terça-feira, 27 de março de 2012

Prorrogado IPI menor para eletro

Clique para Ampliar
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem a prorrogação por mais três meses da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca, que entrou em vigor em dezembro passado. De acordo com o ministro, serão estendidas até o final de junho as alíquotas de 5% para geladeira, 10% para máquina de lavar e 0% para fogões e tanquinhos.

O governo também decidiu reduzir, pelo mesmo período, o IPI para luminárias (de 15% para 5%), laminados (de 15% para 0%) e revestimentos e móveis, com a alíquota do papel de parede passando de 20% para 10% e dos móveis de 5% para 0%.

Com os preços mais baixos desde dezembro, muitos consumidores cearenses decidiram comprar eletrodomésticos da linha branca.

Expansão de até 60%

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE, as vendas de móveis e eletrodomésticos no Estado cresceram 11,9% em janeiro. Em algumas lojas, o crescimento na venda de eletrodomésticos no início de 2012 foi ainda mais significativo. Na rede Extra, por exemplo, a expansão foi de 60% nos dois primeiros meses do ano, com destaque para a venda de refrigeradores inox e máquinas de lavar com capacidade superior a 10 quilos.

Já em março, 10,7% dos consumidores de Fortaleza revelaram que desejam comprar um fogão, enquanto 10,4% querem uma máquina de lavar roupa e 9,4% uma geladeira. Os dados são da Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC).

Estímulo

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, entre os efeitos mais importantes da medida, está o estímulo à indústria, com a geração de emprego e renda nos setores.

Ele destaca ainda a importância de reduzir outros impostos. "Deve haver uma redução de tributos em toda a cadeia para que os produtos cheguem ao mercado com um preço mais justo. Se houvesse redução de ICMS, PIS e Cofins, que compõem a maior parte da carga tributária, seria importante. Reduzir só o IPI é muito pouco", afirma Cid Alves.

Vendas em alta
11,9 por cento foi o crescimento das vendas de eletrodomésticos e móveis no Ceará durante o mês de janeiro de 2012, conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio


Diário do Nordeste

Nenhum comentário: