terça-feira, 1 de maio de 2012

Fetape e ministro discutem os problemas da seca em Pernambuco

Seca atinge agricultores de todo Sertão. Imagem: Juliana Leitao/DP/D.A PressOs problemas causados pela estiagem aos trabalhadores rurais do Sertão e do Agreste de Pernambuco estão sendo discutido esta manhã entre a direção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho.
O encontro entre a direção da Fetape e  o ministro acontecerá na sede da Federação, na rua Gervásio Pires, às 9h,  e deverá contar também com a presença do secretário da Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Ranilson Ramos, secretário Executivo da Agricultura Familiar,  Aldo dos Santos, e  secretário Executivo de Tecnologia Rural e Programas Especiais, José Patriota, entre outros convidados.
 Na ocasião, a Fetape pretende entregar uma pauta de reivindicações, elaborada a partir de diálogos com os sindicatos, Contag, Cut, ASA e parceiros das duas regiões. Entres os itens do documento está uma solicitação para que se crie uma Diretoria de Agricultura Familiar na estrutura da Sudene, com o objetivo de desenvolver ações, dentro do órgão, voltadas para esse segmento, que representa mais de 2 milhões de estabelecimentos rurais em todo Nordeste; a reestruturação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf),para que ela tenha ações mais voltadas aos pequenos produtores;  legalização das terras de agricultores que vivem no perímetro irrigado do Sertão, para que esses tenham mais acesso à estrutura de irrigação que existe no local; e ampliação do investimento em cisternas de placas.
Também a partir de hoje serão realizadas mobilizações no interior do estado para chamar a atenção dos governos, nos âmbitos municipais, estadual e federal para os efeitos da seca. Esta manhã, em Ouricuri, representantes de 11 municípios do Polo Sindical do Araripe fazem uma caminhada pela cidade com paradas na Compesa, IPA , IBG, Bancos do Brasil e Nordeste e Prefeitura, entregando a cada órgão reivindicações voltadas para amenizar os efeitos da seca na vida dos agricultores.
pernambuco.com

Nenhum comentário: