domingo, 7 de outubro de 2012

Seis milhões de eleitores vão às urnas em Pernambuco, neste domingo


Neste domingo (07), 6.498.122 pernambucanos devem ir às urnas para escolher os novos prefeitos nas 184 cidades do estado - ao todo, são 525 candidatos a prefeito e 15.936 pessoas na disputa por 2.064 vagas das câmaras municipais. Somente no Recife, são 1.169.678 eleitores.
As últimas pesquisas de intenção de voto na capital pernambucana mostram cenários distintos: segundo o levantamento do Datafolha divulgado no último sábado (06), há chances de segundo turno, mas o Ibope aponta vitória de Geraldo Julio (PSB) ainda neste domingo.
Os números da sexta pesquisa Datafolha, divulgada no sábado (6), mostram o socialista com 46% dos votos válidos, seguido por Daniel Coelho (PSDB), com 26%; Humberto Costa (PT), com 21%; e Mendonça (DEM), com 4%. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S. Paulo", foi realizada entre os dias 5 e 6 de outubro. Foram ouvidas 1.744 pessoas e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Já o levantamento do Ibope, também baseado nos votos válidos, aponta maior vantagem do candidato do PSB: Geraldo Julio tem 54% das intenções; Daniel Coelho (PSDB), 23%; Humberto Costa (PT), 18%; e Mendonça (DEM), 4%. O levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal "Folha de Pernambuco", foi feito entre os dias 4 e 6 de outubro de 2012. Foram entrevistadas 1.106 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Votação
Entre os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas, a maioria vota pela manhã, segundo programação repassada por suas assessorias. O candidato do PSB, Geraldo Julio, vota às 9h, no Colégio Sagrada Família, na Praça de Casa Forte, Zona Norte da cdade. Daniel Coelho, do PSDB, vota na unidade do Colégio Atual que fica no bairro da Imbiribeira, às 9h30. Logo depois, às 10h, é a vez de Humberto Costa, do PT, votar no Colégio Militar do Recife, no Derby. Mendonça Filho (DEM) votará à tarde, às 15h, no Colégio Anchieta, em Boa Viagem.
Atenção, eleitor
Antes de ir para a seção, o eleitor deve estar atento aos documentos necessários: o título de eleitor, apesar de não ser obrigatório, agiliza o atendimento. Além disso, é preciso levar um documento com foto à seção - pode ser identidade, carteira de trabalho, de habilitação, certificado de reservista ou mesmo o passaporte.
O Disque-Eleitor, que atende pelo telefone 4009.9400, pode informar o local de votação, mas essa providência deve ser tomada com antecedência. Todos os prédios e locais de votação possuem, afixados, a relação dos eleitores por seção, como também dos candidatos.
O Tribunal Regional Eleitoral informa ainda que é importante saber o número do candidato antes de entrar na seção, porque, uma vez diante da urna, não é possível se comunicar com quem está fora, nem pedir ajuda a um fiscal ou amigos para descobrir o identificador do candidato desejado.
Do G1 PE

Nenhum comentário: