sexta-feira, 31 de maio de 2013

Defesa Civil interdita os 14 blocos do Conjunto Residencial Eldorado

d3954c15d3e7e0bc34075346ecd766d5.jpgOs moradores dos 14 blocos do Conjunto Residencial Eldorado, que fica no bairro do Arruda, Zona Norte do Recife, deverão desocupar os apartamentos onde residem em até 15 dias. Esse é o prazo que a Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec) deu para a desocupação dos imóveis. A secretaria fez fiscalizações e constatou que os prédios podem estar com as estruturas irregulares. Após a finalização do laudo definitivo da Defesa Civil é que haverá uma definição sobre a situação das famílias.

Um laudo preliminar da Defesa Civil encontrou diversas irregularidades na estrutura do bloco "A1" como rachaduras e esmagamento da alvenaria de fundação do prédio. O bloco "A2", que é conjugado com o "A1", também foi fiscalizado. Ele não está tão comprometido quanto o outro prédio, mas teve que ser interditado por ser conjugado. De acordo com análise do órgão, o primeiro dia de vistoria constatou uma fragilidade na resistência da alvenaria de vedação. Na escala técnica, o bloco A1 apresentava 0.6 no grau de vedação. O mínimo exigido para estruturas do tipo é de 3.5. 

Na vistoria dos outros 13 blocos, os técnicos identificaram uma fragilidade na elevação que compromete, assim como os outros, a estrutura dos edifícios. "Não há como prever ser se esse material vá sofrer algum esmagamento; é uma medida preventiva", destacou a gerente de análise de risco tecnológico da Sedec, Elaine Holanda. O laudo que analisará o risco de desabamento dos prédios deve ficar pronto no dia 10 de junho. A partir de então, os técnicos avaliarão o risco de desabamento e estudarão a possibilidade de demolição ou recuperação das estruturas.  

Já nos dias 27 e 28 de maio, a secretaria fiscalizou os outros 13 blocos e constatou as mesmas irregularidades. Por conta disso foi decidido que eles também deveriam ser interditados. Até o momento somente o bloco "A1" tem uma grande possibilidade de ser demolido. Datas ainda não foram confirmadas pela Sedec. 

Para ajudar aos moradores, a Prefeitura do Recife fornecerá a partir das 8h desta sexta-feira (1º) dez caminhões de transporte para a mudança. As mudanças dos condôminos estão sendo agendadas no salão de festas do conjunto residencial para facilitar o processo. 

Além disso, um equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, engenheiros e arquitetos estão auxiliando as famílias desocupadas. A PCR já enviou um ofício à Caixa Econômica Federal e ao Ministério Público de Pernambuco solicitando as medidas cabíveis, em relação aos moradores, no menor prazo possível. Na manhã desta quinta-feira (30) a Codecir se reuniu com o síndico do Conjunto e um representante de cada prédio para explanar as próximas medidas a serem tomadas pelos moradores.

NE10

Nenhum comentário: