha com outras linhas telefônicas. Esses problemas diminuem a velocidade da conexão com a Internet porque o modem terá que enviar as mesmas informações repetidamente até que sejam transmitidas sem interrupção. Verifique se os fios do telefone não estão danificados, cortados ou torcidos com outros cabos de energia ou de telefone. Se observar estalidos nos telefones, entre em contato com o provedor do telefone para que verifiquem se as linhas dentro e fora da residência estão em boas condições.

Problemas do computador: spyware, vírus e outros programas

A saúde do computador pode afetar a conexão com a Internet. Os spyware e os vírus podem certamente causar problemas, mas a velocidade da conexão com a Internet também pode ser afetada por programas complementares, a quantidade de memória que o computador tem, o espaço em disco e sua condição, além dos programas em execução.
Duas das causas mais freqüentes do baixo desempenho da Internet são spyware e vírus. O spyware pode tornar o sistema mais lento pois interfere no navegador e monopoliza a conexão com a Internet. O spyware monitora como você usa a Internet e as teclas que pressiona, que geram atrasos. O problema fica pior quando há vários programas spyware em execução ao mesmo tempo. Se o problema for grave demais, você poderá perder totalmente a conectividade. Para retomar o desempenho da Internet, você deve executar com freqüência um programa anti-spyware para limpar todas as infestações por spyware. Para obter mais informações, consulte Verificar a existência de spyware e outros softwares potencialmente indesejados.
Os vírus de computador também podem ocasionar o mau desempenho da Internet. Quando um vírus infecta um computador, ele instala códigos de computador que tentarão se propagar, normalmente através do envio de cópias deles mesmos por email. Alguns vírus podem se multiplicar a uma velocidade de centenas de mensagens de email por minuto, o que deixa pouca potência de computação e largura de banda da conexão com a Internet para outras tarefas. Os vírus em geral não fornecem indicações óbvias de que estão em execução, portanto, é melhor estar sempre executando o software antivírus. Para obter mais informações sobre como lidar com vírus, consulte Vírus: perguntas freqüentes.
Os complementos de navegador também podem causar problemas de desempenho. Os complementos de navegador são programas, por exemplo, complementos de multimídia, barras de pesquisa ou outros programas que normalmente aparecem na barra de ferramentas do navegador. Muitos complementos de navegador podem proporcionar uma experiência de navegação sofisticada, oferecendo multimídia ou exibição de documentos especializados. No entanto, alguns complementos podem tornar a conexão com a Internet mais lenta. Se você suspeitar de que complementos estão causando o mau desempenho, tente iniciar o Internet Explorer no modo Complementos Desabilitados. Os complementos são desabilitados somente para a sessão, mas se você verificar que o desempenho melhora, poderá usar a opção Gerenciar Complementos para desligá-los permanentemente. Para acessar Gerenciar Complementos no Internet Explorer, clique em Ferramentas e, em seguida, em Gerenciar Complementos. Para obter mais informações, consulte Como os complementos de navegador afetam o computador?
Como todos os programas de computador, o Internet Explorer requer uma certa quantidade de potência de computação, memória e espaço em disco para ser executado com eficiência. Toda página da Web exibida é baixada primeiro na memória e, em seguida, salva em arquivos temporários de disco. A execução de outro programa que use muita memória e potência de computação pode competir com o Internet Explorer e causar atrasos. Se você acha que a conexão com a Internet está lenta e tiver outros programas em execução, feche-os. Se quiser executar vários programas, tente aumentar a memória do computador. Pouco espaço em disco também pode causar problemas de desempenho. Você pode aumentar o espaço em disco, excluindo os arquivos temporários do Internet Explorer. Para aprender a excluir arquivos temporários, consulte Excluir histórico de páginas da Web.
Ocasionalmente, as configurações são alteradas no Internet Explorer e isso pode afetar o funcionamento dele. Você pode restaurar o Internet Explorer para as configurações-padrão. Para mais informações, consulte Redefinir as configurações do Internet Explorer 8. A restauração do Internet Explorer é irreversível; portanto, você deve ler a lista de configurações afetadas antes de efetuar a restauração.

Fatores externos que afetam a velocidade da conexão

Infelizmente, há eventos e condições que fogem ao seu controle. Mesmo com uma conexão rápida, fatores externos, por exemplo, sites muito visitados ou infecção por vírus de computador, podem tornar toda a Web mais lenta. Os sites populares podem ficar sobrecarregados com usuários. Por exemplo, quando um comercial de televisão menciona um site, muitas pessoas podem tentar visitar o site ao mesmo tempo. Se o site não estiver preparado para lidar com o tráfego, você pode experimentar atrasos.
Em épocas de infestações graves de vírus de computador, a Internet pode ficar lenta. Muitos vírus se espalham fazendo com que os computadores enviem centenas ou milhares de cópias do vírus. Esse volume de tráfego pode tornar a Internet lenta. Você pode ver quais são as principais infestações no momento, visitando o site do fornecedor do seu antivírus ou o site Segurança em casa.
O congestionamento local da Internet também pode resultar em velocidades de conexão abaixo da normal. Esses congestionamentos ocorrem quando muitas pessoas tentam se conectar com a Internet ao mesmo tempo, e eles ocorrem com mais freqüência em horários de pico de atividades, por exemplo, após o horário das escolas, quando os estudantes chegam em casa e se conectam à Web.
Se você estiver em uma rede corporativa, o uso da rede em geral e do servidor proxy pode afetar o desempenho da Internet. A maioria dos administradores de rede monitoram o uso da Internet e tentam impedir que as pessoas executem tarefas como baixar arquivos muito grandes durante os horários de pico. Se você acha que o acesso à Internet é lento às vezes, converse com o administrador de rede a respeito disso."
Fica a dica, as vezes nem sempre é o Provedor, e sim um conjunto de coisas, eu sempre digo que internet é uma avenida de mão dupla, tem quer ir e vim da mesma forma, Vamos nos informar mas sobre esse assunto, que todo dia tem mais novidades, o papel do provedor é sempre passar para os clientes as possibilidades de guando for entrar no site, saber realmente se é seguro, existem muitas formas de saber isso, internet é uma rede mundial compartilhando dados, e digo nem tudo é sadio, sempre tem pessoas fazendo o que não deve.  
muito cuidado, a internet é uma arma contra você mesmo se não souber usar.
Josenildo Menezes  

Pernambuco teve o 2º pior desempenho em geração de empregos do país, aponta Caged

Em janeiro, o estado eliminou 11.531 vagas de trabalho celetistas (Marcello Casal Jr/ABr)Pernambuco começou o ano com o segundo pior desempenho em geração de empregos do país, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (22) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em janeiro, o estado eliminou 11.531 vagas de trabalho com carteira assinada, resultado que só ficou atrás do Rio de Janeiro, que registrou o fechamento de 24,6 mil postos celetistas no mês passado. 

De acordo com a pesquisa (confira aqui o documento na íntegra), o motivo teria sido a sazonalidade referente às atividades de cana-de-açúcar, equivalentes à redução de 0,86% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Este desempenho foi proveniente principalmente da queda do emprego na indústria de transformação (-8.660 postos, proporcionado, em grande medida, pelo desempenho negativo da indústria de produtos alimentícios, que suprimiu 8.274 empregos) e comércio (3.232 postos).

Liderando a lista dos municípios com mais de 30 mil habitantes que tiveram pior saldo - contratações com carteira menos as demissões -, estão Goiana (-19,67%) e Igarassu (-13,51%). Segundo o Caged, a Região Metropolitana do Recife (RMR) teve uma redução de 4.847 postos de trabalho no último mês.

A sazonalidade referente às atividades de cana-de-açúcar foi o que causou maior impacto nos números do último mês (Alcione Ferreira/DP/D.A Press)
A sazonalidade referente às atividades de cana-de-açúcar foi o que causou maior impacto nos números do último mês
Em todo o  país, foram gerados 28,9 mil postos de emprego com carteira assinada no primeiro mês de 2013. O número resulta da diferença entre 1.794.272 admissões e 1.765.372 demissões, e foi o mais baixo saldo para o mês desde 2009, ano da crise financeira internacional.

Em janeiro de 2009, foram fechadas 101,7 mil vagas; no mesmo mês de 2010, foram abertas 181,4 mil; e em 2011, abertura de 152 mil postos de trabalho. Em igual mês de 2012, foram criados 118,8 mil postos - cerca de quatro vezes mais em comparação a janeiro deste ano. A média para a criação de vagas no período, desde 2003, é 93,7 mil. 

O saldo de janeiro foi influenciado pelo mau desempenho do comércio, que fechou cerca de 67,4 mil postos - o menor resultado desde o início da série histórica, em 1992. A indústria, em contraponto, criou mais de 43,3 mil vagas, o que contribuiu para o balanço do mês ser positivo. O resultado da indústria foi o quarto mais alto desde o começo da série. 

“Um dos fatores que determinam o desempenho de uma economia é o mercado de trabalho, mas ainda é cedo. Tivemos um resultado fraco, apesar de positivo. Acredito que as medidas que o governo tomou ainda vão mostrar seus efeitos no primeiro semestre de 2013”, explicou o diretor do Departamento de Políticas Públicas de Emprego do MTE, Rodolfo Torelly.

Pernambuco.com

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Carteira de crédito da Caixa em Pernambuco cresce mais que a média nacional

A Caixa Econômica Federal venceu a disputa com os principais bancos privados do país e aumentou a sua participação entre os concorrentes em Pernambuco, em 2012. Um balanço financeiro divulgado pela superintendência regional da Caixa no estado, nesta quinta-feira (21), apontou que a carteira de crédito do banco cresceu 59,6% em relação a 2011. O percentual superou a média nacional, que foi de 42%. 
No país, a Caixa teve um bom desempenho no ano passado e fechou o período com um lucro líquido de R$ 6,1 bilhões. No estado, a superintendência não divulgou o valor arrecadado, mas informou que o crescimento da carteira comercial de pessoas físicas e jurídicas puxou o aumento, associado à redução nas taxas de juros e à expansão da rede de atendimento. 

As operações da carteira de crédito envolvendo pessoas jurídicas apresentaram um resultado superior ao ano passado. Em Pernambuco, houve um crescimento de 68,42%, com a arrecadação de R$ 1,92 bilhão, superando o valor de R$ 1,14 bilhão registrados em 2011. No Brasil, o crescimento foi de 24,34%. Em 2011, essas operações renderam à Caixa R$ 64,83 bilhões e, no ano passado, o montante foi de R$ 80,61 bilhões. 

Parte desse desempenho se deve ao programa Caixa Melhor Crédito, cujos pilares são a redução dos juros e o aumento do volume de recursos disponíveis no mercado. “A redução nas tarifas dos juros bancários foi um dos vetores para os bons resultados, uma vez que a portabilidade bancária possibilitou a atração de novos clientes, com o custo de manutenção de contas reduzido”, disse Paulo Nery, superintendente regional da Caixa em Pernambuco.

A carteira de crédito envolvendo as operações imobiliárias também apresentou resultados significativos no estado. Com 78,42% de aumento em relação a 2011, esse produto somou mais de R$ 2,5 bilhões em aplicações, contra o R$ 1,4 bilhão registrados no ano passado. “Foi o dobro do crescimento da média nacional registrado no país”, disse Paulo Nery. O percentual médio no Brasil foi 37,66%, o equivalente a mais de R$ 100 bilhões aplicados em 2012.

A primeira faixa de renda do programa Minha Casa, Minha Vida (até R$ 1,6 mil) obteve quase 500% de crescimento em 2012 no estado. Ao todo, segundo a Caixa, foram 15.928 unidades contratadas que somaram aos cofres do banco R$ 684 milhões. Em 2011, as operações somaram R$ 115 milhões com a contratação de 1.545 unidades. 

O aumento neste setor ocorreu em paralelo aos financiamentos em infraestrutura e saneamento, obrigatórios para a oferta de empreendimentos imobiliários inseridos no programa habitacional. As operações com recursos do ProInvest somaram, em Pernambuco, R$ 1,04 bilhão. “O resultado reflete o crescimento que Pernambuco atravessa. Este ano, poderemos ter a oferta de mais imóveis com a desapropriação de terrenos pelo estado para atender a demanda habitacional”, ressaltou Nery. 

Segundo ele, a Caixa pretende fortalecer o atendimento ao público e atrair novos clientes em 2013. O banco deve aumentar o número de agências bancárias em todo o estado, inclusive com a abertura de mais cinco na Região Metropolitana do Recife (RMR). Sobre as taxas de juros, Paulo Nery disse que uma nova queda nas taxas é possível. “Mas não na mesma proporção de 2012, até por que o governo tem um patamar médio definido para a taxa Selic, em torno de 7,25% ao ano”, completou.

Pernambuco.com

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Justiça proíbe torcidas organizadas em estádios de Pernambuco


  As torcidas organizadas não podem mais frequentar estádios em Pernambuco por tempo indeterminado. A sentença de proibição em caráter liminar foi assinada pelo juiz José Raimundo dos Santos Costa, do Juizado do Torcedor (Jetep), na tarde desta quarta-feira (20). A proibição começa a valer nesta quinta (21) e contempla a ação impetrada pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF), que já tinha solicitado a suspensão das organizadas por 60 dias.
"A sociedade se encontra correndo risco de vida e o torcedor apaixonado que realmente vai aos estádios para assistir ao espetáculo do futebol está com medo", destacou José Raimundo dos Santos Costa na decisão.

  A ação não proíbe as outras atividades das torcidas organizadas. Elas ainda terão suas sedes funcionando normalmente. Elas apenas não poderão entrar nos estádios e frequentar os arredores em dias de jogos. No ano passado, a FPF já havia solicitado a proibição das torcidas a partir de uma medida administrativa.
"A Federação Pernambucana de Futebol está feliz com esta ação. Afinal, foi um pedido nosso. Eu me sinto feliz pelo Juizado ter feito isso. Eles acabaram acatando o nosso pedido, que é o mesmo pedido de várias pessoas de bom senso. Ano passado, já tentamos fazer algo parecido, mas judicialmente a Federação não tem força suficiente", disse o presidente da FPF, Evandro Carvalho.
Esta nova decisão se difere do que foi feito pela FPF no ano passado, já que agora se parte de uma decisão judicial em caráter liminar. Apesar da suspensão vigorar a partir desta quinta-feira, as torcidas organizadas já estão proibidas de frequentar o estádio Lacerdão na partida entre Central x Ypiranga, na noite desta quarta.

G1 Pernambuco

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Universidade de Pernambuco divulga listagem do primeiro remanejamento

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, nesta terça-feira (19), a listagem do primeiro remanejamento do Processo de Ingresso 2013 para primeira entrada. Os candidatos remanejados devem realizar matrícula na próxima sexta-feira (22). Quem não efetivar a matrícula no dia determinado, será eliminado automaticamente. A segunda lista de remanejamento será divulgada no dia 4 de março, segundo a UPE.

Clique aqui e confira o remanejamento do Sistema Seriado de Avaliação 3
Clique aqui e confira o remanejamento do Vestibular 2013

As matrículas dos cursos oferecidos no Recife e em Camaragibe deverão ser feitas das 8h às 16h, nos locais indicados no edital de matrícula de acordo com os cursos oferecidos. Os candidatos classificados nos cursos oferecidos no interior do estado deverão ir às unidades correspondentes aos cursos ao qual se inscreveram.

De acordo com o edital, o candidato deverá apresentar no ato da matrícula duas fotos 3x4 atualizadas e original e cópia ou apenas a cópia autenticada da identidade, CPF e certificado de conclusão do ensino médio com respectivo histórico escolar. Para cotista, o histórico escolar deve comprovar que estudou os três anos do ensino médio e os anos finais do 6° ao 9° (antiga 5ª a 8ª série) do ensino fundamental em escola pública estadual ou municipal de Pernambuco.

Os estudantes ainda devem levar original e cópia, ou apenas cópia autenticada, da certidão de nascimento ou de casamento e título de eleitor e comprovante de votação. Para homens, é preciso apresentar também a prova de quitação do Serviço Militar, se maior de 18 anos.

Confira os endereços das unidades no interior de Pernambuco
- Campus de Caruaru: Rodovia 104 - Km 62 - Nova Caruaru/Pólo Comercial de Caruaru, das 8h às 16h. Telefone: (81) 3719-9444.
- Campus Mata Norte: Rua Amaro Maltez, 201 - Bairro Novo  - Nazaré da Mata, das 8h às 16h. Telefone: (81) 3633-4615.
- Campus Garanhuns: Rua Capitão Pedro Rodrigues, 105 - São José - Garanhuns, das 8h às 16h. Telefone: (87) 3761-8210.
- Campus Arcoverde: Rua Gumercindo Cavalcanti, s/n - Arcoverde, das 8h às 16h. Telefone: (87) 3121-3220.
- Campus Salgueiro: Av. Verimundo Soares, s/n - Km 511, BR 232 - Salgueiro, das 8h às 16h. Telefone: (87) 3871-8707.
- Campus Petrolina: BR 203, Km 2 - Vila Eduardo - Petrolina, das 8h às 16h. Telefone: (87) 3866-6470.
- Campus Mata Sul (Palmares): BR 101 Sul, Km 117 - Campus Universitário - Palmares, , das 8h às 16h. Telefone: (81) 3661-0625.
- Campus Serra Talhada: Av. Afonso Magalhães, s/n - Nossa Senhora da Conceição - Serra Talhada, das 8h às 16h. Telefone: (87) 3831-2311.

G1 Pernambuco

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PF em Pernambuco investiga morte em navio ocorrida em águas brasileiras


Peritos e papiloscopistas federais e policiais federais da Delegacia de Polícia Marítma estão investigando a morte do polonês Jan Sacharcuz, de 56 anos. O engenheiro marítimo foi encontrado morto dentro de sua cabineno navio Frisia Wismar. O cadáver foi localizado no domingo passado, em águas brasileiras, quando a embarcação seguia do Porto de Santos, em São Paulo, para o Porto de Suape, em Pernambuco.

Após os procedimentos de saúde pública realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de fiscalização e análise pela Capitania dos Portos, os policiais  estiveram no interior da embarcação. Com ajuda de um interprete, foi ouvido o depoimento de um dos tripulantes que, notando a ausência do engenheiro, foi até a sua cabine e, como ele não respondia ao seu chamado, comunicou ao comandante da embarcação. Ao abrir a porta com uma chave sobressalente, o comandante encontrou o corpo do polonês sem vida, em cima da cama.

O comandante da embarcação Igor Michal Gorsski e o 2º Oficial de Navegação Mariusz Gornik apresentaram a mesma versão apresentada pelo tripulante que havia encontrado o corpo. Pericias foram realizadas no local para colher indícios que possam subsidiar as investigações que estão em andamento e para que atestasse ou não a versão apresentada pela tripulação.
 
Após os términos dos trabalhos investigativos o corpo foi levado para o IML-Instituto Médico Legal para fins de feitura do Laudo Tanatoscópico para que seja indicada qual foi o verdadeiro motivo da morte do engenheiro polonês e, caso seja constatada a morte provocada por infarto ou por outro tipo de morte natural a investigação se dará por concluída. Por se tratar da morte de um polonês extremamente católico foi solicitado pelo comandante da embarcação antes de conduzir o corpo para fora do navio à presença de religiosos que fizessem a extrema unção num último ato de fé na presença de toda a tripulação, rito esse que foi respeitado pelos policiais federais.
O navio cargueiro, de bandeira liberiana, trazia 458 contêiners com diversos tipos de materiais dos portos de Buenos Aires/AR, Zarate/AR, São Francisco do Sul/SC, Santos/SP, Itaguaí/RJ, Salvador/BA. 
Pernambuco.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Fundarpe abre inscrições para selecionar pôsteres para festival


Os profissionais das áreas de design e artes visuais interessados em participar do Concurso de Pôster Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) podem se inscrever até o dia 6 de março. O concurso vai selecionar o pôster que será usado na identidade visual do festival na Mata Norte, que marca nova temporada em 2013.
A inscrição tem que ser feita pessoalmente na sede da Secult/Fundarpe, na Rua da Aurora, na Boa Vista, ou pelos Correios, via sedex. Para participar é preciso ser natural de Pernambuco ou comprovar, no mínimo, um ano de residência no estado. Cada pessoa pode enviar até dois trabalhos inéditos, formatados de acordo com as regras presentes no edital.
As obras criadas para o concurso devem dialogar com elementos que constituem a identidade cultural da região, em manifestações da cultura popular como o maracatu, o cavalo marinho, o coco de roda, as bandas centenárias e a ciranda. O vencedor do concurso receberá um prêmio de R$ 2,5 mil. O resultado será divulgado nos sites da Fundarpe, no blog do Festivale também no Diário Oficial do Estado.
O edital da Mata Norte é a primeira fase do concurso. Novos editais serão abertos durante o ano para selecionar pôsteres de cada nova etapa do FPNC. Para mais informações consulte oedital e os anexos.
G1 Pernambuco

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Pronatec Pernambuco oferece 920 vagas para cursos técnicos


A partir desta segunda-feira (18), estão abertas as inscrições para cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para jovens e adultos que estejam cursando os dois últimos anos do ensino médio – 2º e 3º ano. Oferecido pela Secretaria de Educação de Pernambuco, o edital foi lançado sexta-feira (15) e são oferecidas 920 vagas no nível médio.
O programa oferece 18 cursos nas áreas de administração, comércio, design de interiores, edificações, eletrotécnica, eletromecânica, enfermagem, guia de turismo, logística, manutenção automotiva, produção de moda, química, radiologia, refrigeração e climatização, secretariado, segurança do trabalho, sistemas de energia renovável e vestuário.

As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Só podem se matricular estudantes de escolas públicas – também fazem parte os alunos do Projeto Travessia – ou bolsistas integrais da rede particular.
As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos candidatos, que terão de 18 de fevereiro a 1º de março para fazer a inscrição pela primeira chamada, e de 4 a 8 de março para tentar as vagas que ainda estiverem disponíveis.
De acordo com a organização do programa, as aulas começam em março, para os alunos da primeira entrada, e têm duração que pode variar entre 18 e 24 meses.
G1 Pernambuco

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Ex-ministro Fernando Lyra é enterrado em Pernambuco


Enterro Fernando Lyra (Foto: Priscila Miranda / G1)Foi enterrado, por volta das 17h desta sexta-feira (15), o corpo do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, que morreu na última quinta (14), no Instituto do Coração, em São Paulo. O sepultamento aconteceu no cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
Durante o enterro, as condolências foram prestadas com uma salva de tiros e um corneteiro da Polícia Militar executou um toque fúnebre. Em um momento de muita emoção, a família teve a oportunidade de dar o último adeus ao ex-ministro, jogando flores na cova onde ele foi enterrado. O corpo de Lyra foi sepultado sob aplausos dos presentes.
O velório foi realizado no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), noRecife, durante toda a tarde. No final da cerimônia, o monsenhor Olivaldo Pereira, de Caruaru, presidiu uma missa de corpo presente, acompanhada pela família, amigos e admiradores do político. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, os prefeitos do Recife, Geraldo Julio, e de Caruru, José Queiroz, além do presidente da Alepe, Guilherme Uchôa, participaram da solenidade.
O corpo de Fernando Lyra chegou à Alepe pouco depois do meio-dia. A sede da Assembleia, na Rua da Aurora, ficou pequena para o grande número de pessoas que compareceram para prestar uma última homenagem ao ex-ministro. 
Histórico
O ex-ministro foi internado no dia 29 de dezembro de 2012, no Real Hospital Português, no Recife, com infecção urinária e problemas cardíacos. Ele foi transferido no dia 5 de janeiro para o Incor, em São Paulo. Fernando Lyra havia saído da UTI do Incor no dia 9 de janeiro, após a infecção urinária ser tratada, mas voltou em menos de 48 horas para a unidade de cuidados intensivos. Na época, João Lyra Neto informou que o coração do ex-ministro estava funcionando com 30% da capacidade. Outro ponto que preocupava a equipe médica era a retenção de líquido, que resultava em aumento de peso e mais dificuldade para a função cardíaca.
Fernando Lyra foi ex-deputado federal e um dos articuladores do nome de Tancredo Neves como candidato à Presidência da República, através do voto indireto no colégio eleitoral, em 1985. Com a morte do mineiro e a posse de Sarney como presidente, foi mantido no governo, como ministro da Justiça, por pouco mais de um ano.
Ultimamente, Fernando Lyra estava fora da vida pública e vivia ao lado da família, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Ele deixou esposa e três filhas.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Pernambuco registra 146 acidentes nas estradas durante o carnaval


O carnaval 2013 em Pernambuco registrou 146 acidentes – 96 em rodovias federais e 50 em estaduais – com um total de sete mortes e 284 veículos envolvidos, de acordo com os balanços da operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), divulgados nesta quinta (14).
Em relação ao número de vítimas, a PRF contabilizou 67 feridos e quatro mortos, um deles no município de Abaré, na Bahia, na BR-116. Por estar mais próximo da ocorrência, a PRF de Pernambuco registrou o acidente com a vítima fatal.
O BPRv notificou 50 acidentes, 19 vítimas e três mortes. Houve menos acidentes tanto nas estradas federais quanto as estaduais em comparação com carnavais de anos anteriores. Em 2012, por exemplo, as rodovias estaduais tiveram o registro de 83 acidentes, com 40 vítimas e duas mortes. Já a PRF contabilizou no ano passado 129 acidentes, com 97 feridos e três mortes.
A Lei Seca teve maior atuação no carnaval deste ano. A PRF informou que realizou quatro barreiras nas estradas em parceria com a equipe da Operação Lei Seca. Policiais rodoviários federais fizeram 2.443 testes de alcoolemia, autuando 51 motoristas e prendendo 16 condutores. Já os agentes rodoviários estaduais apreenderam quatro Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) através do teste de verificação de álcool no sangue dos condutores.
G1 Pernambuco

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

No Recife, 'Os Irresponsáveis' desfilam e adiam o fim do carnaval


Despedir-se do carnaval é sempre uma dificuldade para os pernambucanos. Em Olinda, noRecife e em Paulista, foliões continuam nas ruas, prorrogando a festa, até o fim da tarde desta Quarta-feira de Cinzas (13). No bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, olhando do alto, não parecia haver uma rua livre: era o desfile do bloco Os Irresponsáveis, tradição local que comemora 30 anos. A festa começou às 14h, na Rua do Machado.
Bloco 'Os Irresponsáveis' se concentra na Rua do Machado e toma ruas de Água Fria, no Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)Bloco 'Os Irresponsáveis' se concentra na Rua do Machado e toma ruas de Água Fria, no Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)
A brincadeira começou em 1983. Um grupo de amigos, moradores do bairro, resolveu esticar o carnaval e faltou o trabalho. O fundador do bloco conta que um deles foi recebido pela mãe aos gritos de “Irresponsável!”. Um dos amigos, Cristovam Sovagem, respondeu: “irresponsável é quem pode”. A piada pegou.
Em Paratibe, Paulista, o ritmo foi a swingueira, mas o frevo também teve vez. Oito trios elétricos passaram pela cidade. A banda Parada de Gueto foi uma das atrações.
Recife
Já no mercado da Boa Vista, na área central do Recife, quase todos os 63 boxes estavam abertos, mas quase não havia espaço para circular. O ritmo que imperava era o frevo e havia foliões em cada canto. Eram pequenas troças e blocos, desses que reúnem uma dezena de amigos.

A Orquestra Popular da Bomba do Hemetério foi uma das atrações que se apresentou no local. À frente, o Maestro Forró convidou um colega, o Maestro Duda, para reger junto com ele. "Nosso carnaval é alegria, espontaneidade, vibração positiva. Isso aqui é alegria viva", disse Forró. "Pernambuco mesmo sabe fazer seu carnaval, não precisa de ninguém", defendia o maestro Duda.
Na Boa Vista, festa começou ao meio-dia e às 17h30 não dava a menor mostra de que iria acabar. Uma orquestra de frevo da Prefeitura do Recife e duas outras ainda se apresentaram, encerrando a festa por volta das 20h, por ali mesmo, sem circular pelas ruas.
Olinda
Em Olinda, o esperado era que os foliões saíssem da cidade para que os moradores pudessem retomar a vida. Muitos saem chorando, inclusive. Em frente à Prefeitura, nem sinal de a festa acabar. Uma das foliãs é a colombiana Cleide, que agitou o público puxando o Hino do Elefante em espanhol - ela mesma traduziu. O bloco Flor da Lira, fundado em 1975, também passou pelo local, cantando, mais uma vez, a música mais pedida do carnval, "Madeira que cupim não rói".
Outro grupo que também circulou foi o Bloco dos Músicos, formado por integrantes das bandas de artistas como Alceu Valença, Lenine, entre outros. "Isso aqui é a diversão da gente", contou o Maestro Spok, integrado à brincadeira. Também passou pelo local uma troça guiada por um boneco gigante, o Garoto de Bonsucesso. E às 21h, haverá encontro dos bois na casa de Dona Dá, na Rua da Boa Hora.
http://g1.globo.com/pernambuco