segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Banco de Multitecidos de Pernambuco vai doar pele para as vítimas da tragédia em Santa Maria

O Banco de Multitecidos de Pernambuco vai doar todo o estoque para as vítimas de grandes queimaduras da tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Serão doados 2,5 mil centímetros quadrados de pele. No incêndio, de acordo com o Ministério da Saúde, 14 pessoas tiveram queimaduras de grandes proporções e podem receber a doação. Com essa quantidade que será enviada pelo banco de Pernambuco, duas dessas vítimas poderão ser beneficiadas com a pele.

A coordenadora estadual da Central de Transplante de Pernambuco, Noemy Gomes, explicou que a pele funciona como um curativo biológico, substituindo a pele retirada pela queimadura. “Ela reduz a dor, reduz a perda de líquido, que acontece por conta da queimadura e o risco de infecção”, ressaltou.

A colocação da pele acontece como um curativo, como uma bandagem. “A pele vai ser reestruturada por baixo e corpo elimina a pele que foi colocada em cima como uma forma de rejeição natural. A pele vai se soltando lentamente, de forma natural acompanhando a cicatrização”, detalhou Noemy Gomes.

Ainda não foi acertada a data certa para envio do órgão, mas tudo deverá ser feito o mais rápido possível. “O Rio Grande do Sul solicitou à Central Nacional de Transplante, que é responsável por articular toda a viagem. O tecido é levado numa caixa térmica para o aeroporto e de lá segue em um avião direto para o Rio Grande do Sul”, destacou. 

A coordenadora da Central destacou que em ocasiões como essa é possível ver a importância da doação do órgão. Ele ressaltou que é grande a rejeição das famílias em aceitar doação da pele. Ela explicou que muitas famílias tem medo de que a doação desfigure o corpo da pessoa.  “A pele só pode ser retirada após uma parada cardíaca ou em situação de morte cerebral. Existe um medo por parte da família, mas é retirada uma camada muito fina com um aparelho que retira a camada mais superficial da pele. O local fica com uma coloração esbranquiçada. Ainda sim, a pele só é retirada de locais que não ficam expostos. Nas mulheres nas costas, nas nádegas, face posterior da coxa. Já nos homens, só acrescenta-se   a parte posterior da perna”, esclareceu Noemy Gomes.

Pernambuco.com

Nenhum comentário: