sábado, 18 de agosto de 2012

Em PE, convênio entre Copergás e governo reduz GNV para taxistas


Um convênio firmado entre a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e o Governo de Pernambuco, nesta sexta-feira (17), diminuirá ainda mais o custo do gás natural para os taxistas. Eles ficarão isentos do pagamento do ICMS. Ao todo, serão 19 centavos a menos a cada metro cúbico consumido de GNV.
"Hoje nós temos uma economia em torno de 60% com o gás natural. E com certeza, com este incentivo do governo do estado, nós vamos passar para cerca de 62% de economia", afirmou Everaldo Menezes, presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco.
Pernambuco ocupa hoje o quarto lugar no ranking das maiores frotas de táxis movidas a gás natural, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Dos 10 mil táxis que circulam em Pernambuco, cerca de 3.500 são movidos a GNV.
O preço do gás é o maior atrativo. Em Pernambuco, o metro cúbico é vendido a R$ 1,79, 19% mais barato que o álcool e 39% em relação à gasolina. Nos últimos dois anos, a procura pelos kits GNV subiu, principalmente pelos taxistas.
"A procura eu posso dizer que triplicou. E principalmente hoje com os benefícios e as vantagens. Como a gasolina subiu muito, está totalmente viável", diz Eimar Moraes, dono de oficina.
Para se ter uma ideia da economia, nos carros de motor 1.4, que são os mais usados pelos taxistas, com um litro de álcool dá para rodar em média 6 km. Já com um litro de gasolina, a autonomia é de 8 km. E com um metro cúbico de GNV dá para percorrer 12 km.
Como cada taxista roda cerca de 200 km por dia, durante um mês, se ele usar o gás natural, vai reduzir os custos em quase 60%.
g1

Nenhum comentário: