quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bancários prometem parar mais de 500 agências em Pernambuco

Os bancários de todo o país iniciam, nesta quinta-feira (19), paralisação em protesto por aumento salarial. A categoria - que é representada em Pernambuco por cerca de 12 mil trabalhadores - já havia decidido iniciar a greve na última reunião da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), na semana passada. A decisão de organizar o movimento foi confirmada após a categoria ter rejeitado proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que ofereceu reajuste de 6,1%. Os trabalhadores exigem aumento de 11,93%.

Há divergências também em relação à participação nos lucros e resultados: enquanto a Fenaban oferece 90% do salário mais fixo de R$ 1.633,94, os sindicatos querem bônus de três salários acrescidos de R$ 5.553,15. Ainda não há informações sobre o grau de adesão dos trabalhadores à manifestação. 

"Queremos afetar as áreas de tecnologia e as mesas de operação, para pressionar as empresas a negociarem o mais rápido possível", afirmou Juvandia Moreira, do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Presidente do Sindicato dos Lotéricos de Pernambuco, Telma Cristina espera um aumento de 10% a 15% no movimento a partir de amanhã. Ela ressalta que os clientes que recorrerem às lotéricas podem encontrar filas porque o pagamento dos benefícios socais começou ontem. E o dos aposentados do INSS começa no próximo dia 24.

Telma lembra também que nem tudo dá para fazer numa lotérica. “A partir do próximo dia 24, a gente começa a pagar aposentados. Se o pagamento estiver bloqueado porque a pessoa não fez a prova de vida, não dá para pagar. Se bloquear a senha do cartão, a gente não pode desbloquear”, conta. Existem cerca de 350 lotéricas em Pernambuco.

Pernambuco.com

Nenhum comentário: