quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Brasil fica a um passo do ouro inédito

Rômulo ergue Leandro Damião na comemoração do terceiro gol do Brasil: o volante abriu o placar e o camisa 9 marcou os outros dois gols sobre a Coreia do Sul (foto: Rafael Ribeiro/CBF)
A busca obsessiva do futebol brasileiro por uma medalha de ouro olímpica está finalmente perto de terminar. A seleção venceu a Coreia do Sul ontem por 3 a 0, em Manchester, pela semifinal, e vai disputar o título com o México, sábado, às 11 horas (de Brasília), no mítico estádio de Wembley.

Na 12ª participação do Brasil nos campeonatos de futebol da Olimpíada, esta será a terceira final — nas duas anteriores, em 1984 e 1988, terminou com a prata.

“Voltamos à decisão depois de 24 anos, o que deixa muito claro que não deve ser tão fácil chegar, ou teria acontecido mais vezes”, disse o técnico Mano Menezes, cada vez menos questionado. Sua equipe correu alguns riscos diante da Coreia, mas apenas nos minutos iniciais. Logo controlou o nervosismo, aproveitou com precisão as chances de gol que criou e pôde até se poupar no fim.

A seleção voltou a exibir sua fertilidade no ataque. Pelo quinto jogo consecutivo, fez três gols — nenhuma outra seleção desta Olimpíada comemorou tantas vezes, 15.

Jogo — Ontem, a defesa demorou a se acertar, mas não repetiu os erros do duelo contra Honduras, nas quartas de final, em que foi vazada duas vezes. Até os 15 minutos, os sul-coreanos assustaram o Brasil. Mano iniciou com Alex Sandro no lugar de Hulk, e a equipe demorou a se acostumar. O goleiro Gabriel, que ganhou a posição de Neto por “passar mais segurança”, segundo disse o treinador, foi fonte de preocupação por cometer erros em dois cruzamentos e uma saída de bola.

Passados os sustos, o Brasil se impôs no contra-ataque. Sandro roubou bola na intermediária, Neymar iniciou a jogada, Oscar conduziu com lucidez e deixou Rômulo livre para bater cruzado: 1 a 0.
O segundo tempo foi mais fácil para o time nacional. Em parte pela ajuda do árbitro, que deixou de dar um pênalti de Sandro, logo aos 4 minutos.

Os coreanos mal reclamaram, e ali, no início do segundo tempo, acabaram os riscos para a seleção brasileira.
Menos de dez minutos depois, Leandro Damião aproveitou boa jogada de Neymar pela esquerda e chutou forte para deixar o placar em 2 a 0. Antes que a Coreia pudesse reagir, o camisa 9 anotou mais um e nocauteou de vez os coreanos, cambaleados em campo.
bem parana

Nenhum comentário: