domingo, 15 de janeiro de 2012

A Verdadeira Historia do TITANIC

http://www.youtube.com/watch?v=_4gGKmzLwtM
http://www.youtube.com/watch?v=Gi1Vs_xi8_0&feature=related

O "Titanic" em Belfast, 2 de Abril de 1912.
O ano era 1900 e Hans passava o comando da White Star Line
para Bruce Ismay, filho do fundador cujo maior sonho era levar a
empresa ao título de maior companhia de navegação do mundo e para isso
gastaria o que fosse necessário. A White Star Line era uma
companhia nova no mercado do transporte de passageiros e não era,
digamos, boa nesse ramo. Os seus navios eram de baixa qualidade e a
maioria naufragava, coisa que não acontecia com os da Cunard Line,
sua principal concorrente e possuidora do RMS Mauretânia e RMS
Lusitânia, os navios mais rápidos durante 20 anos. Bruce Ismay, com o
firme propósito de concorrer em igualdade com a Cunard, decide construir um trio de navios inigualáveis: O Olympic, o Titanic e o Britannic. Os três navios começaram a ser construídos nos estaleiros da Harland and Wolff, na Irlanda.
O Olympic foi o primeiro a ficar pronto, em 1911, visando luxo e comodidade, seguido pelo Titanic em 1912 e pelo Britannic em 1915. A White Star Line pretendia que estes navios fossem os melhores em luxo e exuberância da época e para isso estava disposta a abrir mão da Blue Ribbon, a tão cobiçada Fita Azul
que era entregue ao navio mais rápido, pois a empresa alegava que o
conforto de seus navios não seria agradável se fossem velozes demais. O
Titanic foi terminado depois do Olympic e os dez meses que se seguiram
serviram para instalação do maquinário e da decoração do interior. O
Titanic possuía 16 compartimentos estanques com portas
electromagnéticas que poderiam ser fechadas com o apertar de um botão na ponte de comando, isso o deu a fama de "Inafundável" [2].
Mas os tais compartimentos tinham aberturas no topo e serviam para
ventilação. Essas aberturas fizeram com que a água sobrepusesse o
compartimento alagado, inundando rápidamente o seguinte a medida que o
navio inclinava.
Além destas falhas técnicas, o ferro usado na construção não era dos
melhores, pois se fosse de boa qualidade o navio não teria se partido
em dois e o choque com o iceberg não teria feito tantos estragos. Além
de que não haviam botes suficientes, pois no projeto original deveriam
ter 64 (suficiente para alojar comodamente as 3000 pessoas que o navio
podia transportar mas o número foi reduzido a 16 botes e 4 botes
desmontáveis. As leis inglesas permitiam que com o comprimento de 100
metros e 1500 pessoas e com mais de 10 mil toneladas entre passageiros
e tripulação os navios levassem somente 16 botes. A White Star Line e a Cunard
construíram navios com mais de 200 metros e cada um com capacidade para
alojar até 3000 pessoas, significando que 16 botes não eram
suficientes, mesmo assim o navio levava 20 botes.O Titanic, era, na sua época um luxuoso palácio flutuante. A ideia
era fazer os ricos sentirem-se em casa. O navio, com capacidade para
3000 pessoas, tinha três classes: a primeira classe, destinada a ricos
milionários; a segunda, destinada a classe média e a terceira,
destinada a pessoas com poucos recursos, especialmete imigrantes.
Descrição de cada classe:


you tube

Nenhum comentário: