sábado, 12 de janeiro de 2013

Alunos comemoram aprovação na Universidade de Pernambuco

Ana Beatriz Guaraná - Listão da UPE 2013 (Foto: Katherine Coutinho / G1)Tensão, alívio e muita alegria: essa foi a sequência vivida pelos aprovados no vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) na tarde desta sexta-feira (11), quando foram à reitoria da instituição para conferir o listão do vestibular.
Os amigos Pedro Morato e Lucas Biagini, por exemplo, tiveram aula nesta sexta. Assim que saíram, souberam que o listão ia sair. Ansiosos, os dois procuraram os nomes na lista e mal acreditaram: Pedro conseguiu uma vaga em administração e Lucas, em sistemas de informação em Caruaru. "Eu vim nervoso, esperava passar, mas mesmo assim... É emocionante", diz Pedro. "A gente saiu da aula e resolveu vir junto. Ser aprovado é um estimulo para a Federal", acredita Lucas, que tenta o curso de ciências da computação na UFPE, cujo vestibular acontece neste domingo (13) e segunda (14).
Para localizar o nome no listão, o candidato deve acessar a categoria em que concorreu - vestibular tradicional ou SSA, nos links abaixo. No documento que se abre, aperte as teclas Ctrl+L, digitando em seguida o nome.
Veja as listas dos aprovados:
Paulo Pereira Neto também foi pego de surpresa pelo listão. Fez questão de conferir o nome dos amigos, para depois confirmar que foi aprovado para engenharia mecânica. "Eu tenho agora é que ligar para minha namorada, ela precisa saber", conta. Foi com lágrimas nos olhos que Letícia Ribeiro ligou para a mãe, para contar que foi aprovada em administração. "Eu queria muito passar na UPE, Não estou acreditando, estudei muito esse ano, não sei nem se vou fazer a Federal", explica Letícia.
Maria Lúcia Galvão - Listão da UPE 2013 (Foto: Katherine Coutinho / G1)Maria Lúcia Galvão teve o apoio da mãe na hora de
conferir o listão (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Aprovada para educação física, Ana Beatriz Guaraná fez questão de pintar as iniciais do curso no rosto, depois do susto de achar que não tinha passado. "Eu olhei primeiro a segunda entrada, meu nome não estava lá. Fui olhar a primeira entrada com medo, mas consegui", conta, aliviada.
Tremendo, Maria Lúcia Galvão confirmou que passou em enfermagem, mesma carreira que a mãe, Sellia Galvão. "É muito bom! Eu não sei se vou ficar com enfermagem, tem ainda fisioterapia na Federal", diz Maria Lúcia. "É muito orgulho ver que ela conseguiu, foi uma luta muito grande", assegura a mãe.
O reitor da UPE, professor Carlos Calado, explicou que a decisão de divulgar o listão nesta sexta veio após a instituição conseguir caçar três liminares contra o gabarito oficial. "Queríamos ter divulgado até antes, mas tivemos quatro ações contra nós. Uma foi negada pelo juiz e outras três conseguiram liminares, mas foram derrubadas. Por isso divulgamos hoje, para não trazer mais ansiedade para os alunos que aguardam uma resposta", explica.
Do exame convencional, 41.551 candidatos participaram da seleção. Outros 10.611 tentaram conseguir a vaga na instituição através da terceira etapa do SSA. No total, os estudantes disputaram 3.470 vagas em 52 cursos de graduação, distribuídos na Mata Norte, Agreste, Sertão e Região Metropolitana do Recife. São 694 vagas para o SSA e 2.776 do vestibular tradicional, totalizando 3.470 vagas.
G1 Pernambuco

Nenhum comentário: