sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Professor de geografia explica porque áreas altas são mais frias

Mapa mostra áreas de brejo de Pernambuco, onbe a altitude é maior e o clima, bem mais frio (Foto: Reprodução/TV Globo)Recife tem uma temperatura média de 25 graus, é praticamente verão o ano todo. A cidade está quase no mesmo nível do mar, a três metros de altitude, em média. No interior do estado, em alguns pontos, essa altitude aumenta e a temperatura diminui. É o caso de Serra Negra, onde a altitude é de 960 metros. O professor de geografia Kiko Santos explica por que a temperatura cai nos locais mais altos na aula do Projeto Educação desta sexta-feira (16).
No Agreste Pernambucano, há uma região de brejo, formada por 11 municípios: Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Bonito, Camocim de São Félix, Cupira, Ibirajuba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Sairé e São Joaquim do Monte. A área total é de 2.462 quilômetros quadrados. Esse tipo de formação também acontece no Sertão do estado, um exemplo é Triunfo. “É uma 'área de exceção', região mais úmida, mais fria, vegetação que não é xerófila, é encorpada, de maior porte", define Kiko Santos.
Mas por que regiões mais altas são mais frias? “Ao contrário ao que muitos pensam, o aquecimento não é feito de cima para baixo, por radiação, mas de baixo para cima, por irradiação. Os raios solares incidem diretamente, que é a radiação, as ondas curtas, e ao aquecer a superfície terrestre, ela vai irradiar calor – são os raios infravermelhos”, explica o professor. Segundo ele, com o aumento da altitude, portanto, estaremos cada vez mais distantes do foco de calor.
Estufa
Parte do calor irradiado pela superfície da terra é retido por alguns gases presentes na atmosfera. é o chamado efeito estufa. O professor de geografia ensina que o gás carbônico (CO2), o ozônio (O3) e o metano (CH4) têm uma importância muito grande para a temperatura da terra. “Embora seja sempre dito que são maléficos, têm seu lado positivo. Se não fossem esses gases, não haveria retenção do calor e a temperatura da Terra seria bem mais fria”, argumenta.
G1 Pernambuco

Nenhum comentário: