segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Exposição revela imagens inéditas das pontes do Recife

Exposição reúne 30 fotos impressas em fine print, com reproduções das pontes da cidade. (Foto: Divulgação)Um acervo com imagens inéditas de pontes do centro histórico da capital pernambucana está em exposição no Museu da Cidade do Recife (MCR), que fica no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José. São 30 fotografias impressas em fine print, datadas a partir do início do século 20 até os anos 1980. A mostra fica em cartaz até 9 de março, e a entrada é de graça.

A coletânea faz parte da primeira série "Imagens do Recife", que apresenta a cidade a partir de um recorte do acervo do MCR. A mostra conta com 200 mil matrizes fotográficas, entre negativos de vidro, de acetato e cópias em papel. O material revela a evolução histórica e urbanística da capital pernambucana.
A exposição contará com um livro-catálogo em formato de cartão postal, reunindo imagens que poderão ser destacadas, além de textos sobre o acervo e seus aspectos históricos e urbanísticos. O livro estará à venda no Museu da Cidade do Recife. Ainda haverá uma projeção com outras fotos da coleção de pontes do MCR.

A mostra faz parte de um trabalho de catalogação no acervo do Museu da Cidade do Recife realizado pelo fotógrafo Josivan Rodrigues, que durou seis meses. Josivan já tem, inclusive, aprovado pelo Funcultura, o segundo livro da série. A obra vai revelar a evolução urbana de praças, ruas e avenidas da cidade.

Palestra
Na segunda-feira (21), às 17h, o arquiteto e urbanista José Luiz Mota Menezes, especialista em evolução urbana do Recife, fará palestra sobre as pontes da cidade. Depois, haverá um bate-papo com o idealizador do projeto, Josivan Rodrigues, a diretora do MCR, Betânia Corrêa de Araújo, e o responsável pelo setor iconográfico do Museu, Sandro Vasconcelos. Não paga nada para participar.

Serviço
Exposição Imagens do Recife - Pontes
Até 9 de março
De terça a sábado, das 9h às 17h
Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José
Entrada gratuita
G1 Pernambuco

Nenhum comentário: