segunda-feira, 30 de maio de 2016

Chuvas voltam a castigar o Recife e população sofre com alagamentos

Avenida Sul apresentou os mesmo problemas de escoamento de água e ficou muito alagada. Foto: Augusto Freitas/DP

Quase um mês após o último temporal que castigou o Recife, o excesso de chuvas que caiu a partir da madrugada desta segunda-feira e entrou pela manhã, acima do previsto pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), voltou a causar transtornos na Região Metropolitana do Recife (RMR). Na capital pernambucana, a manhã de hoje foi de caos, medo e muitos prejuízos, a começar pela população, que mal pode sair de casa para ir ao trabalho. 

Ao contrário das chuvas de abril, com ventos fortes que derrubaram uma grande quantidade de árvores em vários pontos da cidade, o temporal de hoje registrou o maior acumulado de chuva nas últimas 24h. Quem tentou sair de casa para começar a semana trabalhando, levando os filhos ao colégio, cumprindo compromissos ou outras atividades, se deparou com um cenário assustador, com ruas e avenidas completamente alagadas, em uma repetição do que já ocorre nos últimos anos. Aulas foram suspensas em escolas públicas e particulares, repartições públicas suspenderam o expediente e o comércio sentiu os prejuízos, com várias lojas fechadas em pontos distintos da cidade.

Segundo a Apac, essa é a primeira vez no ano que o Recife tem o maior acumulado de chuvas, superando os demais municípios da RMR. No posto de monitoramento do Porto do Recife, foi a maior chuva do mês e das 8h40 de ontem às 8h40 de hoje foram 216 mm, o equivalente a 65% dos 329 mm previstos para todo o mês de maio.

A reportagem do Diario foi às ruas para avaliar onde os alagamentos foram mais intensos e constatou que ficou difícil encontrar uma rota segura de deslocamento. Por onde as pessoas tentavam passar, havia muita água. O bairro de Santo Amaro foi um dos que sentiu a força das chuvas que começou durante a madrugada. No trecho entre o cruzamento das avenidas Cruz Cabugá, principal da localidade, e Mário Melo, até a Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, passando por ruas transversais e paralelas, praticamente todos os acessos estavam inundados. 

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2016/05/30/interna_vidaurbana,647459/chuvas-voltam-a-castigar-o-recife-e-populacao-sofre-com-alagamentos.shtml

Nenhum comentário: