sábado, 28 de julho de 2012

Edital para soluções de desenvolvimento sustentável é lançado na Campus Party

Especialistas falaram sobre uso da tecnologia para o desenvolvimento sustentável / Foto: Luísa Ferreira

Especialistas falaram sobre uso da tecnologia para o desenvolvimento sustentável

Foto: Luísa Ferreira


Você tem ideias de soluções usando as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) para gerar cidades sustentáveis? Então fique de olho no edital Cidades Ecointeligentes – Soluções em rede para os desafios do desenvolvimento sustentável das cidades, lançado nesta sexta-feira (27) na Campus Party.
Resultado de uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Ciência e Tecnologia (Sectec) de Pernambuco e o Porto Digital, o edital foi anunciado durante a mesa Querer é poder: uso da tecnologia para a solução dos desafios do desenvolvimento sustentável, no palco principal do Chevrolet Hall. 
“Já temos projetos em incubação no Porto Digital que abordam essa questão, mas queremos agora estimular o desenvolvimento de vários outros projetos através da incubadora”, afirmou o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya. “A tecnologia não existe por si só, mas para resolver os problemas que existem. Queremos nos especializar aqui no Porto Digital nessa questão ambiental”, acrescentou.
O edital contempla 12 áreas relacionadas ao dia a dia das cidades, com o objetivo promover a criação de uma economia voltada para uma sociedade sustentável. São aplicações ligadas à mobilidade urbana, gestão de resíduos sólidos, gerenciamento da falta, excesso e desperdício de água, geração descentralizada de energia, gerenciamento dos serviços humanos com inteligência artificial, entre outros temas.
“É um projeto que considera uma mudança de lógica no pensamento da sustentabilidade. Não basta fazer mais ou melhor do mesmo que já está sendo feito. É preciso pensar diferente, incluindo as pessoas, para reduzir desigualdades e tornar as cidades melhores”, observou o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier.
O prazo final para envio dos projetos é dia 12 de setembro. O julgamento ocorrerá até o dia 20 do mesmo mês e os vencedores serão divulgados no dia seguinte. O edital está disponível nos sites do Porto Digital e das duas secretarias e pode ser acessado aqui.

ne10

Nenhum comentário: