sábado, 30 de novembro de 2013

Governo federal reúne prefeitos em Pernambuco

O governo federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, com o apoio do governo do Estado de Pernambuco, da prefeitura de Gravatá (PE) e da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realiza, nesta segunda-feira (2), o Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas de Pernambuco. O evento conta com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
Técnicos de doze ministérios, além de representantes da Funasa, Controladoria-Geral da União e Caixa Econômica Federal, estarão à disposição dos prefeitos e de seus assessores para prestar esclarecimentos sobre as parcerias firmadas entre os municípios e a União. O objetivo do Encontro é intensificar as orientações aos novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. As capacitações foram realizadas em todos os estados do país.
“Esta será uma oportunidade importante para que os gestores possam buscar dados detalhados com os principais ministérios de interesse de suas regiões específicas. Tenho certeza de que o resultado dessa parceria entre o governo federal e os municípios será fundamental para qualificar a gestão pública e aumentar o repasse de verba federal às cidades”, afirma Ideli.
Na programação do Encontro, estão previstas palestras sobre o Regime Próprio de Previdência dos Municípios,políticas para a Saúde e para a Educação. Os prefeitos e suas equipes ainda terão acesso às Salas de Atendimento, onde os técnicos dos principais ministérios do Governo Federal darão informações personalizadas para esclarecer as dúvidas de cada município.

http://www.tribunahoje.com/

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

TJPE recebe notificação sobre acidente envolvendo juíza

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foi notificado, na noite de ontem, sobre o acidente de trânsito envolvendo a juíza Maria Cristina Souza Leão de Castro, da 2ª Vara de Família de Jaboatão, que terminou com o atropelamento de um menino de 10 anos. O caso aconteceu na última segunda-feira, na Rua Dom João VI, Boa Viagem. A notificação foi enviada pela delegada Jéssica Japiassú. Agora, o documento será distribuído para um dos desembargadores que integram a corte especial, órgão colegiado do tribunal que julga esse tipo de ação. A juíza será informada oficialmente da apuração.

O acidente não é investigado pela Polícia Civil porque a magistrada tem foro privilegiado, segundo o artigo 33, parágrafo único da Lei Complementar 35, de 14 de março de 1979. O boletim de ocorrência aponta que, segundo testemunhas, a magistrada tinha sinais de embriaguez. Ela recusou-se a fazer o teste do bafômetro.

O delegado de plantão em Boa Viagem no dia da ocorrência, Arlindo Teixeira, entendeu que houve lesão corporal culposa, considerado crime afiançável. Apesar disso, não foi estipulada fiança para a juíza porque a polícia, de acordo com a Lei Nacional da Magistratura e com o Código de Processo Penal (artigo 84), somente poderia ser presa em flagrante delito se tivesse cometido um crime inafiançável. Mesmo assim, a investigação seria feita pelo TJPE.

A criança passou por cirurgia na terça-feira, no Hospital da Restauração, e passa bem. Ele teve fratura exposta na perna.

Segundo apuração da equipe policial de plantão em Boa Viagem, a juíza perdeu o controle do veículo, um Sportage, e terminou batendo em um carro estacionado, que empurrou outros quatro veículos. O menino estava entre os carros e acabou sendo atingido.
Pernambuco.com

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Polícia civil de Pernambuco participa de operação nacional de combate à criminalidade

A Polícia Civil de Pernambuco participa, nesta quarta-feira ,da PC27, uma operação que está sendo realizada simultaneamente em todos os estados brasileiros para combater a criminalidade. O objtetivo é reprimir crimes de tráfico de drogas, venda de produtos piratas, roubo de carros e cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão.
Esta tarde, a chefia de polícia de Pernambuco apresenta um balanço parcial das ações no estado. A entrevista coletiva está marcada para as 16h, no auditório da sede operacional, no Recife.
A operação é uma deliberação do Conselho Nacional dos Chefes de Policia Civil (CONCPC) para integrar as polícias do país, fortalecendo as ações na área criminal desde o registro das ocorrências a investigação, determinando a autoria, materialidade e circunstâncias do crime, solicitando e cumprindo prisões.
Pernambuco.com

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Senado conclui votação da PEC do Voto Aberto

Senado conclui votação da PEC do Voto AbertoO Senado concluiu na noite desta terça-feira (26) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/2013, PEC do Voto Aberto. Aprovado em segundo turno, o texto estabelece que as votações de vetos presidenciais e processos de cassação de mandatos de parlamentares não serão mais secretas, o que torna públicos os votos dos deputados e senadores. Segundo a Agência Brasil, originalmente, a proposta remetida pela Câmara dos Deputados previa também a abertura do voto para indicações de autoridades e eleições das mesas diretoras das duas casas, mas a maioria dos senadores considerou que isso poderia prejudicar a independência deles em relação ao Poder Executivo. Como os senadores rejeitaram parte do texto da Câmara e aprovaram o restante, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) anunciou a intenção de promulgar o trecho que é consensual. Ele também informou que se reunirá com a Mesa Diretora das duas Casas para tratar da parte que foi rejeitada pelos senadores. O relator da PEC, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), reconhece que a manobra poderá gerar questionamentos, uma vez que qualquer matéria alterada no Senado retornará à Câmara dos Deputados. “Pode [haver oposição à promulgação parcial], inclusive já houve em casos como a PEC que alterava o número de vereadores. Mas, também, já houve precedentes como a PEC que fez a reforma do Judiciário, que teve apenas partes promulgadas inicialmente”, explicou.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Começa campanha de vacinação contra o sarampo

Começa nesta segunda-feira a campanha de vacinação contra o sarampo em crianças de seis meses até cinco anos de idade. Foto: Júlio Jacobina/DP/D.A Press
Começa nesta segunda-feira a campanha de vacinação contra o sarampo em crianças de seis meses até cinco anos de idade. Já no primeiro dia, a vacina será aplicada nos 15.650 alunos das 71 instituições do ensino fundamental I (53 creches e 18 Cmeis) da rede municipal.
O Dia D da campanha será no sábado (30/11), das 8h às 17h. Nesse dia, a Secretaria de Saúde estará com 205 postos de vacinação, sendo 165 fixos e 36 volantes. Para que a meta de vacinar 92 mil crianças seja alcançada, a campanha será mantida até o dia 6 de dezembro.

Recife está entre os municípios prioritários listados pelo Ministério da Saúde, juntamente com  Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Moreno, Vitória de Santo Antão, Escada, Serinhaém, Caruaru, São Joaquim do Monte, Garanhuns, Petrolina, Condado e Goiana.

Esses municípios merecem prioridade pelo fato de, nos últimos 3 meses, terem casos confirmados ou em investigação em seu território.  Desde 2000, Pernambuco não registrava casos autóctones, ou seja, com transmissão ocorrida dentro do próprio território. Em abril de 2013, começaram os primeiros registros.

Desde março, Recife teve 63 casos de sarampo notificados nos seis distritos sanitários, sendo 19 deles confirmados - DS I (2), DS II (1), DS III (2), DS IV (7), DS V (5) e DS VI (2). Vinte e nove casos foram descartados e 15 estão em investigação. Entre os 19 confirmados, 53% são crianças menores de 1 ano.

Os pais ou responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina mesmo que o cartão de vacinação esteja atualizado. Na campanha, será aplicada a tríplice viral, que integra o calendário básico e também protege contra rubéola e caxumba.

Casos - De acordo com o Ministério da Saúde os casos confirmados em Pernambuco apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença. No Brasil, estados como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraíba também apresentaram casos. A entrada de estrangeiros no país, potencializada pelos grandes eventos, facilita transmissão entre os territórios. Por isso, é importante manter a vacinação em dia e, assim, evitar a circulação do vírus em solo brasileiro.

Essa será a segunda campanha extraordinária de vacinação contra o sarampo realizada neste ano pelo Ministério da Saúde. Entre 27 de julho e 30 de agosto, houve uma ação semelhante, voltada para 25 municípios. Algumas cidades que entraram na primeira campanha e nas quais houve boa resposta no bloqueio da transmissão não precisaram ser contempladas na segunda ação.
Pernambuco.com

domingo, 24 de novembro de 2013

Estudante sequestrada em Alagoas é encontrada morta em Pernambuco

O corpo de Camila foi encontrado numa estrada vicinal do sítio Ubaia, na zona rural de Cachoeirinha. Foto: Facebook/Reprodução
A polícia confirmou, às 22h45 de ontem, que o corpo  encontrado numa estrada vicinal do sítio Ubaia, na zona rural de Cachoeirinha, a 174 quilômetros do Recife, é da estudante Camila Canuto, 20 anos, que desaparecera pela manhã, no município de Arapiraca (AL).  Filha do empresário Cícero Canuto, conhecido como Cícero da Pitu, a jovem saíra para trabalhar aproximadamente às 7h30. Como não chegou ao serviço, a família iniciou uma busca que resultou na localização do celular dela em Cachoeirinha, e, depois, do corpo, identificado pelo próprio pai, às 21h30, antes de ser encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru.

Após o desaparecimento surgiram especulações de que Camila Canuto teria sido sequestrada, mas não havia pedido de resgate. Essa suspeita pode ter sido motivada por informações não confirmadas de que a jovem teria encerrado a última ligação atendida por celular afirmando que não poderia mais falar. Familiares insistiram nas ligações até que uma delas foi atendida por um mototaxista de nome não informado, que afirmou ter encontrado o celular na beira da BR423, que liga Cachoeirinha a Lajedo e Garanhuns, contou o comissário Junior Lúcio de Oliveira. E acrescentou que o local onde foi encontrado o celular fica próximo da área da localização do corpo da jovem.

O corpo da estudante Camila Canuto foi encontrado por PMs. Segundo informações prestadas por familiares à polícia, estava com a mesma roupa do momento em que saiu de sua casa. Em princípio, a causa da morte é creditada a um tiro na cabeça. Não havia sinais de agressões ou de violência sexual, disse Junior Lúcio de Oliveira, salientando que a palavra final será do IML, que tem 30 dias para concluir o laudo. A divulgação da localização do corpo e, depois, da confirmação da identidade, chocou familiares.

Pernambuco.com

sábado, 23 de novembro de 2013

Pernambuco com possibilidade de chuva e temperatura acima do normal nos próximos três meses

Os principais meteorologistas do Nordeste participaram, nessa quinta-feira (21), de uma reunião com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), de São José dos Campos (SP), para a análise e previsão climática do próximo trimestre no Brasil. De acordo com os especialistas, dezembro, janeiro e fevereiro terão possibilidade de chuva dentro do normal e temperaturas variando de normal a acima da média no estado.

Na reunião, foram analisadas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal para elaboração do prognóstico climático para o trimestre dezembro de 2013, janeiro e fevereiro de 2014.
 
Foram abordados: o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também as condições futuras para o próximo trimestre. Como o aquecimento da região do Oceano Atlântico Norte continua anômalo, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se mantém mais ao norte de sua posição climatológica, podendo reduzir as chuvas no norte da Região Nordeste do Brasil. No entanto, sistemas transientes como os vórtices ciclônicos de ar superior, que são os principais sistemas responsáveis pela qualidade das chuvas nessa região durante os meses de dezembro e janeiro, podem mudar esse quadro.
 
Segundo o Itep, tendo em vista que uma parte dos modelos de previsão climática indicam para o próximo trimestre uma possibilidade de chuvas dentro da normal climatológica para o setor oeste do estado, que compreende o Sertão, por consenso dos meteorologistas participantes, as distribuições de probabilidades ficaram: na categoria abaixo da média esperada (35%), na categoria normal (40%) e na categoria acima da normal (25%). As previsões de temperaturas indicaram uma maior probabilidade de serem de normal a acima da média climatológica para todo o estado.

Participaram do encontro meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia, incluindo equipe do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), e de universidades do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), assim como de usuários em diversos pontos do Brasil.

Pernambuco.com

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Câmara não vai cassar mandatos dos políticos condenados no mensalão

A Câmara dos Deputados não vai cassar automaticamente os mandatos dos parlamentares condenados no mensalão, e começa a examinar na quinta-feira (21) o caso de José Genoino, deputado licenciado pelo PT. O Ministério da Justiça acredita poder obter a extradição do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, que teve a prisão decretada e fugiu para a Itália. O ministério analisou o caso de Pizzolato e informou que a extradição dele da Itália é algo possível. O fato do condenado ter dupla nacionalidade torna a situação dele atípica. Já o estado de saúde de José Genoino está sendo avaliado.
O laudo feito por médicos da Polícia Civil que o examinaram na terça-feira (19) diz que o deputado tem doença grave e crônica e que ele necessita de cuidados específicos e medicamentosos, além do controle periódico com exames e avaliação cardiológica regular. Genoino foi examinado na quarta-feira novamente na penitenciária pelo médico José Ricardo da Fonseca. No documento, o médico afirma que precisa de exames especializados, cardiológicos e pulmonares, que não existem em um sistema prisional e recomendou que ele fosse examinado no hospital.
O juiz da Vara de Execução Penal, Ademar de Vasconcelos, foi até a penitenciária e conversou com Genoino. Ele disse que ele está bem e não autorizou a saída dele da Papuda. Já o advogado de Genoino passou o dia no Supremo Tribunal Federal à espera de uma decisão sobre o pedido de prisão domiciliar. “O ministro disse que já está em suas mãos o pedido, os três laudos médicos particulares que eu apresentei, um parecer da procuradoria sugerindo a feitura de um laudo oficial e me assegurou que despachará o mais breve possível”, informou o advogado Luís Fernando Pacheco.
Na quarta-feira (20), um grupo de mais de 20 deputados visitou José Genoino, José Dirceu, Delúbio Soares e Romeu Queiroz na Papuda. O presidente da Câmara dos Deputados disse que o processo de cassação do mandato de Genoino vai passar pelo plenário da Casa, apesar de o Supremo já ter decidido que a perda de mandado de parlamentar condenado deve ser automática. “A Comissão de Justiça vai examinar e vai se abrir o prazo de direito de defesa e todo o procedimento, como aconteceu no caso do deputado Natan Donadon”, declara o deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara.
Dois ministros do Supremo criticaram o procedimento adotado pela Câmara. O ministro Marco Aurélio Mello disse que “não concebe que alguém com os direitos políticos suspensos possa estar no exercício de um mandato, sem cogitar da impossibilidade física”. Já o ministro Gilmar Mendes pediu um exame mais detalhado do caso. “Por enquanto, o que existe é a decisão do Supremo Tribunal Federal determinando a perda do mandato. Portanto, é isso que tem de ser observado”.
Jornal da Globo

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

II Seminário de Geotecnologias de Pernambuco começa nesta terça

Nesta terça-feira (19), a partir das 8h, acontece o II Seminário de Geotecnologias de Pernambuco: Perspectivas e Práticas. O evento, sediado no auditório da Agência Condepe/Fidem, integra as ações do Sistemas de Informação Geográfica - GIS Day, cujo principal objetivo é promover a troca de experiências e divulgar os benefícios de tecnologias baseadas em GIS entre membros da comunidade, estudantes e profissionais. O evento é gratuito e aberto ao público.

No período da manhã, serão apresentados os principais avanços e aplicações das geotecnologias com palestra de professores e convidados. À tarde, será promovida uma série de apresentações com os setores de Geoprocessamento e Geoinformação dos principais órgãos do estado, tais como a Prefeitura do Recife, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Agência Condepe/Fidem. 

O evento é realizado anualmente pela National Geographic Society e Environmental Systems Research Institute (Esri), com o apoio da empresa Imagem. Em Pernambuco, conta com o apoio do Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira e da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco.

Com informações do Núcleo Integrado de Comunicação do Condepe/Fidem

Pernambuco.com

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Pernambuco tem mais de 2 milhões de processos à espera de julgamento

Mais de dois milhões de processos se encontram à espera de julgamento no estado. O número foi divulgado, nesta segunda-feira (18), pela Associação dos Magistrados de Pernambuco. Segundo a entidade, também há uma carência de 180 juízes. Os dados foram apresentados durante mobilização de magistrados, no Centro do Recife. O levantamento, relativo a 2012, consta no relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com o CNJ e a Associação dos Magistrados de Pernambuco, foram distribuídos 557.297 processos ano passado, mas outros 2.090.428 esperam por análise no Poder Judiciário. Atualmente, Pernambuco tem 447 magistrados, sendo 405 juízes e 42 desembargadores. O Tribunal de Justiça ainda dispõe de 9.323 servidores.

Conforme a pesquisa, cada juiz de Pernambuco tem hoje 4.676 processos para julgar, número que coloca o estado em 23º lugar no ranking nacional. Após assistir à apresentação dos dados, as reivindicações da categoria foram encaminhadas ao presidente do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes.

“Uma vez identificado esse problema é urgente o preenchimento desses cargos vagos ou, no mínimo, a lotação da força de trabalho de acordo com a carência e necessidade. Fica impossível atender a um crescimento vertiginoso das demandas judiciais, e o cidadão pernambucano cada vez mais procurando o Judiciário, mas com esse déficit, essa carência fica impossível atender à demanda em um tempo razoável”, disse o presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco, Emmanuel Bonfim.
Em nota, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informou que a pauta de reivindicações dos juízes foi recebida e será analisada pela mesa diretora.
G1

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Festival de Curtas de Pernambuco abre inscrições para oficinas gratuitas

Estão abertas até o dia 22 de novembro as inscrições para três oficinas gratuitas na área de audiovisual, que integram as atividades do 15º Festival de Curtas de Pernambuco (Festcine). As aulas serão realizadas entre os dias 2 e 7 de dezembro, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby, área central do Recife

As oficinas são sobre "Mídias Móveis", sob a coordenação de Marlom Meirelles; "Realizando em 1 minuto", com Alice Gouveia; e "Como Administrar um Filme", com Isabela Cribari. Os interessados em concorrer uma vaga devem enviar e-mail para cinemafundarpe@gmail.com, informando nome completo, e-mail e telefone de contato, além uma carta de intenção (com máximo de 10 linhas) e currículo (máximo 30 linhas).
O resultado da seleção será divulgado até o dia 29 de novembro e as dúvidas podem ser tiradas pelo mesmo e-mail informado acima. Os selecionados receberão certificados de conclusão das oficinas desde que cumpram a frequência mínima de 75% das horas/aula.

Rodada de Negócios do Audiovisual
Além das oficinas, o Festcine também promove o Market.Mov - 1° Rodada de Negócios do Audiovisual, nos dias 26, 27 e 28 de novembro, na Associação Comercial de Pernambuco, que fica na Praça do Marco Zero, no Recife Antigo. As inscrições, exclusivas para empresas produtoras sediadas em Pernambuco, devem ser realizadas até segunda-feira (18) pelo site do evento.

O Market.Mov quer ampliar a inserção da produção audiovisual do estado, qualificando os agentes a usarem os instrumentos disponíveis de fomento e incentivo existentes no Brasil. O evento prevê a exposição dos chamados "palyers" ou compradores representantes de canais de televisão e empresas de distribuição, seguido de rodada de negócios desses com as empresas produtoras pernambucanas, que oferecerão seus filmes de curta, média e longas além de produtos de televisão. O material pode estar pronto ou em desenvolvimento.

Confirmaram presença os representantes dos setores de aquisições, distribuição ou coprodução dos seguintes empresas: Fox, Elo Company, Box Brazil, Sato.Co/Netflix, Canal Brasil, Synapse/Curta e TV Brasil.

Confira informações sobre cada oficina:
Oficina de Mídias Móveis
>> Ministrante: Marlom Meirelles, diretor da Eixo Audiovisual, realizador, fotógrafo e professor em projetos de iniciação em cinema.
>> Objetivo: a oficina mostra que é possível transformar ideias em obras audiovisuais sem a utilização de equipamentos profissionais, desmistificando o processo de realização. Permite que os alunos possam produzir com recursos próprios após o término das aulas, capacitando-os para a realização em formatos alternativos. Há uma abordagem sobre a democratização dos meios de produção, com ênfase nas novas mídias de filmagem.
>> Público-alvo: livre, a partir dos 15 anos. Os participantes não precisam possuir conhecimentos prévios no audiovisual.
>> Nº de vagas : 25 alunos
>> Carga Horária: 20 horas
>> Período: 2 a 7 de dezembro
>> Horário: 14h às 18h

Oficina Realizando em 1 minuto
>> Ministrante: Alice Gouveia, jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco em 1995 e técnica em direção cinematográfica tendo concluído o curso na New York Film Academy, em 1998. Também pela Universidade Católica, concluiu em 2007, o curso de especialização em Estudos Cinematográficos. Mestra em comunicação na UFPE com pesquisa na área de gênero e cinema pernambucano. Atualmente trabalha como diretora de filmes, produtora e finalizadora na produtora Oficina de Imagens e como professora efetiva do curso de cinema da Universidade Federal de Pernambuco.
>> Objetivo: a oficina visa colocar os participantes em contato com o fazer audiovisual, a partir de aulas expositivas, utilizando projeções, distribuição de apostilas com informações sobre produção audiovisual, além de exercícios práticos de realização, da produção de roteiro até a montagem. Os filmes resultantes da oficina serão postados na web e exibidos no último dia do festival.
>> Público- alvo: população em geral a partir de 16 anos.
>> Nº de vagas: 20
>> Carga Horária: 30 horas
>> Período: 2 a 7 de dezembro
>> Horário: 9h às 18h

Oficina Como Administrar um Filme
>> Ministrante: Isabela Cribari, psicóloga, produtora cultural pós-graduada em Economia da Cultura (UFRGS) e Gestão Cultural (Faculdade Cândido Mendes), coordenadora de produção, produtora executiva e documentarista. Autora e organizadora de publicações como "Nordeste feito à mão" (2010, Editora Coqueiro) e "Economia da cultura" (2009, Editora Massangana). Atuou como gestora pública federal na Fundação Joaquim Nabuco (MEC, 2003 a 2011), onde foi Diretora de Cultura. Atuou como consultora do Instituto Dragão do Mar (2001 a 2003) onde ministrou vários cursos de produção para cinema e televisão nos cursos da Escola de Realização Audiovisual. Fundou a Set Produções Audiovisuais em 1998. Atualmente, coordena projeto cultural de cinema, cultura e saúde em instituição pública em Pernambuco, mantém o site www.cinemapernambucano.com.br e coordena curso de cinema à distância, onde também é professora de curso de produção cinematográfica.
>> Objetivo: a oficina visa instrumentalizar o produtor audiovisual das necessidades, cuidados e procedimentos em todas as fases de um filme, sejam questões voltadas à direção de produção, ao platô ou à produção executiva, com ênfase na administração financeira do filme.
>> Público-alvo: Produtores, estudantes e interessados em produção audiovisual.
>> N° de vagas: 30
>> Carga Horária: 10 horas
>> Período: 6 e 7 de dezembro
>> Horário: 6/12 - das 9h às 18h30; e 7/12 - das 10h às 13h
G1

domingo, 17 de novembro de 2013

Menino com câncer realiza sonho de ser Batman por um dia

O pequeno Miles Scot, de 5 anos, realizou o sonho de ser Batman por um dia. O menino americano, que luta contra a leucemia desde 1 ano de idade, combateu criminosos e salvou uma donzela em perigo.
Isso foi possível graças a mobilização dos moradores da cidade de São Francisco, nosEstados Unidos, onde mora Miles, para concretizar a vontade do garotinho.
De acordo com a organização "Make a Wish" (Faça um Desejo, em português), que mobilizou a cidade para realizar o sonho de Miles, o número de pessoas que participaram da homenagem ao garoto foi três vezes maior do que o esperado.

O sonho de Miles de ser o Batman se tornou realidade na sexta-feira (15). Ele começou o dia recebendo uma ligação urgente para salvar uma mocinha em perigo, que estava amarrada no trilho do bondinho de São Francisco. E ajudou a recuperar o mascote da cidade, que tinha sido raptado pelo vilão Pinguim.
http://g1.globo.com/globo-news/

sábado, 16 de novembro de 2013

Sentença do STF ‘era esperada’, diz governador de Pernambuco

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), afirmou nessa quinta-feira (14) que a ordem de prisão dos condenados no processo do mensalão “era um fato mais do que esperado”. “A sociedade já conhecia a decisão do Supremo e já entendia que, na verdade, havia um processo de procrastinação utilizando-se as brechas do Código Penal para que a decisão fosse efetivada”, disse. “Finalmente, o próprio STF entendeu que era a hora de fazer cumprir a pena.”
Campos e o PSB eram aliados do governo Lula quando o mensalão veio à tona, em 2005, e só deixaram o apoio à gestão Dilma Rousseff oito anos depois, em setembro passado. Ao ser questionado sobre a alegação de parte dos condenados de que o esquema era repasse de recurso de campanha, o governador disse que a lei eleitoral é “clara”.
“Se tem alguém que faz de outra forma, tem que responder na forma da lei.” 

Agência Estado


http://www.otempo.com.br

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

PRF inicia operação Proclamação da República

Operação reforçar a fiscalização dos 2,3 mil quilômetros de rodovias federais pernambucanas, com atenção especial para as BRs 101 e 232. Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press/ArquivoComeçou à zero hora desta quinta-feira (14/11) e segue até a meia-noite do próximo domingo (17/11),a Operação Proclamação da República da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os trabalhos vão reforçar a fiscalização dos 2,3 mil quilômetros de rodovias federais pernambucanas, com atenção especial para as BRs 101 e 232, que tradicionalmente registram maior fluxo de veículos nos dias de folga.
O objetivo é reduzir acidentes causados pelo excesso de velocidade, embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas e com motocicletas, todos historicamente responsáveis por índices de mortes e lesões graves. 
Durante quatro dias, todo o efetivo disponível será empregado em regime de escala na ação que acontece no estado. Não haverá tolerância para qualquer tipo de infração de trânsito. Este ano, a PRF em Pernambuco vai utilizar 60 bafômetros para fiscalizar e, tentar identificar e punir, possíveis condutores em estado de embriaguez alcoólica.
Farão parte da operação 320 policiais, com 55 viaturas e um helicóptero de patrulhamento aéreo. Durante as abordagens, os agentes checarão os antecedentes dos motoristas e passageiros. O tráfico de drogas, contrabando, descaminho, crimes conta a fauna e flora e exploração sexual de crianças e adolescentes também serão combatidos durante o feriado.
Pernambuco.com

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Pernambuco ganha mais uma unidade da Funase

Um dia depois de ter sido denunciada à Organização das Nações Unidas (ONU), a Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase) ganhou mais uma unidade para recuperação e tratamento de jovens. Nesta quarta-feira, o governo do estado inaugurou o Centro de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Case), em Vitória de Santo Antão.
Unidade foi inaugurada  nesta quarta-feira. Foto: Bruna Monteiro/DP/D.A Press
Unidade foi inaugurada nesta quarta-feira. Foto: Bruna Monteiro/DP/D.A Press
Outros cinco equipamentos nos mesmos moldes estão sendo instalados no estado, totalizando um investimento de quase R$ 80 milhões. A solenidade contou com a presença do secretário estadual da Criança e Juventude, Pedro Eurico, e do prefeito de Vitória, Elias Lira.
Com investimentos de 13,7 milhões, o novo centro tem uma área total de 26 mil metros quadrados, sendo 4,1 mil de área construída, com capacidade para abrigar até 72 adolescentes e jovens do sexo masculino. “Temos um desafio importante que é fechar a torneira da produção de jovens para esse equipamento. Espero um tempo novo, em que não se precise de um ambiente como esse. Enquanto isso, os seis centros são um passo importante para acolher a juventude que precisa reconstruir suas vidas”, disse o governador.
Foto: Bruna Monteiro/DP/D.A Press
Foto: Bruna Monteiro/DP/D.A Press
Além de seis casas com quatro dormitórios cada, o espaço abrigará uma escola estadual com duas salas de aula, um ambiente voltado ao aprendizado da informática e uma biblioteca. Eduardo apontou a educação como saída para o problema. “A evasão escolar é uma fábrica de clientes para a Funase. Estamos cheios de histórias dessas aqui. Pernambuco conseguiu reduzir a evasão escolar. O esse projeto pedagógico é fundamental porque queremos que esses jovens encontrem dentro de si suas potencialidades e talentos para recomeçarem suas vidas”, ressaltou.
O espaço conta ainda com duas salas para oficinas de formação no Case, três campos de areia, uma quadra coberta e espaço para encontros ecumênicos. Para o procurador-geral de Justiça do Estado, Aguinaldo Fenelon, esse estímulo à educação é fundamental. “Uma das maiores causas da violência neste País é a evasão escolar. São as crianças e jovens que abandonaram as escolas que precisam desses centros”, explicou Fenelon.
Da Assessoria de imprensa do governo do estado

Pernambuco.com

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Campos diz que cortará secretarias no governo de Pernambuco

O governador Eduardo Campos e o apresentador Jô Soares durante gravação de entrevista (Foto: Zé Paulo Cardeal / TV Globo)
O governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) disse na tarde desta segunda-feira (11) ao Programa do Jô,da TV Globo, que considera "muito" o número atual de 27 secretários estaduais e anunciou uma redução no número de pastas.
"Nós vamos estar reduzindo", afirmou durante a entrevista, que vai ao ar na madrugada desta segunda para terça. Mais tarde, aos jornalistas que acompanharam a gravação, disse que o assunto está sendo discutido.
"Nós fizemos um projeto de lei que cortou os cargos comissionados e até 20 de novembro devemos fazer um ajuste", afirmou o governador, possível candidato a presidente da República pelo PSB.
Uma das principais críticas da oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff é o número de ministérios (39). No último dia 6, em entrevista ao grupo RBS, a presidente contestou as críticas.
Campos disse não considera estranho cortar secretarias a um ano das eleições. "Quando a gente chegou a gente teve de estruturar o estado dentro de uma determinada visão", afirmou.
Ele ressaltou preocupação com a inflação e o "resgate da credibilidade" dos fundamentos macroeconômicos. "Não está tudo feito, como alguns dizem, de que está tudo bem, nem está tudo uma desgraça. Estamos em uma encruzilhada. Ou a gente vai pensar a próxima década e cuidar do que construímos nos últimos anos ou a gente vai assistir muitos dos que foram incluídos descerem as poucas escadas que subiram."
O pré-candidato também pregou a necessidade de reforma política e do Judiciário.  "Acho que a gente precisa rever algumas coisas do Judiciário no Brasil. Acho que a gente precisa discutir se é o caso de, no século 21, termos ministros vitalícios. Acho que podemos ter mandatos. O juiz precisa de estabilidade para cumprir seu papel, mas não necessariamente juiz vitalício. Não podemos ficar com o Código Penal quando envolve corrupção com os mesmos trâmites de quando é uma questão que não envolve dinheiro público", afirmou.
Aliado de Marina Silva – que ingressou no PSB depois que a Justiça Eleitoral negou registro à Rede, partido que fundou –, Campos afirmou que a discussão sobre quem será o candidato a presidente pelo partido deverá ocorrer apenas em 2014. "Nossa decisão é que vamos estar juntos", afirmou. 
No início da entrevista, diante da insistência do governador em olhar para as câmeras, Jô Soares pediu que ele não se preocupasse, o que arrancou risos da platéia. "Olhe para mim porque senão parecem dois cegos conversando", observou. Após a entrevista, Campos teve uma reunião com empresários do agronegócio em um hotel em São Paulo.
G1

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Morre empresário Paulo Figueiredo, dono da ViaSul

Empresário foi vítima de um ataque cardíaco fulminante. Foto: Jorge Moraes/DP/D.A. Press (Jorge Moraes/DP/D.A. Press)O empresário pernambucano Paulo Figueiredo, de 79 anos, proprietário da rede de concessionárias ViaSul, faleceu às 5h55 da manhã deste domingo vítima de um mal súbito. O corpo foi velado durante o dia e cremado no final da tarde no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. A família ainda não sabe a causa da morte.

Ao lado dos filhos Paulo Júnior, Fernando e Roberto, ele consolidou o Grupo ViaSul, que hoje é formado por 21 revendas, representa cinco marcas, além das seis lojas de seminovos, distribuídas nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. 

Aproveitando o momento promissor do mercado automobilístico, o grupo abriu este ano mais seis novas concessionárias, sendo uma ViaSul-Fiat em Olinda, uma Granvia-Ford na Caxangá, uma Eurovia-Nissan em Piedade; além de uma Eurovia-Renault, Eurovia-Nissan e uma loja de seminovos em Lauro de Freitas (BA). 

Em 1992,a família abriu a primeira revenda da marca Fiat, localizada na avenida Barreto de Menezes, em Piedade. Hoje, o grupo tem quase dois mil funcionários e atua no Ceará, Bahia e Pernambuco.

Pernambuco.com

domingo, 10 de novembro de 2013

Concurso Público 2013 - Prefeitura de Tamandaré-PE

CONCURSO PÚBLICO
EDITAL Nº 001.2013


O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE TAMANDARÉ-PE, no uso de suas atribuições, torna público a abertura das inscrições e as normas estabelecidas para a realização de concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos do Quadro de Pessoal Permanente desta prefeitura, para o preenchimento dos cargos públicos atualmente vagos, dos que vierem a vagar e das novas vagas criadas dentro do prazo de validade do CONCURSO, observadas as disposições da Constituição Federal, da Constituição Estadual, da Lei Orgânica Municipal, demais normas pertinentes à matéria e às seguintes condições: 

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 

1.1 O concurso visa ao provimento de vagas no âmbito da Prefeitura Municipal de Tamandaré - PE, quantificadas no subitem 1.3 por cargo, acrescidas daquelas que vierem a vagar ou forem criadas durante o prazo de validade do concurso. 

1.2 - O Concurso será assim constituído: 

a) Para os Cargos de Nível Superior e Professor de Educação Básica
 
- Prova escrita - de caráter seletivo, eliminatório e classificatório; 
- Prova de Títulos ? de caráter unicamente classificatório valendo, no máximo, 10 pontos. 

b) Para os Cargos de Nível Médio, Fundamental e Elementar
- Prova escrita - de caráter seletivo, eliminatório e classificatório. 

1.3 - O código do cargo, o cargo, a escolaridade/requisito, o vencimento básico inicial e o número de vagas e a carga horária são os estabelecidos nos quadros seguintes:[...] Leia mais...

http://www.concursotamandare.com.br/

sábado, 9 de novembro de 2013

Loja de departamentos abre seleção para 30 vagas em Pernambuco

Interessados devem deixar currículo em uma das lojas da Leader.
Há cargos para atendente comercial e fiscal de loja.


A loja de departamentos Leader abriu seleção para vagas de atendente comercial e fiscal de loja em Pernambuco. São 30 oportunidades para cargos temporários durante o período natalino. Os interessados devem entregar o currículo em uma das lojas da rede no Shopping Guararapes, em Jaboatão, Grande Recife, ou nos shoppings RioMar e Boa Vista, ambos na capital.
Para concorrer às vagas, é preciso ter ensino médio completo. No caso dos atentedentes comerciais, não é preciso experiência anterior, mas é desejável conhecimento em informática ou noções de operações no ponto de venda. Interessados em ocupar a função de fiscal de loja devem ter experiência, visto que o profissional vai atuar na prevenção de furtos e perdas.
A empresa oferece como benefícios  vale-transporte, tíquete-refeição, planos de saúde e odontológico, além de remuneração que varia de acordo com a função desempenhada.
G1

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Tribunal de Justiça de Pernambuco já conta com audiências digitais

Foto: TJPE/Divulgação
 desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Stênio Neiva, instalou, nessa quarta-feira (6), um sistema de audiência em formato digital em seu gabinete. O novo serviço, que está funcionando em caráter experimental, vai criar mais um canal de atendimento a advogados. A audiência inaugural foi realizada com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco, Pedro Henrique Reynaldo Alves.

O modelo une criatividade e tecnologia e foi criado pela ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça. As audiências acontecerão através de videoconferência, mediante agendamento prévio por e-mail do advogado habilitado. O objetivo é auxiliar, principalmente, os advogados que atuam em outros municípios e que, com o novo serviço, não precisarão mais se deslocar para o Recife para ter acesso ao julgador.

Inicialmente, o atendimento será realizado todas as terças-feiras e não afetará o atendimento presencial nem gerar custos adicionais para o Tribunal. O presidente do TJPE destacou que a mesa diretora tem atuado no sentido de garantir aos cidadãos uma prestação jurisdicional mais célere e que as audiências em formato digital acontecem nessa mesma perspectiva.

Estiveram presentes na ocasião o presidente do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes, o corregedor geral de Justiça, desembargador Frederico Neves, o desembargador Ricardo Paes Barreto, o diretor do foro do Recife, juiz João Alberto Siqueira e integrantes da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Com informações do Tribunal de Justiça de Pernambuco

Pernambuco.com

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ônibus percorrem Pernambuco em combate à violência contra mulher

Muitas mulheres sofrem agressões e ameaças e têm medo de denunciar. Algumas vítimas não sabem nem a quem recorrer. Um novo serviço começa a funcionar em dezembro para ajudar e alertar as mulheres. Unidades móveis vão percorrer todos os municípios com zona rural do estado para orientar as pessoas sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. [veja vídeo ao lado]
Serão dois ônibus no estado. A estrutura conta com banheiro, cozinha, sala para atendimento individual, e as mulheres terão o apoio de advogados, assistentes sociais e psicólogos. A ação é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República com a Secretaria Estadual da Mulher.
Nos últimos seis anos, o número de mortes de mulheres agredidas diminuiu 34% emPernambuco: de 320 mulheres assassinadas em 2006 para 210 mulheres em 2012. O estado saiu de segundo lugar no ranking de assassinatos de mulheres para o 11º.
Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta (6), a secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, explicou que a diminuição dos números não desacelera o ritmo de trabalho da secretaria. “O patriarcado é muito forte, e no campo é muito marcante isso. Nós estamos justamente numa busca. Agora não são as mulheres que vão nos procurar, nós é que vamos procurá-las onde elas estão”, disse.
http://s01.video.glbimg.com/x240/2937084.jpg
G1

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Centro de Formação dos Servidores de Pernambuco com 880 vagas abertas

O Centro de Formação dos Servidores de Pernambuco (Cefospe) abriu 880 vagas, para os meses de novembro e dezembro, para 44 cursos de qualificação profissional em diversas áreas do conhecimento da gestão pública.
    
Para este mês, serão disponibilizados os cursos de: Oratória, Retórica e Estratégia da comunicação; Capacitação de gestores dos serviços de infraestrutura, com especialidades em telefonia móvel e fixa; Excel básico, intermediário e avançado; Informática básica; Libras; Inteligência emocional; Elaborações de projetos Siconv para captação de recursos federais; Redação oficial; Revisão gramatical e acordo ortográfico da língua portuguesa e preparatório para o processo seletivo do curso superior sequencial de formação específica em administração pública.

Pernambuco.com

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Eleição ao governo de Pernambuco em 2014 deve ser uma das mais acirradas

Primeiro sinal do acirramento é visível na reorganização da Frente Popular, coligação comandada no estado pelo governador. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press/Arquivo
A disputa pelo governo de Pernambuco promete ser uma das mais difíceis já vista no estado. O primeiro sinal do acirramento é possível perceber pela reorganização da Frente Popular, coligação comandada no estado pelo governador Eduardo Campos (PSB), virtual candidato a presidente da República em 2014. Uma condição que, na opinião de aliados, se transformará em um ingrediente a mais para fortalecer a aliança socialista, apesar do desfalque de partidos do porte do PT e PTB. 

As legendas decidiram entregar os cargos que ocupavam no governo de Eduardo e deixaram claro o rompimento político com o líder socialista quando deram sinais de que podem caminhar juntos no próximo ano. O projeto do PTB é de lançar a candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB), com eventual apoio do PT. Os petebistas ficaram ainda mais animados depois que o ex-presidente Lula (PT) afirmou ter simpatia por Armando na disputa em Pernambuco.

Os petistas, no entanto, ainda avaliam qual seria a melhor opção: se a união com o PTB ou lançar um nome do partido. O deputado federal João Paulo, que nas últimas pesquisas apareceu em segundo lugar em um dos cenários com Armando Monteiro Neto, seria, então, a opção da sigla. “A missão do PT é de definir o que será melhor para o palanque de Dilma em Pernambuco”, avaliou João Paulo.

Ao analisar a versão de socialistas de que em 2014, apesar da saída do PT e PTB da coligação eduardista, o palanque do PSB será mais forte do que em 2006 e 2010, em razão da boa avaliação do governo de Campos e da possibilidade dele ser candidato a presidente da República, o parlamentar rebateu. “A eleição aqui no estado será uma das mais duras. O nosso palanque, com candidato próprio ou numa composição com Armando Monteiro, será bastante robusto, contando com participação de Dilma e Lula. Não será um palanque desprezível”, assegurou.

Na opinião do presidente estadual do PT, Pedro Eugênio, a Frente Popular deixou de existir a partir do momento que abrigou figuras históricas e que eram rompidas com Eduardo, a exemplo do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). “Então, não cabe mais falar de Frente Popular. O PSB está montando a aliança dele e outros partidos irão montar suas próprias coligações. Agora, vale salientar que o palanque de Dilma estará representado pelo que há de mais popular das forças políticas do estado”, pontuou o petista.

“A Frente Popular será mais forte que antes. Na medida em que Pernambuco perceber que a candidatura de Eduardo (a presidente da República) não é mera especulação, o sentimento será de otimismo. Então, é preciso observar o sentimento dos partidos quando eles forem definir suas alianças”, ponderou o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, um dos nomes do PSB para disputa estadual.

Pernambuco.com