quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Soldados são presos suspeitos de praticarem assaltos em Jaboatão, PE

Moto apreendida foi levada para a delegacia (Foto: Kety Marinho / TV Globo)Dois soldados das Forças Armadas foram presos, na noite de sexta-feira (25), suspeitos de praticarem assaltos no Centro de Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife. De acordo com a Polícia Miltar, a dupla estava em uma moto roubada e, ao ser abordada por agentes da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam), tentaram fugir. Na perseguição, os suspeitos sofreram um acidente.
Um deles, de 20 anos, fraturou as pernas. Ele foi socorrido e levado ao Hospital da Restauração, no Derby, área central da capital, onde está sob custódia. O outro soldado, de 22 anos, foi levado para a Delegacia de Cavaleiro. Ele será transferido para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, onde ficará à disposição da Justiça.
G1

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Trabalhadores da construção civil de Pernambuco continuam em greve

Os trabalhadores da construção civil de Pernambuco continuam em greve por tempo indeterminado. Na manhã desta terça-feira, durante assembleia da categoria, ficou definido a paralisação das obras de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul e em Gravatá, no Agreste do Estado. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Pesada (Marreta), Dulcilene Morais, acredita que estão paradas cerca de 790 obras públicas e privadas do Recife, Região Metropolitana, Goiana, Vitória e Gravatá. Hoje à noite, a diretoria fará um balanço dos dois dias de greve e dará novos direcionamentos aos trabalhadores.

A decisão sobre a greve foi definida na última quarta-feira (23), em Assembleia da Categoria. A reivindicação dos trabalhadores é por reajuste de 18%, mas os patrões oferecem 5,7%. Além do aumento salarial, o sindicato pede vale-alimentação de R$ 350, implantação do plano de participação nos lucros e resultados (PLR) e 100% de hora extra aos sábados, domingos e feriados.

O Marreta estima que aproximadamente 60 mil trabalhadores podem cruzar os braços em aproximadamente 700 canteiros de obras em todo o estado. A paralisação não atinge Suape, no Litoral Sul, nem as obras da Fiat, em Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado, pois foi fechado um acordo paralelo com os trabalhadores quanto à questão salarial.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Gustavo de Miranda, disse que espera entrar em acordo. "Não está havendo negociação, levantou-se com uma proposta fora de qualquer padrão do que está negociado hoje. Nós estamos na expectativa muito grande de poder conversar. Conversar depois que estoura uma greve é difícil, mas não nos furtamos", explicou.

De acordo com ele, o Marreta não enviou representantes para a última mesa de negociação, que ocorreu sexta-feira (25). “Marcamos, eles não foram e não atenderam o telefone. Estamos sem entender qual a estratégia. Desse jeito não vamos chegar a um acordo nunca.”

Pernambuco.com

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Prefeituras de Pernambuco entram em greve

As prefeituras da Mata Norte e do Agreste Setentrional de Pernambuco resolveram entrar em greve. Nesta quarta-feira (30) os Executivos dessa rgirões estarão de portas fechadas em sinal de protesto contra diminuições nos repasses federais, notoriamente os do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 

A manifestação é organizada pelo Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (COMANAS). O ato está agendado para ocorrer às 9h, na sede do consórcio, na BR-408, Bairro Novo, na cidade de Carpina. Está prevista a reunião de diversos prefeitos deputados e senadores do estado. Durante a mobilização será pedida uma política autônoma para os municípios, que sofrem com a inconstância de valores repassados pela união.

“Agora em outubro teve município que não recebeu nada, nas parcelas do FPM, no qual os municípios têm direito. Se continuar dessa forma as prefeituras irão demitir funcionários, deixar de investir na infra-estrutura da cidade, não teremos como pagar aos nossos fornecedores”, alerta Belarmino Vasquez, presidente do Comanas.

Belarmino disse, ainda, que a forma em que é feito o repassedo FPM precisa ser revista “urgentemente”. “O governo federal precisa rever a forma que é repassada as verbas para os municípios, Se continuar assim os prefeitos só irão viver com o pires nas mãos e as prefeituras irão fechar”, completou.

Pernambuco.com

O discurso verde de Eduardo

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva foram a público nesta segunda-feira, durante o chamado “Primeiro encontro programático entre Rede e PSB”, para dizer que é possível crescer com sustentabilidade. “Queremos mudar o modelo de desenvolvimento. Dentro dessa ideia de plano de governo, há lugar para a economia diversificada, para o desenvolvimento rural sustentável, para a agricultura familiar e para o extrativismo”, afirmou Marina, ao lado de Eduardo, durante coletiva de imprensa na tarde de ontem, em São Paulo. Cerca de 150 militantes dos dois partidos participaram do evento.

Presidente do PSB, Eduardo deu sinais de que, ao mesmo tempo em que não quer deixar escapar o apoio de representantes do agronegócio, começa a incorporar parte do discurso verde de Marina, recém-filiada ao partido. Após o “encontro programático”, o governador pernambucano afirmou que é preciso produzir mais, entretanto, destacou a necessidade de reforçar o cuidado com a natureza.

“Não temos preconceito contra quem vive e trabalha no campo, pelo contrário. Vemos a necessidade de aproximação. A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) afirma que, até 2020, o Brasil precisa ter um aumento de produção significativo de alimentos. O agronegócio é responsável por 25% do PIB e do emprego. Há uma expectativa mundo afora sobre o Brasil, mas é preciso respeitar os valores que o mundo busca (em relação ao crescimento sustentável)”, ressaltou. 

Com o objetivo de manter um canal de diálogo com representantes do agronegócio, Eduardo visitou o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues na última sexta-feira. No encontro, Rodrigues teria deixado claro que, como representante dos produtores rurais, o apoio em 2014 dependerá, entre outros fatores, de quem será lançado cabeça de chapa.

Tanto os integrantes da Rede quanto os do PSB se esforçam, assim como os respectivos líderes, para dizer que a unidade está cada vez mais fortalecida entre os dois partidos. Eduardo reconheceu as diferenças entre os grupos, mas disse que é preciso “saudá-las”. “PSB e Rede têm muita identidade. Temos diferenças também, e vamos saudar as diferenças. Isso nos permite ter um diálogo fraterno. Vamos aprender com a Rede e também temos experiências para compartilhar”, afirmou.
Pernambuco.com


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Setenta profissionais do 'Mais Médicos' chegam a Pernambuco

Ministro Alexandre Padilha esteve no Recife (Foto: Reprodução / TV Globo)Setenta médicos cubanos que trabalharão em Pernambuco pelo programa ‘Mais Médicos’ desembarcaram na tarde deste domingo (27), na Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, chegou a vir à capital pernambucana pela manhã em um avião da Força Aérea para recepcionar os profissionais, mas acabou retornando antes que os estrangeiros chegassem.
O voo que trouxe os cubanos atrasou. A assessoria de imprensa do ministro, que estava acompanhado do secretário estadual de Saúde, Fernando Figueira, informou que Padilha tinha compromissos já agendados em São Paulo, por isso não pôde aguardar a chegada dos profissionais.
O grupo com 70 médicos veio de Vitória, no Espírito Santo, em outro avião da FAB. Outros seis já haviam chegado no sábado (26). De acordo com a coordenação do programa, 151 profissionais, ao todo, deverão trabalhar em Pernambuco. A previsão é de que os 75 restantes cheguem ao Recife na segunda-feira (28).
Durante esta semana, todos devem passar por um treinamento para conhecer a rede de saúde do estado. O trabalho nos postos de saúde está previsto para começar no próximo dia 3 de novembro.
G1

sábado, 26 de outubro de 2013

Milagre da multiplicação dos municípios em Pernambuco preocupa

A Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa deve discutir, na próxima semana, como analisará a criação de novos municípios em Pernambuco - iniciativa permitida após a aprovação da matéria no Senado no último dia 16. A polêmica, no entanto, permanece acirrada, por envolver interesses sociais, políticos e econômicos. E um dado, nesse contexto, preocupa. Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostra que os municípios já existentes em Pernambuco não resolveram os problemas de gestão fiscal - fator essencial para seus distritos sonharem com novos gritos de independência.

Há 33 projetos em tramitação no Legislativo para criar novas cidades, mas o levantamento diz que nenhum município no estado atingiu, até agora, excelência no tocante ao índice IFGF, que avalia pontos como ampliação de receita própria e investimentos, bem como redução de gastos com pessoal.

O estudo da Firjan tem o ano 2011 como base e revela que 93,7% das cidades pernambucanas alcançaram conceito D ou C na gestão fiscal, algo avaliado como muito crítico. De todos os municípios que podem ser divididos em virtude de emancipações, não há nenhum que tenha evoluído no tocante à geração de receita própria. O top 10 entre os mais graves nesse quesito são Buíque, Ipubi, Cumaru, Glória do Goitá, Panelas, Bodocó, Lagoa Grande, Carnaíba, Itaíba e Ouricuri.

Até mesmo Petrolina, o segundo maior do interior estadual, alcançou nota 0,4423 no tocante à receita - a máxima é 1,0 -, mas ainda há propostas na Assembleia que podem dividir a cidade em três. “Nenhum dos municípios de Pernambuco avaliados em 2011 teve receita própria para pagar o funcionalismo público. A receita própria foi menor que o gasto com pessoal. Outro dado que impressiona é que, dos 17 municípios criados no estado pernambucano desde 2001, todos receberam conceito D”, afirmou o especialista de Economia e Estatística da Firjan, Jonathas Goulart. 

Indagado se a criação de municípios resolverá a queixa dos prefeitos sobre falta de recursos, o especialista da Firjan disse que não. “A geração desses novos municípios vai exigir naturalmente novas câmaras, novas prefeituras e a população teria um gasto maior com a nova máquina pública”, afirmou. 

Ainda segundo dados da Firjan, a situação fiscal dos municípios colocou Pernambuco entre os três piores estados da Federação, perdendo apenas para Sergipe e Paraíba. Um resultado devido ao desempenho nos cinco indicadores que compõem o índice, incluindo geração de receita prória e investimentos. “Entre os 10 melhores do ranking pernambucano do IFGM, os resultados foram, de fato, muito baixos, a ponto de nenhum dos municípios ter apresentado acima de 0,8 pontos”, complementa um relatório da federação.

Embora existam propostas na Assembleia que apostam na criação de municípios, sob a justificativa de que alguns distritos precisam receber infraestrutura e investimentos, elas não têm critério apropriado. A regra aprovada no Senado, inclusive, diz que o estudo de viabilidade precisa abordar aspectos econômicos-financeiros tando do município preexistente quanto do que pode ser criado. 

Lideranças argumentam
As lideranças políticas argumentam que os municípios não conseguem se desenvolver porque não têm recursos próprios para fazer investimentos. Contudo, segundo o especialista de Economia e Estatística da Firjan, Jonathas Goulart, essa máxima não vale, porque os gestores precisam fazer as opções na escolha dos gastos. Ou se prioriza recursos com gasto de pessoal, custeio, pagamento de dívidas ou investimentos. Ele cita o município de Vertentes, no Agreste do estado, como exemplo positivo. De acordo com Jonathas, Vertentes alcançou o índice de 0.7370 (conceito B) porque, mesmo sem ter receita própria, conseguiu bom desempenho em gastos com pessoal, investimento, liquidez e custo da dívida. O prefeito do município, nessa época, era Romero Leal (PSDB). Na gestão dele, a cidade chegou a atingir o conceito de excelência em investimentos. Nota 1,0, segundo dados da Firjan. 

Confira a reportagem completa na edição deste sábado do Diario de Pernambuco

Abaixo a lista completa de todos os projetos municipalistas em Pernambuco


Projeto (população do distrito) Cidade-sede Autor

Cria município de Guanumbi (12 mil) Buíque Claudiano Martins Filho (PSDB)

Cria município de Rainha Izabel (10 mil) Bom Conselho Claudiano Martins Filho

Cria município de Fátima (10 mil) Flores Claudiano Martins Filho

Cria município de Negras (7,6 mil) Itaíba Claudiano Martins Filho

Cria município de Curral Novo (7,4 mil) Águas Belas Claudiano Martins Filho

Cria município de São Domingos (13,2 mil) Buíque Henrique Queiroz (PR)

Cria município de Laje Grande (10 mil) Catende Henrique Queiroz

Cria município de Apoti (4,8 mil) Glória de Goitá Henrique Queiroz

Cria município de Bonança (15 mil) Moreno Henrique Queiroz


Cria município de Vermelhos* Lagoa Grande Odacy Amorim (PT)

Cria município de Barra de São Pedro (12 mil) Ouricuri Odacy Amorim 

Cria município de Rajada (9,3 mil) Petrolina Odacy Amorim 

Cria município de Cavaleiro (120 mil) Jaboatão Odacy Amorim

Cria município do Carmo (5,3 mil) São José do Belmonte Sebastião Oliveira (PR)

Cria município de Bom Nome (5,5 mil) São José do Belmonte Sebastião Oliveira

Cria município de Serrolândia (10, 1 mil) Ipubi Raimundo Pimentel PSB)

Cria município de Nascente (11 mil) Araripina Raimundo Pimentel

Cria municípío de Claranã (9,5 mil) Bodocó Raimundo Pimentel

Cria município de Pão de Açúcar* (9,5 mil) Taquaritinga do Norte Edson Vieira (PSDB)

Cria município de São Domingos (18,2 mil) Brejo da Madre de Deus Edson Vieira

Cria município de Ponte dos Carvalhos (75mil) Cabo Everaldo Cabral (PP)

Cria município de Ponta de Pedras (8,8 mil) Goiana Everaldo Cabral

Cria município de Cruz de Rebouças (45 mil) Igarassu Antônio Moraes (PSDB)

Cria município de Nossa Senhora do Ó (15 mil) Ipojuca Antônio Moraes 

Cria município de Ibitiranga (8 mil) Carnaíba Angêlo Ferreira (PSB)

Cria município de Jabitacá (4,4 mil) Iguaraci Ângelo Ferreira

Cria município de Jaboatão Jaboatão dos Guararapes Eduardo Porto (PSDB)

Cria município de Ibiranga (10 mil) Itambé Diogo Moraes (PSB)

Cria município de Cruzes (8 mil) Panelas Clodoaldo Magalhães (PSB)

Cria município de Frexeiras (10 mil) Escada Aglailson Júnior (PSB)

Cria município de Ameixas (8,4 mil) Cumaru Eriberto Medeiros (PTC)

Cria município de Izacolândia (12,5 mil) Petrolina Isabel Cristina (PT)

Cria município de Caraibeiras (9,3 mil) Tacaratu Aluísio Lessa (PSB)


Fonte: Assembleia Legislativa. 
OBS: A população foi estimada na maioria dos projetos apresentados. A reportagem não encontrou informações sobre a população do distrito de Vermelhos, em Iguaraci.

Pernambuco.com

Pernambuco terá R$ 470 milhões para obras de saneamento

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) conseguiu a aprovação de seis projetos de saneamento, avaliados em R$ 470 milhões, na 4ª seleção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), anunciada nessa quinta-feira (24) pelo Ministério das Cidades. 

Pernambuco teve quatro projetos de esgotamento sanitário e dois de abastecimento de água aprovados. Com as obras, serão beneficiadas as cidades de Arcoverde, Serra Talhada, Garanhuns, Timbaúba, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, todas as intervenções fazem parte do maior programa de investimentos já realizado pela companhia. Os financiamentos serão assinados em 2014.

Pernambuco.com

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Trabalhadores da construção civil em Pernambuco entram em greve segunda-feira

Quase 60 mil trabalhadores da construção civil pernambucana vão cruzar os braços na próxima segunda-feira (28). A decisão foi tomada na noite de quarta-feira (23), em assembleia da categoria. Eles querem reajuste de 18%, mas os patrões oferecem 5,7%.

De acordo com a presidente do O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Pesada  (Marreta), Dulcilene Morais, a greve só não começa nesta quinta (24) por causa da comunicação obrigatória de 48 horas que a legislação exige. Todas as obras da base do sindicato serão atingidas, inclusive no Interior do Estado. Somente em Boa Viagem são 258 construções.

Na mesma assembleia, os trabalhadores também decidiram paralisar, a partir das 7h desta quinta, a obra onde o servente de pedreiro Edvaldo Maxiliano Figueira, 25 anos, foi atingido na cabeça por um instrumento que caiu do 16º andar.

"O Ministério do Trabalho ainda não foi embargar a obra e o rapaz está em estado grave no Hospital da Restauração. Já denunciamos essa obra mais de 20 vezes. Além disso, a empresa quer mascarar o acidente e responsabilizar o trabalhador, alegando que ele estava em uma área de risco por livre e espontânea vontade", afirmou Dulcilene Morais.

A respeito da greve, a presidente do sindicato disse que os patrões também negaram vale compras, hora extra 100% aos sábados e querem reduzir o valor da hora extra de 70% para 50%. "Eles também sugeriram que o próprio trabalhador pague a passagem quando precisar se deslocar para o serviço na capital", relatou.

A assessoria de comunicação do Ministério do Trabalho e Emprego em Pernambuco informou que uma dupla de fiscais do órgão deverá comparecer à obra de Boa Viagem, na manhã desta quinta, para fazer uma vistoria no local.

Ainda de acordo com a assessoria, o lugar recebeu, este ano, 16 autos de infração do Ministério, por descumprir normas de segurança e de saúde do trabalhador, e já foi embargada duas vezes, o que significa que ela paralisou as atividades completamente nas duas ocasiões, sendo a última vez em setembro.

Pernambuco.com

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Propostas de criação de novos municípios em Pernambuco deverão ser estudadas em breve

Os deputados estaduais saíram nesta terça-feira na defesa da criação de novos municípios em Pernambuco durante audiência que aconteceu depois da reunião Plenária na Assembleia Legislativa para receber das comissões emancipalistas um documento solicitando a realização dos estudos de viabilidade municipal (EVM). Antônio Moraes (PSDB) defende três projetos na Casa e disse que "é muito fácil dizer que é farra de emancipação, mas que agora existem critérios” segundo a lei aprovada no Senado há uma semana e que regula a criação de novas cidades. Estavam presentes 17 deputados e, segundo eles, a maioria da Casa está a favor da causa. A matéria aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff para ser encaminhada às casas legislativas

O abaixo assinado foi entregue na Assembleia por representantes de 11 distritos e depois será também encaminhado ao governador Eduardo Campos pela Comissão de Negócios Municipais. Segundo o vereador de Carpina João Dias, coordenador das comissões de emancipação, o presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), prometeu que depois de sancionada a lei pela presidente, em 10 dias, as propostas serão estudadas. Marcantônio Dourado (PSB), integrante da Mesa Diretora, endossou a promessa do presidente da Assembleia e falou em nome das emancipações. "Não acredito que emancipar é dividir pobreza, mas sim dividir riqueza. Quando emancipa, o distrito cresce”, defendeu e lembrou: “temos que tomar cuidado com aqueles que querem lutar contra”.

O vice-presidente da Comissão de Negócios Municipais, Odacy Amorim (PT), avaliou a reunião como muito importante e vê a nova lei de forma positiva. “É uma lei justa com critérios rigorosos e vamos discutir bem as estratégias da Assembleia para caminhar com os projetos”.

Entre os distritos que vislumbram a emancipação três têm uma estratégia diferente que é a fusão entre as regiões. Dentro deste grupo, para conseguir um maior número de habitantes e justificar a viabilidade econômica estão Nascente e Gerlelim, que juntos formam 10.995 habitantes e são da base do município de Araripina; Barra de São Pedro e mais 5 povoados (Jabotá, Extrema, Fidel, Passagem das Pedras e Casa Branca), que somados chegam a 13.000 habitantes e fazem parte da base do município de Ouricuri. Segundo João Dias, os dois postulantes já têm as assinaturas que fazem 20% de cada região, só faltando os casos serem estudados e aprovados pela Casa e seguirem para plebiscito nas eleições de 2014. O outro caso é o de Cavaleiro dos Curados, cuja soma de habitantes chegaria a 200 mil, segundo o coordenador do grupo que pertence a Jaboatão dos Guararapes.

O próximo passo da Assembleia é estabelecer como será realizado o estudo de viabilidade econômica dos pedidos. Marcantônio Dourado frisou que o plebiscito tem que ser convocado pela Assembleia para poder ser votado nas eleições e a expectativa é que seja realizado o mais rápido possível dentro dos critérios exigidos pela lei recém aprovada.

Apesar da animação de ambos os lados com os projetos, Antônio Moraes fez questão de lembrar para não se criar falsas expectativas diante dos critérios rigorosos da lei.

Pernambuco.com

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Petistas querem projeto próprio para 2014 em Pernambuco

Os principais candidatos a presidente estadual do PT, em Pernambuco, defendem candidatura própria para o governo do estado. Um dia depois de oficializarem o desembarque do governo de Eduardo Campos, entre os petistas reina a sensação de que é preciso urgência na construção de palanque para a presidente Dilma Rousseff, que no próximo ano tentará a reeleição, tendo o socialista como adversário. 

Nesta terça-feira à noite, durante debate entre os candidatos a presidente do partido, no Processo de Eleição Direta (PED) da sigla, todos foram unânimes em dizer que a primeira opção será um projeto próprio de poder. 

“Não podemos ficar aplaudindo a tudo e unidos apenas em torno da discussão se vamos ou não nos aliar ao PTB (de Armando Monteiro)”, disse a deputada estadual Teresa Leitão.

A opinião foi compartilhada por Bruno Ribeiro e Edmilson Menezes. Ambos, inclusive, ressaltaram que as críticas feitas pelo governador Eduardo Campos à gestão da presidente Dilma o coloca no campo da oposição. Eles reconheceram, no entanto, que sem unidade não vão conseguir ir muito longe. “Não vamos nos encontrar com a sociedade se continuarmos assim. Não vamos deixar que o partido saia menor”, disse Ribeiro. 

Os postulantes reforçaram o dever de cada um defender o legado das administrações petistas ao longo dos últimos 10 anos. De acordo com Bruno, o partido tem o dever de mostrar que as ações creditadas ao governo Eduardo Campos no estado só foram possíveis com o apoio do PT. O que ele (Eduardo) fez foi porque Lula e Dilma garantiram que ele fizesse. Precisamos mostrar à sociedade que o que ele fez foi com as mãos do PT e o que ele não fez a gente vai fazer”, prometeu.

Para Teresa Leitão está claro que o PSB não está no campo de aliança com o PT. “O candidato dele não será Dilma. Além de candidatura própria em 2014, defendo que a gente se prepare para uma das eleições mais difíceis. É preciso definir a tática eleitoral. Temos que nos preparar para a eleição de 2016. Segundo Edmilson Menezes, o PT nunca deveria ter entrado na aliança com o PSB porque o partido nunca foi respeitado pelos socialistas. “É um governo que privatiza, que não investe em educação. É um governo da maquiagem. Para ele, uma aliança com o PTB no estado está fora de cogitação. 

Ao falar sobre o modelo atual do PED, os três candidatos confirmaram que o sistema de eleição direta do partido precisa de ajustes. Num tom radical, Edmilson defendeu sua extinção. ”Vamos acabar como PED antes que ele acabe com o PT”, destacou.

Na avaliação de Bruno Ribeiro, o PT precisa se unir em torno de sua preservação para acabar com a autofagia e colocar um ponto final nos ressentimentos. “Não deixarei que o partido saia menor no PED. Não vou entrar neste debate de mágoas. Ninguém aguenta o PT assim”, crtiticou. 

A deputada Teresa Leitão também defendeu uma revisão do formato atual. “O PED tem que ser revisto. O modus operandis do PT traz uma forma de relacionamento difícil”, alertou.

Pernambuco.com

terça-feira, 22 de outubro de 2013

PT decide entregar cargos que ocupa no Governo de Pernambuco

Segundo o deputado federal Pedro Eugênio, presidente do PT em Pernambuco, será solicitada uma audiência com o governador Eduardo Campos ainda nesta segunda-feira para comunicar a decisão.  Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A PressApós várias horas de reunião neste domingo, o Diretório Estadual do PT em Pernambuco decidiu entregar os cargos que o partido ocupa atualmente nas administrações do Governo de Pernambuco e nas prefeituras do Recife e de Paulista. No caso dos demais municípios, a orientação é que os diretórios municipais comuniquem os casos, que serão analisados individualmente pela direção executiva estadual do partido. Segundo o deputado federal Pedro Eugênio, presidente do PT em Pernambuco, será solicitada uma audiência com o governador Eduardo Campos ainda nesta segunda-feira para comunicar a decisão. O parlamentar explicou que o rompimento tem relação direta com o distanciamento político entre o PT e o governador Eduardo Campos – pré-candidato à Presidência da República e que atualmente vem tecendo críticas à gestão da presidente Dilma Rousseff.

Ainda de acordo com Pedro Eugênio, a decisão de entregar os cargos deve ser seguida por todos; quem não obedecer poderá ser expulso do partido. Já o posicionamento do PT na Assembléia Legislativa, segundo o deputado federal, será de independência, votando os projetos que forem benéficos para a sociedade, disse o deputado.

Mais cedo, o grupo liderado pela deputada estadual Teresa Leitão, do qual também faz parte o ex-prefeito do Recife João da Costa, abandonou a reunião do diretório, alegando não haver espaço para um debate aprofundado sobre os rumos da legenda. A reunião de hoje deveria discutir, além da entrega dos cargos, o processo eleitoral interno do Partido dos Trabalhadores (PED). Teresa Leitão deve concorrer com Bruno Ribeiro pelo comando da legenda em Pernambuco.

Leia na íntegra a a nota divulgada pelo PT de Pernambuco no final da tarde deste domingo:
 O Diretório Regional do PT-PE, em reunião extraordinária realizada no dia 20.10.13, adotou as seguintes DECISÕES :

1 - a imediata saída dos nossos militantes e dirigentes dos cargos ocupados, a qualquer título, no Governo Estadual e nas prefeituras, nas quais candidatos do PSB disputaram com os do PT, como Recife e Paulista. A medida é fundamental para garantir a autonomia e a liberdade de ação do PT na conjuntura estadual;

2 - nos demais municípios, onde as eleições foram disputadas em alianças com o PSB, delegamos aos nossos dirigentes locais a tarefa de decidir, em primeira instância, como nos comportaremos, tendo como norte o compromisso com a reeleição da presidenta Dilma e com o palanque estadual a ser construído pelo PT, mantendo-se a Executiva Estadual informada das referidas decisões, cabendo à esta convocar o Diretório Regional caso seja necessário;

3 - defender o legado dos   governos do PT e seus aliados no Brasil e iniciar imediatamente as movimentações em todo o Estado nesse sentido;

4 - por fim, ampliar o fortalecimento do PT no nosso Estado e a definição de uma tática eleitoral que una o partido visando a eleição estadual de 2014, tendo como compromissos estratégicos a reeleição da presidenta Dilma e a construção de alternativa, inclusive própria, para o Governo pernambucano, sintonizado com as novas demandas da sociedade.
Pernambuco.com

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Polícia Civil de Pernambuco vai entregar intimações pelos Correios

A Polícia Civil de Pernambuco apresenta nesta segunda-feira, às 9h, na Delegacia de Boa Viagem, o projeto piloto para a nova sistemática de intimações no estado. Trata-se de um contrato de prestação de serviço com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que, a partir de agora, ficará a responsável pela entrega das intimações policiais.
O projeto piloto faz parte do Programa de Modernização da Polícia Civil e deverá agilizar o serviço e otimizar os recursos humanos e materiais.  A princípio, será contemplada a Delegacia de Boa Viagem. A intenção da polícia é de abranger  todas  as delegacias da Capital e Região Metropolitana.
Cerca de 330 intimações são expedidas por mês pela Delegacia de Boa Viagem. Com a intimação enviada através dos Correios, a Polícia Civil pretende dar mais celeridade e qualidade na atividade da polícia judiciária, além de proporcionar o bem-estar do cidadão. A economia dos recursos humanos e materiais será de mais de 72%.

Pernambuco.com

domingo, 20 de outubro de 2013

Saiba o que muda em Pernambuco com o horário de verão, que começa na madrugada deste domingo

O horário de verão começa na madrugada deste domingo. Para a alegria de muitos e a tristeza de outros tantos. Vai ser igualzinho ao ano passado, já que nenhum estado pediu para entrar ou sair. A gente não tem de mexer no relógio, mas o pessoal das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste vai viver uma hora na nossa frente até 16 de fevereiro de 2014. Mas mesmo sem a necessidade de adiantar as horas por aqui, algumas coisas mudam. E não é só o horário da TV.

As agências bancárias que não estão localizadas no Grande Recife, por exemplo, deverão abrir e fechar uma hora mais cedo. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a medida é empregada para não prejudicar a compensação de documentos. O horário de funcionamento das agências para atendimento ao público só continua entre 10h e 16h no Recife, em Abreu e Lima, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.

Concurseiros queridos, o horário das provas dos concursos públicos federais também muda. Os candidatos que farão provas em lugares onde não há horário de verão terão de se guiar pelo de Brasília. Se o “horário de Brasília” for 8h, a prova começará aqui às 7h. Vamos a um exemplo: o concurso da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) para 183 vagas em cargos de nível médio, técnico e superior.

As provas serão aplicadas no Recife e em Brasília, Fortaleza, João Pessoa e São Paulo. O horário de início é 9h “de Brasília”. Portanto, quem estiver nas capitais pernambucana, cearense e paraibana começa a responder as questões às 8h. Outro concurso com “horário de Brasília” é o do Banco Central. A seleção com 500 vagas de técnico e analista terá provas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. 

Quem comprou passagem aérea para viajar durante este período deve confirmar a hora do voo com a companhia. Pode ser que o horário no seu e-ticket esteja certinho. Pode ser que não. Na dúvida… Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), se o passageiro não se apresentar no aeroporto no horário estipulado pela companhia, ela pode recusar o embarque. A expectativa do Operador Nacional do Sistema (ONS) é de uma economia de R$ 400 bilhões com o horário do verão.

Veja algumas curiosidades sobre o horário de verão. Estão no Guia dos Curiosos:


Quem teve a ideia do primeiro horário de verão foi o norte-americano Benjamin Franklin, em 1784, para economizar velas. Mas só “pegou” durante a I Guerra Mundial. A Alemanha foi o primeiro país a adotar a medida, em 1916

Entrou em vigor pela primeira vez no Brasil entre 3 de outubro de 1931 e 31 de março de 1932, por iniciativa de Getúlio Vargas. Foi batizado de Horário de Economia de Luz no Verão. Valia para todo o território nacional

Começou a vigorar ininterruptamente no país em 1985, por conta de uma queda nos reservatórios de água das usinas hidrelétricas. Começa sempre em um domingo para que (dia não útil) para que a população consiga ajustar seu relógio biológico

Nos Estados Unidos, o horário de verão é DST. Calma, calma. Não precisa usar camisinha. Ele não tem nada a ver com doença sexualmente transmissível. É a sigla para daylight saving time

Pernambuco.com

sábado, 19 de outubro de 2013

Policiais civis de Pernambuco farão paralisações de 24 horas

Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (17), os policiais civis de Pernambuco decidiram promover paralisações de 24 horas em alguns setores da instituição. A primeira será no próximo dia 23 no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), das 8h da manhã até às 8h do dia seguinte. No dia 25, os profissionais do Complexo de Prazeres cruzam os braços.

Uma comissão com 10 policiais, integrantes da diretoria do sindicato da categoria e representantes das entidades de classe vai decidir os próximos pontos de paralisação. Haverá mobilização na frente das unidades nos dias parados, com carro de som e faixas.

A assembleia anterior dos policiais foi realizada no dia 26 de setembro, quando a categoria decidiu deflagrar estado de greve. De acordo com as informações da assessoria de comunicação do sindicato, as negociações com o Governo do Estado não avançaram.

O Poder Executivo propôs antecipar a progressão do Plano de Cargos e Carreiras de abril para fevereiro de 2014. A oferta não contemplou outras reivindicações da pauta dos servidores.

Eles querem a redução da distorção salarial entre o policial recém-contratado e o final de carreira, que, segundo a assessoria, está em 72%. Também reivindicam reajuste no vale-refeição, congelado há cinco anos em R$ 7, e revisão da carga de trabalho semanal, que aumentou de 30 para 44 horas. Outras queixas da categoria são: falta de efetivo e de estrutura das delegacias.

Pernambuco.com

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Petroleiros de Pernambuco aderem à greve nacional

RECIFE - Cerca de 800 petroleiros de Pernambuco iniciam greve em adesão ao movimento nacional a partir da madrugada desta sexta-feira, 18. "O Campo de Libra é do povo brasileiro, o governo é apenas o seu gestor e não se sabe de nenhuma autorização do povo para o governo federal vender a área de descoberta do pré-sal", afirmou o coordenador do Sindicato estadual da categoria (Sindpetro-PE), Marcos Aurélio Monteiro da Silva.
Sindicalistas ligados às principais centrais sindicais e ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) participaram de um ato em apoio aos petroleiros em frente ao prédio onde se localizam escritórios da Petrobras, no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife. Com cartazes, defenderam que a exploração do pré-sal seja feita exclusivamente pela estatal brasileira, além de se posicionarem contra o Projeto de Lei 4330, que permite a terceirização de qualquer atividade.
No Estado, os petroleiros trabalham na Petroquímica Suape, no terminal aquaviário da Transpetro e na Refinaria Abreu e Lima, todos localizados no complexo industrial e portuário de Suape, na região metropolitana do Recife. A refinaria ainda está em construção, mas operadores acompanham a obra. 
ANGELA LACERDA - Agencia Estado
Estadão.com.br

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Pernambuco tem melhor geração de emprego em três anos

No estado, foram gerados 29,9 mil vagas com carteira assinada, resultado que só perdeu para São Paulo, que criou
45,2 mil postos. Foto: Arquivo/DP/D.A PressA geração de empregos em setembro teve o melhor resultado desde abril deste ano, com a criação de mais de 211 mil postos de trabalho formal, e Pernambuco ocupou o segundo lugar em geração de postos de trabalho no país. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira (16) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o saldo do mês passado foi o melhor para o período dos últimos três anos. No estado, foram gerados 29,9 mil vagas com carteira assinada, resultado que só perdeu para São Paulo, que criou
45,2 mil postos.

O bom resultado em Pernambuco deve ser atribuído principalmente aos setores da Indústria de Transformação (18.633 postos), da Agropecuária (5.464 postos), da Construção Civil (2.673 postos) e dos Serviços (1.880 postos). O ranking das cidades que despontaram com o maior número de oportunidades é liderado por Petrolina (3.318 empregos) e seguido por Ipojuca (2.362), Igarassu (2.190), Goiana (2.177) e Recife (2.148), segundo o levantamento (confira a pesquisa completa aqui).

O superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, André Luiz Negromonte, pontua a recuperação do estado como um todo. “A indústria foi a maior concentração de contratações, mas o incremento que a safra de cana-de-açúcar proporcionou merece destaque”, citou. Sobre o fato de Petrolina liderar o ranking, Negromonte comenta. “A cidade não está nos melhores volumes de investimentos industriais ou canavieiros. Isso mostra que outros setores também são representativos, como a construção civil”, complementou.  

Nacionalmente, a mão de obra adicional em setembro foi o resultado de aproximadamente 1,8 milhão de admissões e 1,6 milhão de demissões em todo o país. O mês foi o segundo consecutivo de crescimento, apontou o MTE. Em julho havia sido registrado o pior resultado para o mês desde 2003, com 61,6 mil novas vagas. Desde maio, o Caged vinha constatando ritmo mais lento da geração de postos no mercado de trabalho.

O único estado em que houve fechamento de vagas foi Rondônia, com menos 72 postos de trabalho. O Acre foi o segundo com o pior desempenho (268 postos), seguido pelo Piauí (379).

Conforme os dados do Caged, de janeiro a setembro deste ano houve aumento real de 2,2% nos salários de admissão – de R$ 1.076 para R$ 1.100, aproximadamente.

 (Reprodução/MTE)

Pernambuco.com