quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Habilitações apreendidas são devolvidas nesta quarta-feira

Apesar de todo o clima de festa em Pernambuco, a fiscalização não dá tregua aos motoristas durante o Carnaval. Na tentativa de facilitar a vida do condutor que teve a sua Carteira de Habilitação Nacional (CNH) apreendida durante os dias de folia pelas blitzes da Lei Seca, o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) realiza nesta quarta-feira de Cinzas um esquema especial para liberação do documento retido. Entre as 13h e as 16h, na sede do órgão, no bairro da Iputinga, 30 servidores irão devolver CNHs que foram apreendidas até a última segunda-feira (20). A ação de devolução vem acontecendo desde o sábado de Zé Pereira e permite que o contudor receba de volta dentro de 48h a CNH apreendida. 

De acordo com o diretor de fiscalização do Detran-PE, Sérgio Lins, nos primeiros quatro dias de folia, apenas no Recife foram retidas cerca de 100 habilitações. Desse número, 30 já foram resgatadas por seus donos na sede do órgão. "Ainda não temos um número fechado para compararmos com o ano passado, mas acreditamos que, com o aumento da fiscalização da Lei Seca o número de apreensões deste ano sofrerá um aumento com relação ao de 2011", afirma Lins.

A exceção do prazo de entrega em 48h será concedida apenas aos turistas que comprovem necessidade de resgatar o documento devido à viagem marcada mediante apresentação de bilhetes. Apesar de ter sua habilitação devolvida dentro de dois dias, o motorista que burlar a Lei Seca estará comentendo infração gravíssima, tendo de  responder a processo para suspensão da permissão de dirigir por um ano, além de pagar multa de R$ 957,70 e receber sete pontos na habilitação.

Este é o segundo ano que o Detran-PE arma um esquema especial para entrega de CNHs. Antes, os condutores precisavam esperar o primeiro dia útil pós-folia para obter o documento de volta.

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: