segunda-feira, 26 de março de 2012

Mobilização contra a tuberculose no TIP, HR e HGA

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove nesta segunda-feira (26/03) uma mobilização para alertar sobre a tuberculose, doença que afeta mais de 4,1 mil pessoas no estado. Das 8 h às 12 h, o Terminal Integrado de Passageiros (TIP) da Macaxeira recebe técnicos, arte-educadores e universitários que vão realizar atividades lúdicas sobre os sintomas, formas de transmissão e tratamento.

Além da mobilização no terminal haverá distribuição de informativos no Hospital da Restauração (HR) e no Hospital Geral de Areias (HGA), onde também serão realizadas palestras durante toda a semana.
A ação faz parte das mobilizações relacionadas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado neste sábado. No estado, pouco mais da metade dos casos confirmados foram registrados nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, todas na Região Metropolitana (RMR). No Brasil, Pernambuco é o 3º estado, atrás de Rio de Janeiro (1º) e Amazonas (2º), com a maior incidência da doença: 47 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. No número de mortes, fica no 2º lugar do ranking.

De acordo com a coordenadora do Programa de Tuberculose da SES, Laíze Brilhante, o principal sinal de alerta da tuberculose é a tosse persistente por mais de três semanas consecutivas. A pessoa deve procurar imediatamente qualquer posto de saúde para fazer o baciloscopia, ou exame de escarro. O tratamento tem a duração de 6 a 12 meses e não deve ser interrompido. A partir do 15º dia de tratamento, já não há mais risco de contágio mas, se o tratamento for abandonado por um mês, é preciso recomeçar do zero, com o risco de tornar a doença mais resistente.
pernambuco.com

Nenhum comentário: