terça-feira, 7 de agosto de 2012

Corte acidental de dois cabos “apaga” Wikipedia durante duas horas

O incidente ocorreu por volta das 14h30 e  os cabos estiveram cortados durante uma hora e seis minutos O corte acidental de dois cabos causou algumas dificuldades a quem quis pesquisar na Wikipédia nesta segunda-feira, durante aproximadamente duas horas. Alguns serviços do site estiveram inacessíveis ou bastante lentos durante mais de duas horas e a situação demorou outra a ser normalizada.
“Alguém cortou os cabos na direcção de Tampa, no centro de dados da Florida. Nós temos dois grandes centros, um na Florida e outro em Virginia”, explicou à BBC o porta-voz britânico da Wikimedia Foundation, a empresa sem fins lucrativos que detém a Wikipédia e outros sites semelhantes. Acrescentou que não sabia em concreto por que é que os cortes tinham ocorrido nem em que local exacto, situando o incidente entre Tampa e a Virginia.

O incidente ocorreu por volta das 14h30 e, segundo a empresa, os cabos estiveram cortados durante uma hora e seis minutos. A situação demorou cerca de uma hora a ser resolvida.

Foram afectados vários serviços como a API (Application Programming Interface), os serviços de http, o email, os pagamentos, o Ubuntu – um sistema operativo de código aberto – , a plataforma wiki e a página principal da Wikimedia Foundation.

Durante o tempo em que os serviços estiveram offline ou com problemas de actividade, a versão da enciclopédia online para plataformas móveis permaneceu em normal funcionamento. 

O porta-voz da empresa descartou qualquer possibilidade de a situação se dever a conteúdos maliciosos e, durante o tempo em que o site este inoperacional, a Wikipedia aproveitou a sua página principal para apelar a donativos para investir em hardware.

A Wikipedia foi lançada em Janeiro de 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger e é um site que assenta na edição livre de conteúdos. Disponibiliza mais de 22 milhões de artigos, escritos por voluntários em 258 línguas.

"P" Público

Nenhum comentário: