quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Brasil ataca programa de espionagem dos EUA

Brasil ataca programa de espionagem dos EUA, veja o vídeo de Dilma em discurso oficial da ONU.Em discurso na ONU, a presidente Dilma Rousseff acusa EUA de violar a soberania do Brasil por meio de vigilância eletrônica.
A Presidente entregou uma dura repreensão para os Estados Unidos por seu programa de vigilância, onde varreram-se os dados de bilhões de pessoas, através de seus telefonemas e e-mails que passaram pelo Brasil, incluindo ela própria.
Dirigindo-se à Assembléia Geral da ONU na terça-feira, Dilma Rousseff também pediu que o organismo mundial para criar um quadro de regulamentação da Internet para deter os EUA e outros países de usá-la como o "novo campo de batalha" da espionagem.
A Presidente acusou os EUA de violar a soberania do Brasil com o que chamou de uma "grave violação dos direitos humanos e das liberdades civis".
"Na ausência do respeito à soberania, não há base para o relacionamento entre as nações", disse Rousseff.
"Governos amigos e sociedades que buscam construir uma verdadeira parceria estratégica, como no nosso caso, não podemos permitir que ações ilegais recorrentes tenham lugar, como se fossem normais. Eles são inaceitáveis."
Na semana passada, ela cancelou a viagem de estado para os EUA em uma demonstração de raiva sobre o programa da Agência Nacional de Segurança.
'Informações interceptadas de forma indiscriminada "
O Brasil é um importante pólo de cabos de fibra óptica transatlânticos. A NSA, encarregado de interceptar comunicações potenciais terroristas, também teria invadido a rede de computadores da Petrobras.
Dilma disse que a NSA também coletaram dados corporativos econômicos e estratégicos, bem como mensagens de diplomatas brasileiros, incluindo as Nações Unidas, e de seu próprio escritório.
Ela disse que os dados pessoais dos cidadãos brasileiros "foram interceptados de forma indiscriminada".
"Os argumentos de que a interceptação ilegal de informações e dados visa proteger as nações contra o terrorismo não pode ser sustentada", disse Rousseff. Brasil "sabe como se proteger. Rejeitamos, luta e não abrigar grupos terroristas", acrescentou.
Dilma disse que exigiu um pedido de desculpas de os EUA e garantias de que a espionagem eletrônica vai parar.
A administração Obama disse que seu programa de vigilância não examinou o contexto das mensagens interceptadas, sem provas que são suspeitos, embora relatos na mídia brasileira com base em documentos que vazaram da NSA indicado que os próprios e-mails de Dilma foram lidos.

Veja o vídeo do discurso de Dilma :

Nenhum comentário: