sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Protestos deixam a quinta-feira caótica no Recife

O dia desta quinta-feira está sendo marcado por vários protestos no Recife. As manifestações, realizadas desde o início da manhã e ainda pela tarde por comerciantes ambulantes, moradores de áreas de uso público e carroceiros, têm como alvo a administração municipal. Os atos deixaram um rastro de trânsito caótico e tensão na cidade. Conde da Boa Vista - A situação mais complicada até o momento acontece na Avenida Conde da Vista, no centro do Recife. Policiais do Batalhão de Choque entraram em confronto com ambulantes nas imediações do cruzamento com a Rua Gervásio Pires. Foram feitos disparos de balas de borracha e de bombas de gás e os manifestantes responderam atirando pedras. Houve uma dispersão em massa, permanecendo no meio da via apenas um camelô, com bandeiras do Brasil nas mãos.
A Polícia Militar enviou mais uma equipe do Batalhão de Choque, enquanto os cerca de 50 manifestantes receberam o apoio de estudantes e integrantes do Movimento Black Bloc. Houve novo confronto e os manifestantes seguiram pelas ruas da Conceição e do Hospício.
Batalhão de Choque entrou em confronto com manifestantes. Foto: Bruna Monteiro/ DP/ DA Press
Batalhão de Choque entrou em confronto com manifestantes. Foto: Bruna Monteiro/ DP/ DA Press
Um ambulante foi preso.Depois do tumulto, a via foi liberada, mas os PMs ficaram enfileirados no meio da avenida, impedindo a passagem dos veículos. Os ônibus pararam na via e os passageiros começaram a descer dos coletivos.A confusão aconteceu por volta das 14h, no momento em que os manifestantes haviam cedido e liberado duas faixas da Avenida Conde da Boa Vista. A medida foi tomada depois que uma comissão foi recebida na sede da Prefeitura do Recife.

Após a reunião, o protesto da categoria foi encerrado. Em quinze minutos de discussão, foi decidido que os comerciantes receberão uma licença provisória para atuar no cruzamento com a Rua do Hospício com a Avenida Conde da Boa Vista, próximo ao Cinema São Luiz, até o dia 30 de dezembro.

Abdias de Carvalho  
- No final da manhã, cerca de 200 carroceiros que utilizam veículos de tração animal realizam um protesto na manhã desta quinta-feira. Os manifestantes fecharam o tráfego da Avenida Abdias de Carvalho, no bairro do Bongi. O ato aconteceu nas imediações da Faculdade Estácio, antiga FIR e causa um grande congestionamento. 
 
Eles protestam contra a Lei 30/2013, que entrará em vigor em março de 2014, proibindo a circulação de veículos de tração animal e a condução de animais com cargas e trânsito montado nas ruas da cidade. A lei foi sancionada este mês pelo prefeito Geraldo Julio e também veda a realização de vaquejadas, rodeios e eventos afins no município. 
 
"Precisamos trabalhar. Essa é a nossa profissão. Como vamos sobreviver?", questionou um dos manifestamtes, Pedro José da Conceição, de 30 anos. "Estamos tentando lutar pelos nossos direitos. Essa impede os pais de família de sobreviverem. Se tem alguma coisa errada, temos que conversar", acrescentou outro manifestante, que se identificou apenas como Neno, de 38 anos.
 
Avenida Caxangá 
- Mais cedo, moradores e comerciantes da comunidade da Brasilit, fecharam o tráfego da Avenida Caxangá. No início da manhã, os manifestantes ateram fogo em pneus e pedaços de madeira, fechando a via nos dois sentidos, para protestar contra  desapropriações motivadas pelas obras de duplicação da Avenida Barão de Bonito.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade da Prefeitura do Recife, há duas semamas, uma equipe da pasta foi ao local e notificou os donos de imóveis, a maioria bares, instalados  em áreas públicas, para que retirassem os pertences antes da ação de demolição. Ainda segundo a secretaria, na sexta-feira da semana passada, foi iniciada uma operação que retirou do local seis carcaças de veículos, quatro barracas e demoliu um dos imóveis. A ação deve ser concluída ainda nesta quinta-feira.

O protesto, realizado em frente ao Caxangá Golf Clube, causou um grande congestionamento na zona oeste da cidade. A polícia observou a manifestação, enquanto agentes da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) orientaram os motoristas a utilizarem rotas alternativas.
Pernambuco.com

Nenhum comentário: