terça-feira, 30 de outubro de 2012

Tempestade Sandy atinge os EUA e paralisa Nova York; 13 mortos


NOVA YORK, 30 Out (Reuters) - Sandy, uma das maiores tempestades a atingir os Estados Unidos em todos os tempos, golpeou a Costa Leste do país nesta terça-feira, provocando alagamentos com níveis recordes de água em Nova York, deixando milhões de pessoas sem luz e provocando a suspensão do transporte público na maior parte da região.
Pelo menos 13 pessoas morreram nos Estados Unidos pela passagem de Sandy, de acordo com autoridades e reportagens. Mais de 1 milhão de pessoas em 12 Estados tinham ordens de retirada de locais de risco, enquanto a tempestade gigantesca, que perdeu a força de furacão pouco antes de atingir Nova Jersey na segunda-feira, avançava do litoral para o interior.
ma empresa de previsão de desastres estimou perdas econômicas de até 20 bilhões de dólares em consequência de Sandy, apenas metade segurada.
A tempestade também desacelerou a campanha presidencial em um momento decisivo antes da votação na próxima semana e fechou os mercados dos EUA por dois dias.
Sandy, que é especialmente preocupante por causa de seus ventos de grande alcance, provocou um aumento recorde do nível da água de 4,2 metros no centro de Manhattan, bem acima do recorde anterior, de 3 metros, registrado durante o furacão Donna, em 1960, de acordo com o Serviço Nacional Meteorológico.
A água invadiu o sistema de metrô e túneis que correm sob os rios ao redor de Manhattan, despertando preocupações de que a capital financeira mundial possa ficar paralisada por dias.
Ventos com força de furacão de até 145 km/h foram registrados, de acordo com Jeffrey Tongue, meteorologista em Brookhaven, Nova York.
"Acreditamos que será uma tempestade que acontece uma única vez na vida", disse Tongue.
Photo

Nenhum comentário: