sábado, 7 de dezembro de 2013

Detran Pernambuco suspende parte dos serviços neste fim de semana

Os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) que precisam utilizar o sistema online serão suspensos, a partir das 11h deste sábado (7), para realização de um upgrade no banco de dados do órgão. Por este motivo, os menus do site estarão desativados durante a atualização. O Detran espera que tudo esteja normalizado na segunda-feira (9).
Consulta de débitos e de veículos recolhidos, agendamento de testes para habilitação e requerimento da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão entre os principais serviços que estarão indisponíveis ao público. "O upgrade é algo que fazemos todo ano, mas sempre nos fins de semana para prejudicar o mínimo possível o atendimento. Como não dá para fazer tudo em um dia, escolhemos o sábado e domingo. O objetivo é que o funcionamento na segunda seja normal", informou a assessoria de imprensa do órgão.
As unidades do Detran nos shoppings, que abrem aos sábados, vão continuar realizando a entrega de documentos e retirando dúvidas do público. Em condições normais, esses postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e das 9h às 15h, aos sábados. Nos Expressos Cidadão, o horário varia, mas podem se consultados através deste link.
Confira lista dos serviços suspensos neste fim de semana:
Veículos
Consultar de débitos
Restituição de Taxa
Solicitação de Serviços de Veículos
Emissão do DAE Avulso (Taxas, IPVA, Multas, etc)
Consultar Veículos Recolhidos (Depósito Detran-PE)
Boleto de Licenciamento por CNPJ
Extrato Geral e Extrato Detalhado
Habilitação
CNH Definitiva
Segunda Via da CNH
PD - Permissão Internacional para Dirigir
Consulta de Pontuação
Junta Especial de Saúde
Agendar exame teórico ou prático para 1º habilitação/reteste
G1

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Católica de Pernambuco conclui inscrições do Processo Seletivo 2014/1

Serão encerradas nesta sexta-feira, 6 de dezembro, as inscrições para o Processo Seletivo 2014/1 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Elas iniciaram em 1º de novembro. Estão sendo disponibilizadas 3.080 vagas em 31 cursos.
A taxa é de R$ 100, mas estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas ganham desconto e pagam R$ 50. No entanto, eles precisam fazer o pagamento na tesouraria da universidade, apresentando o histórico escolar para comprovar.
Duas formas de ingresso são ofertadas: o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 ou 2013 e as provas tradicionais. Contudo, uma novidade desta seleção é que mesmo aqueles que optarem pela nota do Enem precisarão fazer a redação do vestibular.
Outra inovação deste processo seletivo é que a universidade concederá bolsas de até 100% para os cursos de licenciatura e de até 50% para as demais graduações. Porém, os interessados precisam atender aos requisitos socioeconômicos e acadêmicos solicitados. Há limite para as bolsas.
Vestibular
Na próxima quarta-feira, 11 de dezembro, será publicado o Cartão de Inscrição, com os locais das provas do dia 14 seguinte. A partir destes exames, cada disciplina terá cinco questões de múltipla escolha, ao invés de quatro. Por isso o horário está maior e será das 8h às 13h30.
Em 20 de dezembro sai o resultado final, com matrícula entre 6 e 9 de janeiro de 2014. A segunda chamada será liberada no dia seguinte, 10, com registro acadêmico entre os dias 13 e 15. Mais noManual do Candidato, pelo telefone (81) 2119-4143 ou através do e-mail coave@unicap.br.

http://r7.com/

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Alunos desocupam reitoria da Federal de Pernambuco

Alunos desocuparam a reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na madrugada desta quinta-feira, 05, após negociação com a polícia. De acordo com nota do grupo nas redes sociais, parte dos manifestantes se dirigiram para o Centro de Educação da universidade.

Segundo os estudantes, a decisão de saída foi tomada pensando na segurança dos participantes do protesto. Eles ocupavam a universidade desde o final de outubro para manifestar contra o "autoritarismo da reitoria" e a privatização do Hospital das Clínicas.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Turismo de Pernambuco premiado nacionalmente

O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, e o presidente da Empetur, André Correia, serão agraciados, na próxima quinta-feira (05), com o prêmio de Personalidade do Turismo 2013. A Empetur foi eleita uma das melhores instituições do setor.

A premiação será no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. A iniciativa é do Mercado & Eventos e Folha do Turismo. 

A votação foi online e Pernambuco foi um dos poucos representantes do setor público.

Pernambuco.com

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Matrículas online na rede estadual de Pernambuco terminam nesta terça (3)

Mais de 170 mil vagas estão sendo oferecidas pela Secretaria de Educação.
Quem perder o prazo terá que esperar até sábado (7) para se matricular.

Alunos novatos têm até esta terça-feira (3) para se matricularem na rede estadual de Pernambuco. O processo é feito no site da Secretaria de Educação. Foram disponibilizadas 172.645 vagas nas escolas regulares, integrais e semi-integrais públicas.
Interessados podem escolher a ordem de preferência das unidades oferecidas, sendo comunicados por telefone sobre a realização da matrícula e quais procedimentos necessários para a sua efetivação na escola selecionada. Quem não realizar sua inscrição até esta terça terá que esperar até 7 de dezembro, quando o processo será feito pela central de atendimento telefônico (0800-286-0086). Esta etapa será encerrada em 30 de dezembro.
Para os estudantes vindos da rede municipal ou estadual, a matrícula é automática e o prazo de efetivação é de 6 a 10 de janeiro de 2014. Os alunos que optarem por mudar de escola terão que, durante a confirmação, apresentar a certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, cartão de vacinação (para o ensino fundamental apenas) e comprovante de residência com CEP.
As aulas da rede estadual de ensino estão marcadas para começar em 5 de fevereiro de 2014.
G1

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Oitocentas pessoas driblam o cadastramento todas as semanas

Em Pernambuco, mais de 2,2 milhões de eleitores devem fazer o recadastramento na Justiça Eleitoral. Foto: Elisa Jacques/Esp.DP/D.A Press  (Elisa Jacques/Esp.DP/D.A Press )Faltando menos de cinco meses para a conclusão do recadastramento biométrico no Recife, cerca de 8 mil eleitores ficam sem atendimento por semana. Essa informação, segundo a coordenadoria de recadastramento biométrico do Recife, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), faz parte de um levantamento feito pelo órgão, nesta semana, que apontou um aumento de 30% de eleitores faltosos nos postos da biometria. De acordo com o TRE, este tem sido o maior registro de não comparecimento desde o início do ano e, se continuar, pode congestionar o processo de finalização do cadastramento previto na cidade para 22 de março de 2014.

 O motivo, de acordo com o TRE, pode estar nas festas de fim de ano e no período de férias escolares e de trabalho. “Estamos com uma capacidade de atendimento de 35 mil eleitores por semana, mas estão sobrando 4 mil vagas sem agendamento. E dos 31 mil agendados, ainda faltam 4 mil eleitores, totalizando 8 mil por semana que ficam sem atendimento. Achamos que o período de festas e férias pode ser responsável por isso, mas as pessoas não podem esquecer do compromisso”, afirma a coordenadora da revisão de cadastro biométrico do TRE, Raquel Salazar. 

De acordo com a coordenadora, à exceção dos postos do Fundão e Rio Mar, todos os outros têm uma taxa de não comparecimento que varia de 5% a 20 %, sendo os maiores no shows nos postos da Universidade Federal de Pernambuco e no Juizado Especial da Imbiribeira, seguidos da Câmara dos Vereadores, o posto do TRE na Avenida Rui Barbosa e o do TJPE Joana Bezerra. Os postos do Fundão, Rio Mar, Rui Barbosa e CAEC- Forte das Cinco Pontas têm estendido o funcionamento de segunda-feira a sábado para tentar atender o maior número de eleitores no tempo previsto, mas os dados de não comparecimento representaram uma acentuada queda na presença dos eleitores. 

Para reverter a situação, o TRE pretende aumentar a quantidade e a diversidade de propaganda para atingir a população e convocá-la com mais frequência antes de estourar o prazo. “Estamos fazendo alertas no site e nas rádios. Queremos minimizar o problema com o reforço de anúncios, mas os eleitores que marcam o agendamento precisam ter o comprometimento de comparecer para não prejudicar os outros”, alerta Raquel. “As pessoas que realmente não puderem comparecer devem cancelar o agendamento pela internet ou telefone e refazer no dia e horário em que puder efetivar o cadastro”, completa.

Pernambuco.com

domingo, 1 de dezembro de 2013

Começam provas do vestibular do IFPE

Os 34.058 feras inscritos no vestibular do IFPE disputam neste domingo as 5.083 vagas de cursos técnicos e 946 vagas de cursos superiores oferecidas pelo instituto. A prova será aplicada às 9h. Os concorrentes devem comparecer com documento de identificação, caneta esferográfica preta ou azul e cartão de inscrição.

Nove linhas de ônibus que atendem ao campus da instituição foram reforçadas. Ao todo, 71 veículos circularão realizando 565 viagens das 7h às 13h, totalizando 81 viagens a mais que um domingo normal.

A prova terá duração de três horas para os cursos técnicos e de quatro horas para os cursos superiores. Ela será aplicada em 72 escolas espalhadas por Pernambuco, nas cidades onde o IFPE possui campus. Desse total, 39 unidades estão localizadas no Recife. Os candidatos aos cursos superiores terão que fazer uma redação, além de responder 50 questões. Já os que tentam uma vaga de curso técnico responderão 30 questões, segundo informou o presidente da comissão do vestibular 2014, Marco Maciel.

Pernambuco.com