segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Policiais federais em Pernambuco preparam protestos por reconhecimento

4009190e066af6a812f18b15f719ea06.jpgPapiloscopistas, escrivães e agentes da Polícia Federal (PF) em Pernambuco preparam, para os próximos dias, uma série de protestos e paralisações de advertência para pressionar o governo por medidas para mais reconhecimento profissional das categorias. Os policiais querem mais autonomia para desempenhar as suas funções, além de incluir os três cargos na tabela de nível superior dos servidores públicos.

O presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco (Sinpef-PE), Marcelo Pires, viaja nesta segunda-feira (30) para Brasília para uma assembleia com entidades nacionais na terça (1º) que deve definir as estratégias do movimento. "O primeiro passo são protestos, com panfletagem e faixas em locais como aeroportos e portos. Além disso, estão previstas paralisações de 24h, até chegar a uma greve por tempo indeterminado, que é a nossa última estratégia", adiantou Pires ao NE10, neste domingo (29). 

Para Marcelo Pires, o reconhecimento desses policiais federais como se fossem de nível médio é injusta. "Todos desempenham funções de quem concluiu o terceiro grau. Temos atribuições de alto nível de complexidade e responsabilidade e passamos por cursos também assim na formação para policial", explicou. O presidente do sindicato afirmou que, no caso dos agentes, por exemplo, quando trabalham nos departamentos de imigração dos aeroportos brasileiros, o fato de decidirem quem pode entrar e sair do País demanda muita responsabilidade.

Pires citou também os papiloscopistas, que fazem a identificação de criminosos através de impressões digitais e elaboram a reconstituição facial de suspeitos, entre outras funções. "Esse trabalho exige alto conhecimento técnico", disse. Profissionais da categoria fizeram vários protestos no mês passado para serreconhecidos como peritos, o que não conseguiram.

Os profissionais não têm reivindicações salariais diretas. "O governo ofereceu 15,8% de aumento dividido em três anos, mas acreditamos que isso é uma tentativa de desviar o foco da nossa pauta. Não pedimos um índice (de reajuste), queremos o reconhecimento", afirmou Marcelo Pires. Segundo ele, a inclusão de papiloscopistas, escrivães e agentes no grupo de servidores que têm ensino superior já aumentaria os salários naturalmente. "De um lado, exigem a formação para entrar na Polícia Federal, e, do outro, não dão os direitos."

Do NE10

domingo, 29 de setembro de 2013

Criatura estranha é encontrada na Venezuela

Foto: Reprodução/Facebook
Desde o início do mês circula pela internet a foto de um suposto chupacabras, capturado na cidade de San Antonio de Los Altos, na Venezuela.

Segundo Ramon Morales, que descobriu a criatura, no dia 8 de setembro ele escutou um barulho no jardim de sua casa, no bairro Los Castores. Ele se dirigiu ao local e tomou um susto ao ver um animal completamente desconhecido ser devorado por um bando de abutres.

Imediatamente, Morales tirou uma foto e compartilhou a descoberta em sua conta no Facebook. Foi o suficiente para o misterioso animal ficar conhecido como O Chupacabra de Los Castores.

Autoridades venezuelanas relataram que há possibilidade de o animal ser uma espécie de gambá em decomposição, mas foram recolhidas amostras do tecido para a relização de testes de DNA.

Pernambuco.com

sábado, 28 de setembro de 2013

Suposto meteorito cai em povoado de Vicência

Publicação: 26/09/2013 22:50 Atualização: 26/09/2013 23:21

Foto: BorrachaInfo/Divulgação
Foto: BorrachaInfo/Divulgação

Um suposto meteoro caiu no Povoado Borracha, distrito de Vicência, na Mata Norte de Pernambuco, e está preocupando agricultores da região. O objeto teria caído do céu na tarde da última segunda-feira (23). Apesar de parecer improvável, desde quarta-feira (25), e até o dia 25 de novembro, acontece uma chuva de meteoros, conhecida como Oriônidas, no espaço. O fenômeno acontece quando o planeta Terra cruza a órbita do Cometa Halley, tido como origem do fragmento rochoso. A chuva registra uma taxa típica de 20 a 25 meteoros por hora - o que pode ser visto em uma noite escura e de céu limpo. No interior, o morador que encontrou o material não resistiu e guardou a "pedra queimada" de 1,2 quilo em casa.

A informação foi confirmada na noite desta quinta-feira (26) pelo prefeito de Vicência, Paulo Tadeu. O gestor informou que soube do ocorrido apenas na quinta, quando voltou de uma viagem para o Recife. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco, o coordenador de Defesa Civil da cidade, Francisco Ernesto, vai até o local nesta sexta-feira (27) procurar mais informações sobre o caso. O prefeito adiantou que também enviará um geólogo para analisar o material encontrado.

Foto: BorrachaInfo/Divulgação
Foto: BorrachaInfo/Divulgação
 A pedra caiu a poucos metros de um morador conhecido como Adeíldo Marceneiro, que guardou o fragmento como lembrança. "Eu estava trabalhando quando ouvi o estrondo. Fiquei com medo. Procurei para ver se achava quem tinha jogado, mas não tinha ninguém. Foi um barulho muito grande. Só pode ter caído do céu. Ainda estava quente", detalhou. A tranquilidade do marceneiro não é generalizada. Muitos moradores estão preocupados com o perigo que a misteriosa pedra pode conter. "Ninguém sabe se tem risco de contaminação. Pode ser algo radioativo. Caiu no meio da rua e furou o calçamento. Alguém tem que fazer alguma coisa", desabafou o agricultor José Cavalcanti Lucena.

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco é o responsável pelas análise de materiais supostamente caídos do céu, mas ainda não foi acionado. A Universidade Federal de Pernambuco também colabora com o controle através do Departamento de Energia Nuclear.

O que são?
Meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. O fenômeno deixa um risco luminoso no céu, popularmente chamado de estrela cadente. 

Fenômeno
De acordo com o Observatório Nacional, as chuvas de meteoros não representam risco para a Terra e ocorrem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade. O ápice da Oriônidas será nos dias 21 e 22 de outubro, porém as condições de observação não serão favoráveis, pois a Lua estará na fase cheia passando à minguante. A chuva de meteoros vem da constelação de Orion, perto da estrela Betelgeuse - a estrela vermelha mais brilhante da constelação.

Ainda segundo o Observatório, considera-se chuva de meteoros quando o planeta Terra cruza a órbita de um cometa, o que faz com que pequenos fragmentos que o corpo celeste deixa ao longo da sua órbita penetrem na atmosfera terrestre em um curto intervalo de tempo e em trajetórias quase paralelas.

Pernambuco.com

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pernambuco zera fila de espera por transplante de córnea

Um balanço do Ministério da Saúde aponta que Pernambuco e outras quatro Unidadades da Federação não têm mais espera para a realização de transplante de córnea no país. Junto com Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal, o estado zerou a fila desse tipo de cirurgia, sendo que o tempo de espera dos pacientes agora é praticamente nulo. No caso especifico de Pernambuco, a marca foi atingida no início deste ano e vem sendo mantida desde então.
A explicação, segundo o Ministério da Saúde, está na capacidade dos serviços especializados e na quantidade de doações, que tem se mostrado suficientes. O estado realizou, em 2012, 1.084 procedimentos desse tipo. Até agosto deste ano, foram 608.
A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Noemy Gomes, cita ainda outro fator. No ano passado, a central fez uma espécie de “faxina” na lista de espera. Os inscritos foram chamados a informar se ainda tinham interesse no transplante. Muitos já haviam desistido e a relação foi atualizada. O tempo médio de espera em Pernambuco por um transplante de córnea agora é de até dez dias. “A gente reduziu o tempo de espera de uma córnea, que há três anos era de cinco anos, para uma semana a dez dias. Você se inscreve hoje em no máximo dez dias está transplantado”, comemora.
Segundo Noemy, o desafio neste momento é manter o status. “A gente só vai continuar com a fila zerada se a gente tiver um grande volume de doação. Não é por ter fila zero que nós não precisamos de mais doações. É muito importante estimular as doações, mais do que nunca”, destaca.
Conscientização
Durante a Semana Nacional de Doação de Órgãos, uma série de iniciativas buscam captar novos doadores no país. Nesta sexta (27), em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Secretaria Estadual da Saúde promove uma caminhada simbólica no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife. O objetivar é incentivar novas doações.  A concentração tem início às 7h30min.
G1

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dilma diz defender 'segurança' e não 'controle' da internet

Dilma Rousseff em Nova YorkEsclarecendo um ponto polêmico na discussão internacional sobre o futuro da internet, a presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira que o Brasil não está pedindo "interferência" da ONU na rede, e sim ações para "preservar a (sua) segurança", protegendo o mundo de uma "nova guerra" no plano virtual.

Bandeira central no discurso que a presidente fez na terça-feira na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, Dilma disse que seu governo não concorda com "esse tipo de controle", mas quer propor legislação internacional evitar que "a nova guerra se dê dentro do mundo cibernético".

Desde que o Planalto reagiu às denúncias de espionagem atribuídas à Agência Nacional de Segurança americana (NSA), analistas e jornalistas têm criticado o que dizem ser um desejo do Brasil de se separar da internet americana ou promover o controle da rede por meio de uma entidade como a ONU.
O governo alega que os projetos em discussão dizem respeito à instalação de cabos submarinos entre o Brasil e outros países, o que evitaria o roteamento dos dados brasileiros pelos EUA, e legislação que obrigaria empresas estrangeiras a manter os dados de cidadãos brasileiros no Brasil, e não no exterior.
"Nós não estamos pedindo interferência da ONU, não estamos dizendo 'ONU, controle a internet'", disse Dilma. "Nós não concordamos com esse tipo de controle. Nós estamos dizendo 'ONU, preserve a segurança, não deixe que a nova guerra se dê dentro do mundo cibernético, com hackers e tudo'".
No discurso na Assembleia Geral, Dilma havia afirmado que o Brasil apresentará propostas para criar um "marco civil" multilateral para garantir a liberdade de expressão na internet, estabelecer uma governança democrática e multilateral da rede e preservar o seu caráter de universidade, diversidade e neutralidade.
A presidente acredita que as discussões sobre o marco civil de gerenciamento no Brasil, das quais participam governo, empresas e entidades da sociedade civil e outras partes interessadas, será uma boa "base para apresentarmos propostas internacionais".

Relação com os EUA

Agência Nacional de Segurança
A revelação de que a NSA espionava o governo e empresas brasileiras foi o estopim do imbróglio
Dilma Rousseff encerrou sua visita a Nova York menos de dez dias após anunciar o adiamento de uma visita de Estado a Washington marcada para outubro. Em seu discurso na ONU, fez duras críticas aos EUA.
Mas a presidente disse que "nada do que foi dito era desconhecido pelas autoridades americanas" e afirmou que o Brasil não tem "a menor responsabilidade (no) processo que desencadeou (a tensão)".
Questionada sobre as relações do Brasil com os EUA após o incidente, Dilma afirmou que "essa resposta tem de ser construída a partir de medidas que devem ser tomadas".
"A relação do Brasil com os EUA é uma relação estratégica para os dois países e não é possível deixar isso que está acontecendo sem controle", disse Dilma.
"Ademais, esse senhor que tem os dados (Snowden) é de uma empresa privada onde ficou quatro meses. Como é que ele tem dados sobre o Brasil, sobre a minha pessoa, as empresas brasileiras e os cidadãos? Essa é uma pergunta que vai ter de ser esclarecida, não apenas par ao Brasil, mas também para outros países. E nós aguardaremos."
Entretanto, a presidente expressou que espera que venham esclarecimentos, pois a relação EUA-Brasil "ultrapassa (o indicente) e tem sua dinâmica".
"Era possível elevar esse patamar, e é isso que eu acho que tanto o presidente Obama quanto eu queremos. Agora, há que se construir as condições."
O presidente Barack Obama disse que o processo de revisão dos procedimentos da NSA levaria "meses" – sem precisar exatamente que procedimentos serão feitos e quantos meses serão necessários.

Tranquilizando investidores

Dilma e Obama
O caso da NSA impactou a relação do Brasil com os Estados Unidos, que não se desculparam
O último compromisso de Dilma em Nova York foi o encerramento de um seminário promovido pelo banco de investimentos Goldman Sachs para tratar das oportunidades existentes no setor de infraestrutura brasileiro.
Em sua participação, a presidente procurou tranquilizar investidores ao afirmar que o Brasil respeita contratos e que honrar compromissos é uma política "de Estado", não de governo.
Ela enfatizou que o crescimento brasileiro, ancorado no incremento e na distribuição da renda, elevou a demanda por serviços e infraestrutura.
"Vocês aqui nos EUA têm 400 mil ônibus escolares. No Brasil, não é assim. Nós estamos criando o ônibus escolar padronizado no início do século 21", exemplificou Dilma. "Vocês fizeram as ferrovias. Meu país, que tem dimensões continentais e é um dos principais exportadores de minérios, não tem uma malha ferroviária."

A presidente reforçou que o Brasil tem bases fiscais e macroeconômicas boas para se aproveitar a retomada econômica mundial, e arrancou aplausos da plateia quando disse que está investindo na formação de mão-de-obra necessária para suprir a demanda.

BBC

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Brasil ataca programa de espionagem dos EUA

Brasil ataca programa de espionagem dos EUA, veja o vídeo de Dilma em discurso oficial da ONU.Em discurso na ONU, a presidente Dilma Rousseff acusa EUA de violar a soberania do Brasil por meio de vigilância eletrônica.
A Presidente entregou uma dura repreensão para os Estados Unidos por seu programa de vigilância, onde varreram-se os dados de bilhões de pessoas, através de seus telefonemas e e-mails que passaram pelo Brasil, incluindo ela própria.
Dirigindo-se à Assembléia Geral da ONU na terça-feira, Dilma Rousseff também pediu que o organismo mundial para criar um quadro de regulamentação da Internet para deter os EUA e outros países de usá-la como o "novo campo de batalha" da espionagem.
A Presidente acusou os EUA de violar a soberania do Brasil com o que chamou de uma "grave violação dos direitos humanos e das liberdades civis".
"Na ausência do respeito à soberania, não há base para o relacionamento entre as nações", disse Rousseff.
"Governos amigos e sociedades que buscam construir uma verdadeira parceria estratégica, como no nosso caso, não podemos permitir que ações ilegais recorrentes tenham lugar, como se fossem normais. Eles são inaceitáveis."
Na semana passada, ela cancelou a viagem de estado para os EUA em uma demonstração de raiva sobre o programa da Agência Nacional de Segurança.
'Informações interceptadas de forma indiscriminada "
O Brasil é um importante pólo de cabos de fibra óptica transatlânticos. A NSA, encarregado de interceptar comunicações potenciais terroristas, também teria invadido a rede de computadores da Petrobras.
Dilma disse que a NSA também coletaram dados corporativos econômicos e estratégicos, bem como mensagens de diplomatas brasileiros, incluindo as Nações Unidas, e de seu próprio escritório.
Ela disse que os dados pessoais dos cidadãos brasileiros "foram interceptados de forma indiscriminada".
"Os argumentos de que a interceptação ilegal de informações e dados visa proteger as nações contra o terrorismo não pode ser sustentada", disse Rousseff. Brasil "sabe como se proteger. Rejeitamos, luta e não abrigar grupos terroristas", acrescentou.
Dilma disse que exigiu um pedido de desculpas de os EUA e garantias de que a espionagem eletrônica vai parar.
A administração Obama disse que seu programa de vigilância não examinou o contexto das mensagens interceptadas, sem provas que são suspeitos, embora relatos na mídia brasileira com base em documentos que vazaram da NSA indicado que os próprios e-mails de Dilma foram lidos.

Veja o vídeo do discurso de Dilma :

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Pernambuco libera 11 registros de médicos estrangeiros

Em todo país, apenas 50 dos 633 registros provisórios pedidos pelo Ministério da Saúde foram emitidos

Médicos cubanos chegam à Recife para integrar o programa do governo federal.
Chegada dos médicos cubanos do programa Mais Médicos à Recife (PE) ( Matheus Brito/ Estadão Conteúdo )
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) liberou nesta segunda-feira o registro provisório de onze médicos estrangeiros ou brasileiros formados no exterior que participam do programa federal Mais Médicos. O Ministério da Saúde solicitou um total de 43 licenças no estado. De acordo com a presidente do conselho, Helena Carneiro Leão, os demais registros deverão ser liberados ao longo desta semana.
Com mais onze registros, chega a 50 o total de licenças emitidas até agora em todo o país – cerca de apenas 8% dos 633 registros solicitados pelo governo. Até a última sexta-feira, haviam sido fornecidos doze registros no Ceará e 27 na Bahia. Espera-se que até o final desta segunda-feira outros 45 registros sejam emitidos — dezenove no Rio Grande do Sul, seis na Paraíba e vinte no Ceará.
Para o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto D'Ávila, não houve recuo em relação à resistência e às críticas ao programa federal. "Apenas seguimos decisão judicial", afirmou. "Somos braço do Estado, mas não somos governo."
Queda de braço — Em nota divulgada na última sexta-feira, o CFM orienta os conselhos regionais a conceder o registro provisório dos profissionais com documentos em dia, mas sob a condição de que o Ministério da Saúde, num prazo de quinze dias contados da entrega do documento, informe o endereço de trabalho, nomes dos tutores e dos supervisores dos profissionais.
Em nota divulgada também na última sexta-feira, o MS afirma que não foi feito qualquer acordo com o CFM para "alterar o rol de documentos e informações para concessões dos registros". Sobre as informações que a entidade usa como condição para realizar os registros, a pasta afirma que "as informações sobre tutoria, supervisão e municípios de treinamento em serviço dos médicos serão tornadas públicas, mas não podem ser exigidas para a concessão de registro, pois não há previsão para isso em Lei ou em sua regulamentação".
http://veja.abril.com.br/

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Evangélicos ampliam relações em busca de votos

Respaldado pelo gigantismo da Igreja Universal do Reino de Deus, o PRB, braço político da instituição, quer duplicar a bancada federal e quadruplicar o número de representantes na Assembleia Legislativa. Estendeu seus tentáculos ao segmento sindical, abriu canal com outras denominações evangélicas e investe na montagem de comissões provisórias no interior. Para a Câmara dos Deputados, lançará o presidente estadual, Pastor Carlos Geraldo – descartando nova candidatura do atual representante na Casa, Pastor Vilalba – e Aldo Amaral, presidente da Força Sindical em Pernambuco. 

Já para a corrida ao Legislativo estadual, monta chapa com um representante do Sertão – chamado apropriadamente de Vaqueiro –, o cantor gospel Isaías, da Assembleia de Deus, um integrante da Força, além do Bispo Ossésio, que atualmente exerce mandato como suplente. A investida mostra que quando se trata de brigar pelo poder, o segmento evangélico recorre ao mesmo arrojo que utiliza para conquistar fiéis. E, faltando um ano e um mês para a eleição, as chapas estão sendo delineadas (veja na página seguinte).  

Essa determinação, aliada ao constante crescimento da população evangélica, tornou comum a presença de representantes do segmento nas casas legislativas. A perspectiva de votos é tão positiva que mesmo os colocados de lado têm chances. Pastor Vilalba, que perdeu a direção do PRB e não mais será o candidato da IURD pernambucana, diz que concorrerá. “Fui convidado pelo PEN e também pelo PP. Acho que vou para o PP de Eduardo da Fonte (deputado federal), que formará uma boa chapa”.

O pastor informa que foi destituído da presidência da sigla por ter decidido apoiar Geraldo Julio na campanha para prefeito do Recife em 2012. “A um mês da eleição, a igreja definiu que o PRB apoiaria Humberto Costa (PT), mas eu já tinha dado minha palavra ao governador Eduardo Campos”, diz. Ele já foi, inclusive, afastado da função de pastor e perdeu espaço na Universal. “Mas só saio da igreja se não me quiserem mais”. 

Vilalba teve a mesma sina de outros que um dia tiveram apoio da igreja e, no mandato seguinte, foram substituídos. Comenta-se que a IURD age assim por não quer ninguém criando raízes na “politicagem Legislativa”. Foi assim com Marcos de Jesus, na Câmara, com João de Deus, na Assembleia, e Cordeiro de Deus, na Câmara do Recife.      

Residindo em Pernambuco há menos de um ano e, desde março, no comando do PRB estadual, Carlos Geraldo foge da polêmica. “Fui chamado para organizar o partido administrativamente. Não sabia que seria candidato a deputado federal”, despista, acrescentando um currículo de longos anos na direção da TV Record (Brasília e Rio), da Record News e da sede da rede em São Paulo. Natural de Sergipe, mas com carreira “nacional” na IURD, está empenhado a percorrer o estado. “Já rodei 55 mil quilômetros em quatro meses”. Neste fim de semana, esteve ao lado de Ossésio, em Lagoa Grande, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Salgueiro. 

André Ferreira vai tentar recuperar o espaço que foi do patriarca, Manoel, e fortalecer a campanha do irmão Anderson, que disputará a reeleição. Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press (Bernardo Dantas/DP/D.A Press)
André Ferreira vai tentar recuperar o espaço que foi do patriarca, Manoel, e fortalecer a campanha do irmão Anderson, que disputará a reeleição. Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press

Irmãos farão dobradinha

Assim como outros segmentos representados no Legislativo, o evangélico também tem suas redes familiares. Ligados à Assembleia de Deus, mas sem contar com apoio oficial de alguma vertente da igreja, os irmãos Ferreira farão dobradinha em 2014. Anderson (PR), atualmente no primeiro mandato de deputado federal, tentará a reeleição tendo como parceiro de campanha o irmão André (PMDB). Vereador mais votado do Recife em 2008 e 2012, o peemedebista quer conquistar vaga na Assembleia Legislativa. Vai tentar recuperar o espaço que foi do patriarca, Manoel Ferreira, que esteve na casa por sete mandatos, mas não conseguiu êxito em 2010.

Por questões de cunho interno, não totalmente esclarecidos a leigos no tema, a Assembleia de Deus optou por respaldar outros nomes (veja ao lado). Obviamente, a decisão gerou conflitos internos que nada têm a ver com a harmonia e o equilíbrio entre corpo e espírito pregados nos templos. No entanto, os Ferreira não alimentam qualquer polêmica. Anderson inclusive trata de avisar que não representa igreja A ou B. 

“Minha atuação é interdenominacional. Sou contra ser eleito por uma denominação específica, ser tratado como representante de uma igreja”, ressalta, lembrando que já soma 26 anos fazendo política ao lado pai. “Ele foi um dos primeiros a ter essa representatividade e identidade com os evangélicos”.
Defensor de bandeiras controversas, ele diz que seu empenho maior é combater o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo a legalização da prostituição, tudo em “defesa da família”. Também condena a prática de se usar o púlpito das igrejas para pedir voto ou recomendar candidatos. “Isso é antiético e fere a lei eleitoral”. 

André reitera as declarações do irmão. “Os membros rejeitam essa transformação das igrejas em propriedades de candidatos. As pessoas são livres”, frisa. Ele conta que os dois percorrerão as bases que eram dos pai. “Iremos ao interior”. Além dele e Adauto Santos, o deputado Pastor Cleiton Collins (PSC), duas vezes o mais votado (em 2006 e 2010), é outro evangélico a disputar cadeira na Assembleia.


Pastor Eurico e Adalto Santos vão concorrer à eleição para a Câmara Federal e para a Assembleia Legislativa, respectivamente. Foto: PSB/Divulgação (PSB/Divulgação)
Pastor Eurico e Adalto Santos vão concorrer à eleição para a Câmara Federal e para a Assembleia Legislativa, respectivamente. Foto: PSB/Divulgação
Definição para reeleição
A Assembleia de Deus – a tradicional, oriunda da “Convenção Belém” e com sede estadual na Avenida Cruz Cabugá – já definiu os nomes que apoiará oficialmente em 2014 para a corrida proporcional. Para a Câmara dos Deputados, pretende reeleger Pastor Eurico. Para Assembleia Legislativa, quer renovar o mandato de Adalto Santos. As demais vertentes da igreja têm seus representantes. Mas apoiam gente de partidos diversos e não fazem defesa exclusivista de nomes. 

“Na última convenção da igreja, foi definido que tentaremos mais um mandato”, conta Adalto, que é presbítero (sacerdote, com atuação pastoral) da denominação. “Sabemos que a eleição será muito concorrida. Não vai ser fácil. Mas Deus vai ter misericórdia e com ajuda e o trabalho do povo seremos vitoriosos”, observou.

Os dois candidatos são do PSB, sigla presidida nacionalmente pelo governador Eduardo Campos e sem ligação histórica com o segmento evangélico. Mas, segundo Santos, o partido deu pleno apoio e acolheu propostas. “O governador nos tratou com respeito e soube nos receber como aliados. Decidimos nos filiar (em 2010) por conta do bom governo que ele tinha feito no primeiro mandato”, revela.

Pernambuco.com

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bancários prometem parar mais de 500 agências em Pernambuco

Os bancários de todo o país iniciam, nesta quinta-feira (19), paralisação em protesto por aumento salarial. A categoria - que é representada em Pernambuco por cerca de 12 mil trabalhadores - já havia decidido iniciar a greve na última reunião da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), na semana passada. A decisão de organizar o movimento foi confirmada após a categoria ter rejeitado proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que ofereceu reajuste de 6,1%. Os trabalhadores exigem aumento de 11,93%.

Há divergências também em relação à participação nos lucros e resultados: enquanto a Fenaban oferece 90% do salário mais fixo de R$ 1.633,94, os sindicatos querem bônus de três salários acrescidos de R$ 5.553,15. Ainda não há informações sobre o grau de adesão dos trabalhadores à manifestação. 

"Queremos afetar as áreas de tecnologia e as mesas de operação, para pressionar as empresas a negociarem o mais rápido possível", afirmou Juvandia Moreira, do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Presidente do Sindicato dos Lotéricos de Pernambuco, Telma Cristina espera um aumento de 10% a 15% no movimento a partir de amanhã. Ela ressalta que os clientes que recorrerem às lotéricas podem encontrar filas porque o pagamento dos benefícios socais começou ontem. E o dos aposentados do INSS começa no próximo dia 24.

Telma lembra também que nem tudo dá para fazer numa lotérica. “A partir do próximo dia 24, a gente começa a pagar aposentados. Se o pagamento estiver bloqueado porque a pessoa não fez a prova de vida, não dá para pagar. Se bloquear a senha do cartão, a gente não pode desbloquear”, conta. Existem cerca de 350 lotéricas em Pernambuco.

Pernambuco.com

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Polícia Federal investiga denúncias de neonazismo e pornografia infantil

Três homens estão sendo investigados pela Polícia Federal por prática de crimes na internet. Eles são suspeitos de veicular, na rede, material audiovisual com teor neonazista e pornografia infantil. A Operação Rede Limpa II, para cumprir quatro mandados de busca e apreensão relacionados a este caso, foi deflagrada na tarde de segunda-feira (15) na Região Metropolitana doRecife.

As informações e os perfis dos suspeitos foram fornecidos pelo Google, já que o material teria sido reproduzido em um site de compartilhamento de vídeo e rede social da empresa. Os agentes identificaram que o sinal telemático estava sendo gerado dos bairros da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, Barro, Zona Sul, e Marcos Freire II, em Jaboatão dos Guararapes. Ao chegar nos locais indicados, os policiais federais apreenderam nove discos rígidos, três notebooks e um aparelho de propagação de sinal da internet. Apesar de utilizar sistemas avançados, peritos criminais não conseguiram localizar nenhum material suspeito nos equipamentos.

Os proprietários dos imóveis e responsáveis pela assinatura de banda larga foram encaminhados para a sede de Polícia Federal, onde prestaram depoimento e foram liberados em seguida. Uma nova perícia técnica será realizada e, caso seja detectado algum vídeo ou foto, os responsáveis poderão ser indiciados pelos crimes de Pornografia Infantil e Neonazismo na Internet. Se condenados, podem pegar de um a quatro anos de prisão.

Fonte: Do G1 PE
Foto: Policia Federal do Recife

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Recifense formada na Espanha volta a Pernambuco pelo 'Mais Médicos'

Médicos formados no exterior participam de oficinas em hotel na Zona Sul do Recife. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Os 48 médicos do programa 'Mais Médicos', do Governo Federal, formados no exterior e que foram convocados a atuarem em Pernambuco participam, a partir dessa segunda-feira (16), de uma série de oficinas, ministradas em um hotel na Zona Sul do Recife, que buscam traduzir o sistema de saúde e um pouco da cultura do estado. Entre os profissionais, três são brasileiros e 34 cubanos. Há também médicos vindos do Uruguai, Itália, Espanha, Portugal e Colômbia. Eles seguem para 25 cidades do estado a partir da próxima sexta-feira (20), quando terminam as oficinas.

Recifense, Flávia Ansay morava há 16 anos na Espanha, onde se formou em medicina e fez quatro anos de residência, em Madri, na área de medicina da família e comunitária, além de uma especialização em pediatria. “Eu atuava no sistema público de saúde lá, tinha minha estabilidade, mas pesou a questão de poder vir para perto da família e também de poder atuar em algo novo, de poder trazer a experiência que tenho para ajudar aqui”, explica Ansay.
Patrícia e Flávia são brasileiras, mas formadas na Espanha. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Patrícia e Flávia são brasileiras, mas formadas na Espanha
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
A médica pernambucana explica que os sistemas são parecidos nos dois países, com a diferença de que na Espanha existem menos diferenciações. “Você tem lá a atenção básica, que é mais ampla do que aqui. Não temos as UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], por exemplo. Você só tem o hospital de maior complexidade. Aqui, talvez com melhor estrutura, você consiga resolver mais problemas e desafogar as emergências. Eu lá não tenho limitações do que posso pedir de exames, lógico que certas coisas tem especialistas, mas a gente resolve mais diretamente. Tem muitas coisas que podem ser tratadas na atenção básica”, pontua.

Apesar de ter nascido na capital pernambucana, a médica conta que não conhece mais tanto assim a cidade, haja vista as mudanças ocorridas nos últimos anos. “Sei que vou trabalhar aqui no Recife, mas ainda não sei onde. Meu marido está se organizando no trabalho para vir também. Não sabemos como vai ser daqui para frente, se o programa depois vai durar mais tempo. Ainda tenho muitas incógnitas, depende das coisas que vão acontecer”, afirma a médica. Brasileira de Unaí, no interior de Minas Gerais, a médica Patrícia Dutra, 33 anos, também é formada na Espanha e se especializou em Coimbra, em Portugal. Morando há 15 anos fora do país, ela viu o programa como uma oportunidade de voltar ao país, mesmo que por um tempo. Dutra e o marido vão atuar no município do Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul de Pernambuco. “Minha família queria que eu fosse mais para perto deles, mas nós queríamos ir para onde realmente precisa de médico, que é o Norte e o Nordeste do país”, diz.
Com um filho de 13 anos do primeiro casamento, a internet e o telefone tem sido essenciais para aguentar a saudade. “As aulas lá começam em setembro, só vou trazê-lo quando estiver estabilizada aqui, saber direito onde vou morar, como vai ser. A recepção está sendo ótima, já encontrei com o secretário de Saúde do município, estou ansiosa para começar a trabalhar. A medicina é igual nos dois países, mas tem problemas sociais que são específicos daqui, o que realmente muda são as incidências das doenças”, acredita a brasileira.
A cubana Olga Julia Valdes, de 51 anos, passou pela formação na Bahia e chegou há pouco em Pernambuco. Tendo já trabalhado em Gâmbia, Namíbia e Venezuela, a médica foi selecionada para o município de Passira, no Agreste do estado. “Tem sido muito boa a receptividade, o curso foi muito enriquecedor, pudemos trocar experiências e conhecer mais sobre a situação. Existem diferenças, em Cuba temos apenas casos isolados de tuberculose, mas não temos febre amarela ou malária”, conta.
Cubana Olga Julia está ansiosa para chegar à Passira. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Cubana Olga Julia está ansiosa para chegar à Passira.
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Valdes ressalta ainda não estar preocupada com a chegada a um município desconhecido. “Pelo que vi, o brasileiro é muito parecido com o cubano. As pessoas são muito afetuosas, solidárias, comunicativas. Acho que não vou ter problemas, espero conhecer logo a cidade”, diz animada a médica, que deixou dois filhos no país natal, um de 24 e outro de 22, ambos estudantes de medicina. “É como uma tradição de família, meus irmãos também são médicos”.
Oficinas
Na manhã desta segunda, três graduandos de História da Universidade de Pernambuco (UPE) tiveram a missão de apresentar o estado, um pouco da história e também os aspectos culturais das diversas regiões pernambucanas. “A gente quer abrir o leque de possibilidades para eles, deixar com subsídios para poder interagir melhor com as pessoas, em especial no interior. É um pequeno panorama cultural, falando do que é o maracatu e outras manifestações”, explica o estudante Tiago Licarião. “É também desmistificar a ideia de que no interior só tem pobreza, a gente tem essa riqueza multicultural”, pontua o também estudante Reginaldo Simplício.
Material entregue aos médicos estrangeiros trás informações sobre sistema de saúde em Pernambuco. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Material entregue aos médicos trás informações sobre
o sistema de saúde. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
A semana de oficinas não estava prevista na programação original, mas não foi um problema, ressalta a secretária-executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da secretaria estadual de Saúde, Cinthia Alves. “A gente já tem todo um material construído de apresentações que fazemos em audiências públicas, reuniões de colegiados. Buscamos aqui explicar como a nossa rede funciona, quais são os serviços oferecidos, nossos programas de saúde”, detalha.
A programação da semana vai ser flexível, atenta às necessidades apontadas pelos próprios profissionais, ressalta Alves. Entre os temas estão o programa Sanar, que tem como foco as doenças consideradas negligenciadas, como hanseníase, tuberculose e doença de Chagas. “Vamos ter também um momento em que os profissionais intercambistas vão apresentar aos residentes nossos as experiências deles fora do país. Convidamos também alguns pesquisadores para ouvir, é a oportunidade que temos de aprender com eles”, aponta a secretária-executiva.
Os coordenadores das Gerências Regionais de Saúde do estado também devem ter um momento com os profissionais, onde cada coordenador vai passar para o médico que for para sua região as características básicas do local, questões de acessos e perfis epidemiológicos. A questão do funcionamento dos conselhos de saúde, os meios de comunicação entre as diferentes instâncias também fazem parte do programa. “Os médicos seguem a partir de sexta-feira (20) para as cidades, mas só começam a trabalhar quando sair o registro do Conselho Regional de Medicina. Se não tiver saído na próxima segunda (23), os médicos ficam fazendo diagnósticos da localidade, mas sem atender ao público”, ressalta Cinthia Alves.
G1

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Acidentes deixam mortos em rodovias do Agreste de Pernambuco

Duas pessoas morreram em acidentes em rodovias do Agreste pernambuco. Em Caruaru, neste domingo (15), no quilômetro 131 da BR-232, Leandro Ezequiel Rodrigues de Macedo, de 28 anos, atravessava a pista quando foi atropelado por uma carreta. O motorista fugiu, mas depois se apresentou à Delegacia Regional de Polícia Civil. A vítima morreu no local e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) no município.
Em Garanhuns, no quilômetro 88,7 da BR-424, um corpo foi encontrado também neste domingo. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Geraldo Cordeiro da Costa Júnior, de 30 anos, morreu após perder o controle da moto que dirigia e sair do acostamento, caindo de uma altura de dois metros e batendo em uma cerca. De igual modo, o corpo foi levado ao IML em Caruaru.
G1

domingo, 15 de setembro de 2013

Como chegar aos principais pontos turísticos do Grande Recife

Para ir ao Recife Antigo, saindo de Boa Viagem, o turista tem algumas opções de ônibus (Bruna Monteiro/ DP/ D.A Press)Mobilidade urbana. A palavra-chave exaspera o cidadão que precisa se locomover pela Região Metropolitana do Recife. Ônibus apertado, metrô lotado, táxi engarrafado. Ao turista, a situação não é tão diferente. Para facilitar a locomoção durante a visita, sugerimos alternativas de tráfego para o viajante se programar, escolher o melhor horário e partir ao ponto turístico. Considerando o bairro de Boa Viagem como polo hoteleiro, simulamos corridas de táxi e indicamos paradas de ônibus e estações de metrô com saída da Zona Sul do Recife.

Vai passar 24h, um fim de semana ou sete dias no Recife? Conheça nossas sugestões de roteiro

Se estiver hospedado nas imediações do Primeiro Jardim da orla da Avenida Boa Viagem, táxis circulam com mais frequência por conta do apelo turístico da região. Sendo o destino final o Bairro do Recife, 6 km adiante, mais especificamente a Praça do Marco Zero, o percurso deve girar em torno de R$ 16,36, em bandeira 1, e R$ 18,83, em bandeira 2. Uma vez na área central da cidade, o turista pode ir a pé ao Centro de Artesanato de Pernambuco, à Caixa Cultural, ao Centro Cultural Correios, à Torre Malakoff, à Sinagoga Kahal Zur Israel e ao Cine-Teatro Apolo.

Visite o hotsite especial sobre o Centro de Artesanato de Pernambuco

Caso queira atravessar a cidade, via Avenida Agamenon Magalhães, até a cidade histórica de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, o trajeto é um pouco mais longo. Em bandeira 1, os 14 km até o Alto da Sé custam em torno de R$ 35,66. Em bandeira 2, sobem para R$ 41,97. Nas ladeiras tombadas pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, o forasteiro pode provar a famosa tapioca de coco com queijo, experimentar a cachaça Pau do Índio, comprar souvenir na Feira de Artesanato e avistar, em 360 graus, do alto do Elevador Panorâmico, a paisagem das cidades-irmãs Recife e Olinda.

Templo do artista plástico Francisco Brennand, a Oficina Brennand, localizada no bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade, é imperdível. Saindo da orla de Boa Viagem, são cerca de 20 km ao destino final. Na Oficina, galerias, jardins, capela, anfiteatro, cafeteria e loja recepcionam quem chega. Fincado no Vale do Siriji, a imensa área verde divide a atenção com a obra do ceramista de 86 anos. Fauna e sexualidade, flora e erotismo se revezam em telas e esculturas. Na bandeira 1, a corrida sai por R$ 47,61. Na bandeira 2, por R$ 56,30. Para calcular outras tarifas, preencha seus pontos de origem e chegada nowww.tarifadetaxi.com.

Faça um tour multimídia pela Oficina Brennand

No caso do sistema metroviário, são 28 estações destinadas à população e ao turista, divididas em duas linhas: Centro e Sul. Pouco utilizado pela classe média, o metrô sobre a superfície, no entanto, chega a cobrir 39,5 km da malha urbana da cidade. Operados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a Metrorec, os vagões recebem em torno de 225 mil passageiros por dia, das 5h às 23h. Para o turista, a estação Aeroporto é a principal. Na Avenida Sul, a plataforma se encontra em obra para facilitar o acesso de quem aterrissa e se dirige à estação.

Metrô do Recife funciona das 5h às 23h. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Metrô do Recife funciona das 5h às 23h. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press

 
Do Aeroporto à estação Shopping, são apenas dois trechos, cada um equivalente a 1,2 km. Além de ter acesso ao Shopping Recife, o passageiro que ali desembarca está no coração do bairro de Boa Viagem. Muito provavelmente próximo ao hotel reservado. Quem seguir no vagão da linha Sul por mais cinco plataformas chega à estação Recife, a mais movimentada da Metrorec. Da Rua Floriano Peixoto, no bairro de Santo Antônio, onde o pagante desce, até o Paço Alfândega, único centro de compras do Bairro do Recife, por exemplo, uma caminhada de 1 km é o suficiente. O bilhete unitário custa R$ 1,60. A tarifa Integrada Anel A sai por R$ 2,25; a Integrada Anel B, R$ 3,45. Mais informações no www.cbtu.gov.br.

Em Boa Viagem, a Avenida Conselheiro Aguiar é o melhor endereço para pegar ônibus. Para ir em direção ao Marco Zero, o turista pode pagear a linha Setúbal/ Conde da Boa Vista, que passa em frente ao Marco Zero e tem três paradas no Recife Antigo.

Outra opção em Boa Viagem é a linha 80 (Joana Bezerra/Boa Viagem). Desça no Terminal Joana Bezerra e suba no circular de linha 100 (Conde da Boa Vista/Prefeitura). A próxima parada já é na Rosa dos Ventos de Cícero Dias, diante do Parque de Esculturas Francisco Brennand, no Bairro do Recife. Até a Oficina Brennand, a linha é a 40 (CDU/Boa Viagem/Caxangá), descendo em uma rua transversal ao ateliê do artista plástico. Nos dois casos, o bilhete custa R$ 2,15.

Além do Anel A citado acima, o valor da passagem pode oscilar entre R$ 1,40 (Anel G), R$ 2,65 (Anel D) e R$ 3,35 (Anel B). Aos domingos, todos esses valores caem para R$ 1,10 (Anéis A, D e G) e R$ 1,70 (Anel B). A cifra varia de acordo com o itinerário. Para seguir até a vizinha Olinda, por exemplo, o passageiro paga pelo Anel B. A linha é a 910 (Piedade/Rio Doce), com partida da Avenida Conselheiro Aguiar. Na mesma via, um ônibus especial de linha 191 segue para Porto de Galinhas, balneário concorrido do Litoral Sul do estado, por R$ 7,40. A opção com ar condicionado circula na Avenida Domingos Ferreira, na linha 195, por R$ 10,90. Passa a partir das 6h, a cada 45 minutos. Para outras consultas, acesse owww.granderecife.pe.gov.br.

http://www.pernambuco.com/