segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Oitocentas pessoas driblam o cadastramento todas as semanas

Em Pernambuco, mais de 2,2 milhões de eleitores devem fazer o recadastramento na Justiça Eleitoral. Foto: Elisa Jacques/Esp.DP/D.A Press  (Elisa Jacques/Esp.DP/D.A Press )Faltando menos de cinco meses para a conclusão do recadastramento biométrico no Recife, cerca de 8 mil eleitores ficam sem atendimento por semana. Essa informação, segundo a coordenadoria de recadastramento biométrico do Recife, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), faz parte de um levantamento feito pelo órgão, nesta semana, que apontou um aumento de 30% de eleitores faltosos nos postos da biometria. De acordo com o TRE, este tem sido o maior registro de não comparecimento desde o início do ano e, se continuar, pode congestionar o processo de finalização do cadastramento previto na cidade para 22 de março de 2014.

 O motivo, de acordo com o TRE, pode estar nas festas de fim de ano e no período de férias escolares e de trabalho. “Estamos com uma capacidade de atendimento de 35 mil eleitores por semana, mas estão sobrando 4 mil vagas sem agendamento. E dos 31 mil agendados, ainda faltam 4 mil eleitores, totalizando 8 mil por semana que ficam sem atendimento. Achamos que o período de festas e férias pode ser responsável por isso, mas as pessoas não podem esquecer do compromisso”, afirma a coordenadora da revisão de cadastro biométrico do TRE, Raquel Salazar. 

De acordo com a coordenadora, à exceção dos postos do Fundão e Rio Mar, todos os outros têm uma taxa de não comparecimento que varia de 5% a 20 %, sendo os maiores no shows nos postos da Universidade Federal de Pernambuco e no Juizado Especial da Imbiribeira, seguidos da Câmara dos Vereadores, o posto do TRE na Avenida Rui Barbosa e o do TJPE Joana Bezerra. Os postos do Fundão, Rio Mar, Rui Barbosa e CAEC- Forte das Cinco Pontas têm estendido o funcionamento de segunda-feira a sábado para tentar atender o maior número de eleitores no tempo previsto, mas os dados de não comparecimento representaram uma acentuada queda na presença dos eleitores. 

Para reverter a situação, o TRE pretende aumentar a quantidade e a diversidade de propaganda para atingir a população e convocá-la com mais frequência antes de estourar o prazo. “Estamos fazendo alertas no site e nas rádios. Queremos minimizar o problema com o reforço de anúncios, mas os eleitores que marcam o agendamento precisam ter o comprometimento de comparecer para não prejudicar os outros”, alerta Raquel. “As pessoas que realmente não puderem comparecer devem cancelar o agendamento pela internet ou telefone e refazer no dia e horário em que puder efetivar o cadastro”, completa.

Pernambuco.com

Nenhum comentário: