terça-feira, 14 de agosto de 2012

Abertas inscrições para a Feira Nacional Ciência Jovem, em PE

Estão abertas as inscrições para a 18ª Ciência Jovem, feira de ciências nacional realizada pelo Espaço Ciência, que ocorrerá de 24 a 26 de outubro no Chevrolet Hall, em Olinda, Pernambuco. Cada escola pode apresentar um projeto por categoria - Iniciação à Pesquisa, Divulgação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa. Os interessados têm até o dia 31 de agosto para se inscrever. Já as feiras afiliadas têm até a próxima quarta-feira (15).

Podem participar do evento alunos e professores da educação infantil ao ensino médio. As inscrições devem ser feitas por meio do blog da Ciência Jovem, onde está disponível a ficha de inscrição online e os regulamentos.

Os estudantes podem participar em quatro categorias: Iniciação à Pesquisa (Educação Infantil e Ensino Fundamental 1ª a 4 ª ano); Divulgação Científica (Ensino Fundamental 5ª ao 9ª ano); Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa (Ensino Médio). Além de medalhas e troféus, os vencedores receberão material didático e viagens para participar em feiras nacionais e internacionais, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), Feira Nacional de Ciências e Engenharia (Febrace) e Mouvement International pour le Loisir Scientifique et Technique (Milset).

Além de orientar projetos, os professores também podem participar da Ciência Jovem na categoria Educação Científica, que procura incentivar a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem e estimular práticas voltadas para a educação científica. Os trabalhos nessa categoria serão no formato de relatos a respeito de experiências pedagógicas vivenciadas pelos professores e serão apresentados em forma de pôster.

A Ciência Jovem é uma realização do Espaço Ciência e acontece desde 1995. No ano passado, a feira atingiu a marca de 306 trabalhos inscritos, sendo 229 de Pernambuco e 77 de outros estados, e uma visitação de 10 mil pessoas durante toda a feira. O evento quer contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em ciências, estimulando nos alunos e professores o interesse pela pesquisa e pela comunicação científica, além de promover a interação entre professores e alunos, escolas, famílias e comunidades.

A Feira conta com o apoio financeiro da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Educação, Facepe, Governo de Pernambuco, CNPq, Ministério da Educação e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

g1

Nenhum comentário: