segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Festival de Curtas de Pernambuco abre inscrições para oficinas gratuitas

Estão abertas até o dia 22 de novembro as inscrições para três oficinas gratuitas na área de audiovisual, que integram as atividades do 15º Festival de Curtas de Pernambuco (Festcine). As aulas serão realizadas entre os dias 2 e 7 de dezembro, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby, área central do Recife

As oficinas são sobre "Mídias Móveis", sob a coordenação de Marlom Meirelles; "Realizando em 1 minuto", com Alice Gouveia; e "Como Administrar um Filme", com Isabela Cribari. Os interessados em concorrer uma vaga devem enviar e-mail para cinemafundarpe@gmail.com, informando nome completo, e-mail e telefone de contato, além uma carta de intenção (com máximo de 10 linhas) e currículo (máximo 30 linhas).
O resultado da seleção será divulgado até o dia 29 de novembro e as dúvidas podem ser tiradas pelo mesmo e-mail informado acima. Os selecionados receberão certificados de conclusão das oficinas desde que cumpram a frequência mínima de 75% das horas/aula.

Rodada de Negócios do Audiovisual
Além das oficinas, o Festcine também promove o Market.Mov - 1° Rodada de Negócios do Audiovisual, nos dias 26, 27 e 28 de novembro, na Associação Comercial de Pernambuco, que fica na Praça do Marco Zero, no Recife Antigo. As inscrições, exclusivas para empresas produtoras sediadas em Pernambuco, devem ser realizadas até segunda-feira (18) pelo site do evento.

O Market.Mov quer ampliar a inserção da produção audiovisual do estado, qualificando os agentes a usarem os instrumentos disponíveis de fomento e incentivo existentes no Brasil. O evento prevê a exposição dos chamados "palyers" ou compradores representantes de canais de televisão e empresas de distribuição, seguido de rodada de negócios desses com as empresas produtoras pernambucanas, que oferecerão seus filmes de curta, média e longas além de produtos de televisão. O material pode estar pronto ou em desenvolvimento.

Confirmaram presença os representantes dos setores de aquisições, distribuição ou coprodução dos seguintes empresas: Fox, Elo Company, Box Brazil, Sato.Co/Netflix, Canal Brasil, Synapse/Curta e TV Brasil.

Confira informações sobre cada oficina:
Oficina de Mídias Móveis
>> Ministrante: Marlom Meirelles, diretor da Eixo Audiovisual, realizador, fotógrafo e professor em projetos de iniciação em cinema.
>> Objetivo: a oficina mostra que é possível transformar ideias em obras audiovisuais sem a utilização de equipamentos profissionais, desmistificando o processo de realização. Permite que os alunos possam produzir com recursos próprios após o término das aulas, capacitando-os para a realização em formatos alternativos. Há uma abordagem sobre a democratização dos meios de produção, com ênfase nas novas mídias de filmagem.
>> Público-alvo: livre, a partir dos 15 anos. Os participantes não precisam possuir conhecimentos prévios no audiovisual.
>> Nº de vagas : 25 alunos
>> Carga Horária: 20 horas
>> Período: 2 a 7 de dezembro
>> Horário: 14h às 18h

Oficina Realizando em 1 minuto
>> Ministrante: Alice Gouveia, jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco em 1995 e técnica em direção cinematográfica tendo concluído o curso na New York Film Academy, em 1998. Também pela Universidade Católica, concluiu em 2007, o curso de especialização em Estudos Cinematográficos. Mestra em comunicação na UFPE com pesquisa na área de gênero e cinema pernambucano. Atualmente trabalha como diretora de filmes, produtora e finalizadora na produtora Oficina de Imagens e como professora efetiva do curso de cinema da Universidade Federal de Pernambuco.
>> Objetivo: a oficina visa colocar os participantes em contato com o fazer audiovisual, a partir de aulas expositivas, utilizando projeções, distribuição de apostilas com informações sobre produção audiovisual, além de exercícios práticos de realização, da produção de roteiro até a montagem. Os filmes resultantes da oficina serão postados na web e exibidos no último dia do festival.
>> Público- alvo: população em geral a partir de 16 anos.
>> Nº de vagas: 20
>> Carga Horária: 30 horas
>> Período: 2 a 7 de dezembro
>> Horário: 9h às 18h

Oficina Como Administrar um Filme
>> Ministrante: Isabela Cribari, psicóloga, produtora cultural pós-graduada em Economia da Cultura (UFRGS) e Gestão Cultural (Faculdade Cândido Mendes), coordenadora de produção, produtora executiva e documentarista. Autora e organizadora de publicações como "Nordeste feito à mão" (2010, Editora Coqueiro) e "Economia da cultura" (2009, Editora Massangana). Atuou como gestora pública federal na Fundação Joaquim Nabuco (MEC, 2003 a 2011), onde foi Diretora de Cultura. Atuou como consultora do Instituto Dragão do Mar (2001 a 2003) onde ministrou vários cursos de produção para cinema e televisão nos cursos da Escola de Realização Audiovisual. Fundou a Set Produções Audiovisuais em 1998. Atualmente, coordena projeto cultural de cinema, cultura e saúde em instituição pública em Pernambuco, mantém o site www.cinemapernambucano.com.br e coordena curso de cinema à distância, onde também é professora de curso de produção cinematográfica.
>> Objetivo: a oficina visa instrumentalizar o produtor audiovisual das necessidades, cuidados e procedimentos em todas as fases de um filme, sejam questões voltadas à direção de produção, ao platô ou à produção executiva, com ênfase na administração financeira do filme.
>> Público-alvo: Produtores, estudantes e interessados em produção audiovisual.
>> N° de vagas: 30
>> Carga Horária: 10 horas
>> Período: 6 e 7 de dezembro
>> Horário: 6/12 - das 9h às 18h30; e 7/12 - das 10h às 13h
G1

Nenhum comentário: