domingo, 25 de novembro de 2012

Pernambuco presente no Top 100 do Enem


Em Pernambuco, quatro colégios estão entre os cem melhores do Brasil: três são particulares e um público federal
Quatro colégios de Pernambuco garantiram lugar no ranking das 100 escolas com melhor nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. A melhor posição do Estado pertence ao Colégio Motivo, que fica em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Ele surge em 19º lugar com a média 685,89. A escola pública em destaque no Estado foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal, com 676,95. Ficou em 29º na lista nacional, encabeçada pelo Objetivo Colégio Integrado, de São Paulo. A lista com o desempenho detalhado das 10.076 instituições de ensino médio de todo o Brasil foi divulgada na tarde de ontem pelo Ministério da Educação (MEC).É a primeira vez que o Motivo atinge o topo do Enem entre os colégios pernambucanos. "Nos adequamos à preparação para o exame incentivando a leitura entre os nossos alunos. Para isso, temos um espaço chamado casa de estudos, onde há professores disponíveis para tirar as dúvidas e acompanhar os estudantes fora do horário de aula. E o Enem exige essa dedicação maior à leitura, pois é uma prova com textos longos e que exigem reflexão. Esse resultado é a colheita do nosso trabalho", comemorou o diretor da escola, Eduardo Belo.
Os outros dois colégios pernambucanos entre os 100 melhores são particulares, assim como o Motivo, e ocupam a 22ª e a 76ª posição: o Equipe e o Fazer Crescer, respectivamente. O Estado só surge novamente na lista no 185º posto, com o GGE Colégio e Curso. Uma escola do Agreste está entre as dez melhores do Estado. A média da nota dos alunos do 3º Milênio Colégio e Curso foi 617,75.
Ao todo, 342 instituições de ensino do Estado foram avaliadas no Enem 2011, das quais 228 são privadas. Entre as 114 públicas, duas são municipais (localizadas nos municípios sertanejos de Afogados da Ingazeira e Araripina), dez são federais e as demais integram a rede estadual.
As cinco melhores escolas públicas no ranking ficam na capital. Além do Colégio de Aplicação da UFPE, que em 2009 liderou o ranking estadual do Enem, figuram nessa lista, pela ordem, o Colégio Militar do Recife, a Escola do Recife da Fcap/UPE, o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Recife (IFPE) e o Colégio da Polícia Militar de Pernambuco.
REDAÇÃO
Quando se leva em consideração apenas a nota da redação, o Colégio de Aplicação da UFPE volta ao topo do ranking estadual. A média geral dos 41 alunos da instituição que se submeteram ao exame em 2011 foi de 740. O Equipe vem em seguida, com 735,81. A terceira melhor nota da redação ficou com os estudantes do Fazer Crescer (734,44). Motivo (720) e Instituto Helena Lubienska (715,45) completam a relação dos cinco melhores na produção de texto.
Por outro lado, as cinco piores médias gerais pertencem a colégios estaduais do interior. A menor foi 407,67, da Escola Nossa Senhora das Graças, em Dormentes, Sertão. Em seguida aparecem as escolas Monsenhor Luiz Sampaio (Triunfo), Leobaldo Soares da Silva (Barra de Guabiraba), Napoleão Araújo (São José do Belmonte) e Regina Pacis (Santa Cruz da Baixa Verde).

http://www.emtemporeal.com.br

Nenhum comentário: