sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Paralisação nacional afeta órgãos federais em Pernambuco

Nesta sexta-feira (30), órgãos federais em Pernambuco fecharão por conta da uma paralisação de 24 horas programada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras centrais sindicais para lembrar o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação. No estado, de acordo com o Sindicato dos Servidores Federais (Sindsep-PE), não haverá expediente no Ministério da Agricultura e Trabalho, Incra, Ibama, Funai, Funasa e nas unidades da Receita Federal no Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Os serviços serão normalizados na segunda (2).

No Ministério da Agricultura, no bairro do Bongi, na Zona Oeste do Recife, servidores começam a paralisação com um café da manhã, às 9h. Depois, está previsto um ato público no local, concluindo a mobilização com um almoço, às 13h.

O Sindsep informou que servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), em greve desde julho, e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) também farão ações nesta sexta. O Hospital da Aeronáutica e a unidade da Receita Federal no Recife vão fazer uma panfletagem para explicar à população a pauta dos trabalhadores.

As centrais sindicais lutam pelo fim do fator previdenciário, pela redução da jornada de trabalho para 40 semanais sem redução de salário e querem o arquivamento do Projeto de Lei 4330, que regulamenta a terceirização, 10% do PIB para a educação, 10% do orçamento da União para a saúde, reforma agrária e política agrícola.

A Força Sindical em Pernambuco afirmou que não vai aderir à mobilização, mas um grupo de sindicalistas deve ir até a sede provisória do governo estadual, no Centro de Convenções, em Olinda. Eles vão pedir uma reunião para cobrar resposta da pauta de reivindicação entregue em ato público realizado no dia 11 de julho passado.

Ônibus na Região Metropolitana
O Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco informou que a categoria não vai paralisar as atividades. A Oposição Rodoviária disse que vai mandar os motoristas saírem das garagens e pararem enfileirados no Centro do Recife.

G1

Nenhum comentário: