terça-feira, 29 de janeiro de 2013

No Recife, fuga de presídio deixa vizinhança traumatizada


Os moradores do entorno do Complexo Prisional do Curado, antigo Aníbal Bruno, no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife, estão apreensivos após a fuga de internos no sábado (26). Durante o fim de semana, o governo havia informado que 21 presos fugiram mas, nesta segunda (28), a informação foi retificada: foi de 20 o número de fugitivos. A vizinhança presenciou a invasão das casas e correria dos detentos, provocando pânico nas redondezas.
Moradores contam a experiência e o susto que levaram. A comerciária Sara Simone viu policiais bem próximos à sua casa tentando capturar os fugitivos. "Ele abriu a janela, o policial estava aqui mesmo atirando. Vi os presos correndo e as cápsulas de bala no meu terraço", afirma a comerciária.
De acordo com Lidiane Rocha, outra moradora do entorno do presídio, cerca de duas horas depois da fuga um dos presos entrou na casa dela, comeu a comida, vestiu a roupa do sobrinho e bebeu. As telhas estavam quebradas. Ela saiu gritando, chamou a polícia e o homem foi recapturado.
Para José Augusto dos Santos, o clima é de revolta. "Minha filha tem 15 anos. Para o bandido, já chegou assistente social, psicóloga, pessoal do Direitos Humanos, mas ninguém procura saber o trauma da vizinhança", afirma o vigilante. Ele teve 120 telhas quebradas na confusão da manhã de sábado. Nesta segunda (28), a movimentação é tranquila, mas o cenário difere em muito do fim de semana, quando presos renderam agentes e saíram pela porta da frente do complexo. Dezesseis deles já foram recapturados, outros quatro ainda estão foragidos. De acordo com a Secretaria de Ressocialização (Seres), por causa da confusão, um preso segue internado no Hospital Otávio de Freitas com quadro estável, bem como dois agentes penitenciários.
De acordo com a Seres, uma reunião vai avaliar a fuga deste fim de semana e serão definidos os tipos de ajuda oferecidas aos vizinhos do presídio.
g1

Nenhum comentário: