sexta-feira, 31 de maio de 2013

Defesa Civil interdita os 14 blocos do Conjunto Residencial Eldorado

d3954c15d3e7e0bc34075346ecd766d5.jpgOs moradores dos 14 blocos do Conjunto Residencial Eldorado, que fica no bairro do Arruda, Zona Norte do Recife, deverão desocupar os apartamentos onde residem em até 15 dias. Esse é o prazo que a Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec) deu para a desocupação dos imóveis. A secretaria fez fiscalizações e constatou que os prédios podem estar com as estruturas irregulares. Após a finalização do laudo definitivo da Defesa Civil é que haverá uma definição sobre a situação das famílias.

Um laudo preliminar da Defesa Civil encontrou diversas irregularidades na estrutura do bloco "A1" como rachaduras e esmagamento da alvenaria de fundação do prédio. O bloco "A2", que é conjugado com o "A1", também foi fiscalizado. Ele não está tão comprometido quanto o outro prédio, mas teve que ser interditado por ser conjugado. De acordo com análise do órgão, o primeiro dia de vistoria constatou uma fragilidade na resistência da alvenaria de vedação. Na escala técnica, o bloco A1 apresentava 0.6 no grau de vedação. O mínimo exigido para estruturas do tipo é de 3.5. 

Na vistoria dos outros 13 blocos, os técnicos identificaram uma fragilidade na elevação que compromete, assim como os outros, a estrutura dos edifícios. "Não há como prever ser se esse material vá sofrer algum esmagamento; é uma medida preventiva", destacou a gerente de análise de risco tecnológico da Sedec, Elaine Holanda. O laudo que analisará o risco de desabamento dos prédios deve ficar pronto no dia 10 de junho. A partir de então, os técnicos avaliarão o risco de desabamento e estudarão a possibilidade de demolição ou recuperação das estruturas.  

Já nos dias 27 e 28 de maio, a secretaria fiscalizou os outros 13 blocos e constatou as mesmas irregularidades. Por conta disso foi decidido que eles também deveriam ser interditados. Até o momento somente o bloco "A1" tem uma grande possibilidade de ser demolido. Datas ainda não foram confirmadas pela Sedec. 

Para ajudar aos moradores, a Prefeitura do Recife fornecerá a partir das 8h desta sexta-feira (1º) dez caminhões de transporte para a mudança. As mudanças dos condôminos estão sendo agendadas no salão de festas do conjunto residencial para facilitar o processo. 

Além disso, um equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, engenheiros e arquitetos estão auxiliando as famílias desocupadas. A PCR já enviou um ofício à Caixa Econômica Federal e ao Ministério Público de Pernambuco solicitando as medidas cabíveis, em relação aos moradores, no menor prazo possível. Na manhã desta quinta-feira (30) a Codecir se reuniu com o síndico do Conjunto e um representante de cada prédio para explanar as próximas medidas a serem tomadas pelos moradores.

NE10

quinta-feira, 30 de maio de 2013

O abre e fecha de Corpus Christi

Corpus Christi. Crédito: Annaclarice Almeida/DP/D.A PressNesta quinta-feira, 30, é dia de Corpus Christi. Meus colegas da editoria de Economia estão puxando os cabelos para conseguir falar com as fontes, especialmente no Rio e em São Paulo, onde vai haver feriado (quer dizer, feriadão) e o povo já começou a viajar.
Aqui em Pernambuco, normalmente o feriado é trocado pelo dia de São João (24 de junho), que neste ano vai cair numa segunda-feira. Na teoria, portanto, nada pararia por aqui. Mas não é bem assim. Os bancos, por exemplo, seguem a programação nacional. Estarão fechados.
Quem precisar de algum serviço deve recorrer aos canais alternativos de atendimento, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone. De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o expediente será normal na sexta.
Continuando o abre e fecha, as escolas particulares e as repartições públicas federais também não vão funcionar.
Surpresa das surpresas (ao menos para mim) foi o prefeito do Recife, Geraldo Julio, ter decretado ponto facultativo nas repartições públicas e entidades de administração direta e indireta municipal, menos para os serviços considerados indispensáveis. Quem decide o que indispensável é o chefe do órgão.
“Pela Lei Municipal nº 9.777, de junho de 1967, o Recife tem quatro feriados religiosos, entre eles o dia 24 de junho (dedicado a São João). No Recife, historicamente, o feriado de Corpus Christi era trocado pela véspera do São João (23.06). No entanto, em 2013, o dia 23 de junho será um domingo”, informou a PCR. Os servidores terão dois dias de folga, confere?
As agências dos Correios em Pernambuco também estarão fechadas. As exceções são as unidades que funcionam no Aeroporto do Recife (das 9h às 13h) e no Shopping Recife, que vai abrir das 10h às 20h.
Por falar em shopping, os centros de compras vão funcionar em horário normal, assim como o comércio do Centro do Recife, os mercados públicos, os supermercados e as repartições públicas estaduais. Em sua página na internet, o governo do estado colocou a seguinte mensagem: “Dia 30 – Corpus Christi (Não é feriado – Pernambuco troca pelo São João)”.
Pernambuco.com

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Humberto Costa comemora ampliação do atendimento do Samu em Pernambuco

O senador Humberto Costa (PT-PE) comemorou a chegada de 47 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Pernambuco. Os veículos foram entregues pelo Ministério da Saúde e permitirão a ampliação do atendimento para quase 100% do estado, informou o senador.

Humberto Costa disse estar muito satisfeito com o sucesso do programa, implantado em 2003, quando ele era ministro da Saúde, e ressaltou as diferenças do modelo brasileiro de atendimento.

"O Samu não é apenas um sistema com ambulâncias para remoção de pessoas. Os profissionais realizam o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar, seja em residências, locais de trabalho ou vias públicas e podem trabalhar até três horas no local do evento sem necessidade de conduzir o paciente de imediato ao hospital", disse o senador, em discurso no Plenário nesta terça-feira (28).

Humberto Costa explicou que "o coração” do Samu é a central de regulação, onde médicos respondem as demandas e definem, por exemplo, se é o caso do uso de atendimento básico ou de serviços avançados.

Ele informou que Pernambuco já tem três centrais em funcionamento: Recife, Caruaru e Petrolina.

"Com a abertura da mais uma central, em Serra Talhada, e com a chegada das ambulâncias, haverá cobertura de 100% do estado", afirmou.

Humberto Costa ressaltou que o Samu está presente em todos os estados e no Distrito Federal, atendendo a cerca de 135 milhões de brasileiros, o equivalente a 70% da população. Segundo ele, o governo federal também pretende fazer a cobertura chegar a 100% dos brasileiros até o fim do ano que vem.

Atendimento
Criado como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências do Ministério da Saúde, o Samu realiza serviços de urgência e emergência a partir do número 192, válido para todo o Brasil. A ligação é atendida por profissionais especializados que identificam a emergência, fazem o diagnóstico da situação e iniciam o atendimento no mesmo instante, orientando o usuário sobre as primeiras ações.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que recebem ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e até de saúde mental da população.

Pernambuco.com

terça-feira, 28 de maio de 2013

Em 2013, Petrolina foi a cidade que mais contratou em Pernambuco

A cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, lidera o ranking de contratações no estado em 2013 até o mês de abril. Isso reflete os resultados do ano passado, onde a cidade ficou em segundo lugar no ranking de geração de empregos. Em março deste ano, já foram firmados 403 novos postos de trabalho no município. Já em abril, o número passou do dobro: subiu para 846.
Com as proximidades do São João, as perspectivas melhoram ainda mais por causa das contratações temporárias. A gerente Gabriela Amador é responsável por uma loja de roupas e calçados no centro de Petrolina. Lá, foram contratados 15 novos funcionários para o período junino e a tendência é efetivá-los. “Temos um aumento de cerca de 40% no nosso quadro de valores onde serão contratados os 15”, disse.
De acordo com a gerente regional do Trabalho e Emprego de Petrolina, Raimunda Pereira, os dados mostram que a cidade tem crescido mais do que o Recife. A área que tem gerado mais emprego é a fruticultura irrigada. “Esta parte boa atrai também o crescimento de outros setores que também estão empregando bem como a contrução civil e área de serviços. Isso é muito bom para a cidade. Estamos contratando pessoas de carteira assinada, o que garante direitos ao trabalhador”, afirmou.
G1

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Roberto Civita, presidente do Grupo Abril e criador da Veja, morre em SP

Roberto Civita estava afastado do comando do Grupo Abril desde março
Morreu neste domingo aos 76 anos Roberto Civita, presidente afastado do Conselho de Administração, diretor editorial do Grupo Abril e editor-chefe da revista Veja. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Em março, a assessoria de imprensa do grupo informou que ele se recuperava de uma operação para colocar um stent (prótese metálica expansível) no abdômen e que tinha deixado provisoriamente o comando do grupo, que passou para seu filho Giancarlo Civita.
Nascido em Milão, na Itália, em 1936, ele estudou física nuclear em Rice, no Texas, nos Estados Unidos, e se formou em jornalismo pela Universidade da Pennsylvania e em economia pela Wharton School, ambas na mesma universidade americana, e fez pós-graduação em Sociologia pela Universidade de Columbia, em Nova York.
Ele foi o criador da revistaVeja e atuava como editor chefe da publicação desde o seu lançamento em 1968. Civita assumiu a presidência do grupo criado por seu pai, Vitor Civita, em 1990 e apenas a deixou após a internação.
Segundo informações da assessoria de imprensa do grupo, "sob seu comando a Abril diversificou seus negócios, tornando-se um dos maiores conglomerados de comunicação da América Latina, atuando nas áreas de Mídia (revistas, conteúdo e serviços online, TV segmentada e-commerce e database marketing), Educação (livros didáticos e sistemas de ensino), Gráfica, Distribuição e Logística."
Grupo Abril
Fundado em 1950 por Victor Civita, pai de Roberto Civita, como Editora Abril, o grupo nomeado pelo mês de início da primavera na Europa começou com a publicação da revista O Pato Donald , da Disney, em São Paulo.
Segundo informações do site da empresa, em 1960 a editora começou publicar obras da literatura em fascículos e, em 1961, passou a publicar outras revistas da Disney, com destaque para o Zé Carioca. A maior revista informativa em circulação no País, a Veja, foi criada em 1968. Segundo o site da empresa, atualmente a Abril publica 52 títulos, com público estimado de 28 milhões de leitores e impressão de 594 milhões de revistas por ano.
Além das publicações, o grupo conta com a Abril Educação, que reúne as editoras Ática e Scipione, os sistemas de ensino Anglo, Ser, Maxi e GEO, o Siga (para preparação para concursos públicos), o Curso e o Colégio pH, o Grupo ETB (Escolas Técnicas do Brasil), a Escola Satélite, a rede de escolas de inglês Red Balloon e a Livemocha, de ensino de idiomas, conforme o site do grupo.

http://www.terra.com.br/portal/

domingo, 26 de maio de 2013

Banco Central recolheu quase 100 mil cédulas falsas este ano

O Banco Central (BC) já recolheu este ano, até abril, 96.464 cédulas de real falsificadas. A maior parte delas no Rio de Janeiro (26.055) e São Paulo (10.707). Em todo o ano passado, foram tiradas de circulação 509.597, no País.
Divulgação
Dinheiro falso apreendido no ano passado, em Curitiba
Depois de receber notas falsas, a comerciante Rita Maria Pereira da Cruz, 31 anos, chegou a comprar um aparelho que identifica notas falsas, mas quase não usa o instrumento porque demora para ligar e “atrasa o serviço”. Ela contou que recebeu notas falsas de R$ 100, R$ 50 e R$ 10 na lanchonete dela, que só aceita dinheiro como meio de pagamento. Rita ressaltou que as notas falsas são recebidas quando há muito movimento na lanchonete e assim não consegue “dar muita atenção a detalhes” do dinheiro.
O taxista Raimundo Nonato, 50 anos, também enfrenta o problema no dia a dia e, na pressa de guardar a nota e entregar o troco rapidamente para os clientes, por questões de segurança, não consegue avaliar as notas que recebe. Ele já recebeu uma nota falsa de R$ 10.
De acordo com os dados do BC, a maior parte das cédulas recolhidas são dos valores maiores. Neste ano, até abril, o maior número de notas falsificadas recolhidas foi de R$ 50, no total de 23.013 cédulas, no país. Também há muito registro de notas falsas de R$ 100 da primeira (21.849) e da segunda família do real (21.690).
No site, do BC há orientações sobre como verificar se o dinheiro recebido é falso. Segundo o BC, ninguém é obrigado a receber notas falas. Caso, haja desconfiança sobre a cédula é possível recusar o recebimento. A orientação para quem já recebeu um nota suspeita de ser falsa é entreguar o dinheiro em uma agência bancária que vai encaminhar a cédula para a análise do BC. Não há troca por notas verdadeiras, de acordo com o BC.
Também é possível conferir, pela internet, o andamento da análise das cédulas encaminhadas, com o número do CPF e data de nascimento no caso de pessoas físicas ou CNPJ e CPF do responsável para as empresas.
http://ultimosegundo.ig.com.br/

sábado, 25 de maio de 2013

Incêndio destrói supermercado em Aliança, Mata Norte de Pernambuco

Incêndio destrói supermercado no centro de Aliança, Mata Norte de PE (Foto: Divulgação / Maylson Thyago)Um incêndio destruiu um supermercado em Aliança, na Mata Norte de Pernambuco, nesta sexta-feira (24). O fogo queimou produtos do estabelecimento, que funciona no andar térreo de um imóvel próximo aos Correios e à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, no centro do município. As chamas foram debeladas pelo Corpo de Bombeiros. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

G1

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Samu de Pernambuco ganha 47 ambulâncias nesta sexta-feira

20d66d098eb7132f5897e7bbf6f51632.jpgEm cerimônia que terá a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, às 8h30 desta sexta-feira (24), no Centro de Conveções de Pernambuco, o governador Eduardo Campos entregará 47 ambulâncias de suporte básico e avançado para atuação do Samu na I Macrorregional de Saúde. O Samu Metropolitano conta, atualmente, com 73 ambulâncias.  

Com o incremento dos veículos de resgate, sendo 43 de suporte básico e quatro de suporte avançado, o governo diz assegurar 100% de cobertura do Samu na Macrorregional, que engloba 72 municípios da RMR, Zonas da Mata Sul e Norte, além do Agreste Setentrional. 

Cada unidade de suporte básico representa um investimento de R$ 124,5 mil, com a atuação de um técnico de enfermagem e um condutor. Já as UTIs custam R$ 198 mil e contam com uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor.  

No total, o investimento dos governos federal e estadual na aquisição das 47 ambulâncias foi de, aproximadamente, R$ 6,1 milhões.

SERVIÇO

Entrega de 47 ambulâncias para o Samu 
Dia: sexta (24/05)
Horário: 8h30
Local: Centro de Convenções
NE10

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Plaza Shopping recebe donativos para vítimas da seca em Pernambuco

Em parceria com a ONG Novo Jeito, o Plaza Shopping, em Casa Forte, está recebendo donativos que serão entregues às vítimas da estiagem no município de Manari, Sertão de Pernambuco, situado a 349 km do Recife. Até o dia 9 de junho, um quiosque instalado no piso L2 estará recebendo alimentos não perecíveis e água mineral. A expectativa é de arrecadar cerca de 13 toneladas de alimentos.

A iniciativa conta a participação de 50 voluntários. A entrega dos donativos no município de Manari está prevista para o dia 16 de junho. Os interessados podem fazer as doações das 10h às 22h, de segunda-feira a sábado, e das 12h às 20h, aos domingos e feriados.

NE10

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pernambuco tem 197 mil inscrições no Enem 2013, informa MEC

Vestibular UFPE CTG - Segunda entrada (Foto: Luna Markman / G1)A menos de uma semana para terminar o prazo de inscrições na edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 197.152 pessoas já haviam se inscrito até as 18h15 desta terça-feira (21) emPernambuco, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação. Pernambuco é o terceiro estado do Nordeste com maior número de candidatos, perdendo para Bahia (290.617) e Ceará (274.370). Em todo o Brasil, o número é de 3.912.719 milhões. O período de inscrições, aberto no último dia 13, segue até segunda (27).

Os estados de São Paulo e Minas Gerais respondem por cerca de um quarto das inscrições até agora. São Paulo, com  623.549 pessoas, seguido por Minas Gerais, com 419.851, são os estados que mais inscreveram estudantes. Depois aparece Rio de Janeiro, com 290.617 inscritos, e Bahia em seguida, com 263.042 candidatos.  Para participar do Enem, é possível se inscrever até o dia 27 de maio. O pagamento da taxa, no valor de R$ 35, pode ser feito até o dia 29. As provas serão nos dias 26 e 27 de outubro.
O MEC colocou no ar um site com o passo a passo para ajudar o candidato fazer a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013). O endereço do site éwww.enem.inep.gov.br. Nele também é possível acessar o link para a página de inscrição.

O passo a passo mostra como a inscrição deve ser feita e traz informações importantes, como a de que o Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado, por via postal, para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição; como encontrar no sistema a escola onde fez o ensino médio; e de que o estudante deverá guardar o número de inscrição para acessar o sistema futuramente.
No balanço divulgado pelo MEC às 18h30 da segunda-feira, o Enem já computava  472.495 inscrições. No ano passado, no primeiro dia de inscrições, até as 20h20, foram contabilizadas 512.029 inscrições.
CRONOGRAMA DO ENEM 2013
Início das
inscrições
13/05
Término das inscrições
27/05 (23h59)
Pagamento
das incrições
Até 29/05
Taxa de
inscrição
R$ 35

Data das
provas
26/10 (13h - 17h30):
- ciências humanas
- ciências da natureza                      
27/10 (13h - 18h30):
- linguagens
- matemática
- redação
Divulgação do gabarito
Até dia 30/10
 
Resultado individual
Data a ser divulgada
Fonte: Inep
Como se inscrever
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. Para isso, será preciso apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.
No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula com mobiliários acessíveis. Neste ano, também serão oferecidas duas opções de tamanho de letra da prova, além da usada pelos demais candidatos. Quem tiver necessidade poderá optar pela prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas) e pela prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas).
Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.
Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.
O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Quem não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas
Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras. O comprovante da inscrição estará disponível no endereçohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.
Site para inscrição do Enem está no ar (Foto: Reprodução)Site para inscrição do Enem está no ar (Foto: Reprodução)
ÁREAS DO CONHECIMENTO
Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia
Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia
Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação
Matemática e suas tecnologias: matemática
As provas
O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio (veja ao lado).
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta esferográfica com tinta preta e feita com material transparente.
As provas terão início às 13h e os portões serão abertos às 12h (sempre no horário de Brasília). No dia 26 de outubro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 27 de outubro serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
G1

terça-feira, 21 de maio de 2013

Pernambuco consegue zerar fila para transplantes de córneas


Em Pernambuco, existem 1.700 pacientes na fila de espera por um transplante, mas quem precisa de uma córnea encontra uma situação bem mais confortável: a fila, que já teve uma espera de cinco anos, foi zerada neste mês de maio, de acordo com o Banco de Olhos do Recife.
A fila zerou graças à solidariedade: o número de doações aumentou. “Acho que a gente tem que comemorar porque é o melhor presente que poderíamos dar à população. Uma lista zero de transplante de córnea significa que se uma pessoa chegar hoje, precisando de um transplante, ela só precisa do tempo para fazer os exames pré-operatórios, o parecer cardiológico e os exames de sangue, e imediatamente nós já temos uma córnea para oferecer para ela. Isso é muito da realidade em que as pessoas esperavam até cinco anos por um transplante de córnea”, explica Ana Catarina Delgado, diretora do Banco de Olhos do Recife.
As córneas podem esperar pelo transplante por até 14 dias. Se nesse tempo não aparecer um paciente pronto para receber a doação, elas não são perdidas: o Banco de Olhos repassa para a Central Nacional de Transplantes, que encaminha para outro estado, onde a lista de espera seja maior. “A doação, apesar de ser um gesto simples, é um gesto muito poderoso, está aí a prova. A gente agradece a essas pessoas que doaram e a gente pede as outras famílias continuem doando, para que a gente consiga manter a situação como ela está hoje”, afirma Ana Catarina.
A aposentada Nilza Negromonte Lima se submeteu ao transplante de córnea na época em que a fila estava bem grande. Ela teve que esperar cerca de 3 anos para chegar sua vez. A cirurgia aconteceu em 2009 e, desde então, ela voltou a enxergar com o olho esquerdo. “Eu coloco linha em agulha de mão, de máquina... e faço tudo dentro da minha casa”, comemora.
A Central de Transplantes de Pernambuco trabalha para reduzir as filas de espera para transplantes de outros órgãos. Quem precisa de um rim, por exemplo, encontra hoje 1.500 pessoas no aguardo. “Essas pessoas só vão poder transplantar nesses casos, quando o indivíduo tem o diagnóstico neurológico da morte”, esclarece Noemy Gomes, coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco.
G1

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Após chuvas intensas, racionamento é suspenso no Recife e em Jaboatão

Governador anunciou o fim do racionamento de água no Recife. (Foto: Katherine Coutinho/G1)A chuva intensa que atingiu a Região Metropolitana do Recife na última sexta-feira (19) possibilitou que o rodízio de água implantando nas áreas planas do Recife no dia 1º de março seja suspenso na segunda-feira (20). O racionamento na parte plana deJaboatão dos Guararapes também foi suspenso. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Campos neste domingo (19), após um sobrevoo das barragens de Tapacurá, Goitá e Pirapama.
Com as chuvas na última sexta-feira, a barragem de Pirapama ultrapassou 42% de sua capacidade. A barragem de Gurjau, que estava em colapso, voltou a funcionar. “Tivemos esse fato extraordinário da quinta para sexta-feira, em que choveu 50% do que chove no mês de maio. De um lado prejudica a cidade, mas de outro lado, 13 milhões de metros cúbicos de água foram para as barragens.Isso nos permite com segurança técnica antecipar algo que a gente não estava vendo ainda, que era o fim do racionamento”, afirmou Campos.
As retiradas da água de Pirapama para as estações de tratamento já estão em maiores quantidades, chegando aos 4,5 mil litros por segundo, vazão normal para a barragem. “A água foi liberada para ser tratada hoje [domingo]. Mas para ela chegar até as casas, é preciso estabilizar a pressão na rede. Tem uma série de válvulas que precisam ser ativadas. O fim do racionamento já está começando hoje, mas as pessoas só vão começar a sentir amanhã [segunda-feira] à tarde”, explica o governador. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já está com equipe atuando junto às válvulas para que a água chegue às casas a partir do meio-dia da segunda-feira (20), mas a situação só deve ser normalizada nas horas seguintes. “Com a chuva que aconteceu na sexta-feira, conseguimos acumular água suficiente. Agora, é preciso equilibrar a pressão na rede. Temos metade das localidades com água e outra sem, é preciso liberar a água para depois fazer os ajustes necessários de pressão”, aponta o presidente da Compesa, Roberto Tavares.
As partes altas do Recife e de Jaboatão contam com esquema próprio de abastecimento, lembra o presidente da Compesa. “Aos poucos, essas áreas tendem a ser integradas ao sistema, mas por enquanto elas continuam com o regime normal de rodízio”, explica Tavares.
Desde a chuva da sexta-feira, que alcançou acumulado de 140 mm cúbicos no bairro do Curado, no Recife, foram feitos estudos para garantir que é possível encerrar o racionamento. “Usamos dados do passado para estabelecer critérios de segurança, sempre procuramos trabalhar com margem de segurança. A simulação que fazemos é sempre com chuvas menores do que a média. As simulações apontam que, com 90% de garantia, teremos Pirapama em seu nível normal até agosto, e uma chance de 50% de até julho estar normalizado”, detalha o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos do estado, Almir Cirilo.
O secretário lembra ainda que as dificuldades com chuva no começo do ano estavam previstas. “Em fevereiro, nós tivemos uma queda de 70% da precipitação em relação à média histórica. Aquele foi o alerta essencial. As equipes de meteorologia já apontavam que teríamos problemas nos primeiros meses do ano. Já naquela época, esperávamos o reaquecimento do Oceano Atlântico para que as chuvas voltassem à normalidade. Isso perdurou até meados de abril”, aponta Cirilo.

A expectativa agora é de que o inverno seja normal no Litoral e na Zona da Mata dePernambuco. “A ocorrência dos períodos de chuva está se tornando mais intensa e frequente, como já era esperado. Hoje o Oceano já está com a temperatura um pouco acima da média. A Apac [Agência Pernambucana de Águas e Clima] já aponta que há uma perspectiva que os meses de maio, junho, julho e agosto aconteça na normalidade”, afirma o secretário.
O governador lembrou ainda que a previsão é de que o Agreste também tenha chuvas durante o inverno. “Não temos ainda como falar que vai ser dentro da normalidade, mas tende a ser mais perto da média. A questão é que, como tivemos dois anos de pouca chuva, os reservatórios estão muito baixos. Então, a normalidade para o resto do estado deve acontecer apenas em 2014”, acredita Eduardo.
Sobrevoo da barragem de Pirapama neste domingo mostra que ela atingiu 42% da capacidade  (Foto: Aluisio Moreira/SEI)Sobrevoo da barragem de Pirapama neste domingo mostra que ela atingiu 42% da capacidade
(Foto: Aluisio Moreira/SEI)

G1

sábado, 18 de maio de 2013

Defesa Civil do Recife registra 173 ocorrências por causa da chuva

Defesa Civil do Recife registra 173 ocorrências por causa da chuvaDuas pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira (17) por causa de um deslizamento de barreira no Barro, na Zona Oeste do Recife. Deslizamentos ocorreram também no Córrego José Grande, em Nova Descoberta, e no Ibura, Zona Sul do Recife. Esses deslizamentos fazem partes das 173 ocorrências registradas pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife, até o começo da tarde desta sexta. Os chamados envolviam solicitação de colocação de lonas, deslizamentos, pedidos de vistorias e quedas de árvores. Equipes da Defesa Civil estão em campo para analisar os casos.

A manhã no Recife foi de caos por causa da chuva: ruas e avenidas tomadas pela água, uma estação de metrô alagada, serviços e atendimentos suspensos e uma fila de duas horas para motoristas que não conseguiram chegar aos seus locais de trabalho. A Defesa Civil e a Celpe também receberam denúncias de deslizamentos e falta de energia.

O pluviômetro da sede da Defesa Civil no Recife registrou 145,7 mm de precipitação entre as 20h de quinta-feira e as 12h de sexta. De acordo com o gerente de Meteorologia da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Patrice Oliveira, os transtornos causados pelas chuvas foram agravados por causa da maré alta. "Infelizmente, além da intensidade de chuvas durante esse período, tivemos a maré muito alta. O pico chegou a 1,8m por volta das 9h, o que contribuiu para o somatório e alagou toda a cidade”, disse Patrice.

O gerente explica, ainda, que a quantidade de chuva na Região Metropolitana do Recife nesta manhã representa cerca de 45% do previsto para todo o mês de maio. “Em um mês, geralmente chove cerca de 300 mm. Acreditamos que a chuva vai continuar nesse final de semana e durante os próximos dias de maio, junho e julho, porque é o período chuvoso da região”, concluiu Patrice.

    Fonte: g1.globo.com

quinta-feira, 16 de maio de 2013

No sexto aniversário, 'Pacto Pela Vida' ganha prêmio da ONU


Mais uma ação do governo de Pernambuco alcança reconhecimento internacional. Durante ato realizado na manhã desta terça-feira (14/05), o governador anunciou que o Pacto Pela Vida é um dos vencedores do mais importante prêmio de gestão pública do mundo, de responsabilidade Organização das Nações Unidas (ONU).
 “Esse prêmio é um reconhecimento muito especial. Estamos ganhando por dois anos consecutivos e passamos a ser o Estado que mais tem essa premiação no Brasil”, destacou Eduardo, oferecendo “a distinção a todos que, no anonimato, nos ajudam diariamente no Pacto Pela Vida”. No ano passado, o programa Todos por Pernambuco recebeu a maior distinção da ONU, como reconhecimento pela sistemática de ausculta à população para definição das prioridades de governo.
O governador Eduardo Campos recebe o prêmio gestão pública do mundo, de responsabilidade Organização das Nações Unidas (ONU), pelo programa 'Pacto Pela Vida'
O governador Eduardo Campos recebe o prêmio gestão pública do mundo, de responsabilidade Organização das Nações Unidas (ONU), pelo programa 'Pacto Pela Vida'
O ato em que foi feito o anúncio da premiação do Pacto pela Vida foi organizado para marcar o sexto aniversário do programa, que avança com a integração de mais oito novas ações de combate e prevenção à criminalidade em Pernambuco.
 As novas frentes de trabalho do programa têm foco nas parcerias. Convênio firmado com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), além da ampliação da participação dos agentes públicos em todas as instâncias, sobretudo dos governos municipais. Durante a solenidade, realizada na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções.
  “Estamos no caminho certo e vamos, sim, transformar Pernambuco no lugar mais seguro do País”, cravou Eduardo, lembrando que Pernambuco foi o único Estado do Nordeste a reduzir por seis anos consecutivos as taxas de criminalidade em todo o seu território. Presente no ato, o procurador-geral de Justiça do MP, Aguinaldo Fenelon, destacou a integração e a interação do Programa. “Eu só acredito que este País possa mudar a segurança pública e acabar com o crime organizado se esse modelo do Pacto Pela Vida, no qual as instituições conversam, irradiar”, argumentou.
Novas ações
Divididas em oito grupos, as novas ações anunciadas contemplam melhorias para os trabalhos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; jovens com liberdade assistida; desarmamento; parceria com municípios; com a Febraban; criação de novas delegacias especializadas; fortalecimento ao combate à violência contra mulheres; além de condecorações com a criação da Medalha Pacto Pela Vida. Na primeira edição do prêmio, foram dez os homenageados, entre eles, o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o bispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió; e o professor da UFPE, José Luiz Ratton.
 Destaque entre as ações, o convênio entre a Febraban e o Governo de Pernambuco é um projeto-piloto no País e prevê um conjunto de medidas de segurança internas e externas a serem implantadas nas agências bancárias. “Vamos fazer um piloto para podermos convencer, inclusive, os bancos a fazer em todo o Estado e no Brasil. Acho que é uma conquista importante”, acredita Eduardo, que agradeceu “o entendimento, quando todo mundo recuou um pouco”. “Nesse primeiro momento, vamos ter mais segurança nas agências bancárias que são as mais vulneráveis a crimes violentos na cidade do Recife”, explicou o governador. “Vamos a partir do Recife testar um modelo de segurança para melhorar as condições dos trabalhadores, dos usuários e das agências bancárias”, completou Geraldo Julio.
 Já para ampliar as parcerias com os municípios, Eduardo lançou o Programa Mais Segurança nos Municípios. O Governo vai levar as viaturas do programa Patrulha nos Bairros para os municípios de Vitória de Santo Antão, Caruaru e Petrolina. Coube ao secretário de Planejamento e Gestão e atual presidente do Comitê Gestor do Pacto Pela Vida, Fred Amâncio, apresentar e detalhar as novas ações. Para ele, “a meta permanente do Pacto é ser sempre um programa em evolução”.
 Além do convênio com a Febraban e o Programa Mais Segurança nos Municípios, o conjunto de medidas preparado para o aniversário de seis do Pacto Pela Vida, contempla o Comando Conectado, no qual comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros receberão tablets com acesso ao PE Conectado. Com isso, eles terão acesso a informações, como mandados de prisão em aberto, antecedentes criminais, além de geo-referenciamento de viaturas;
A instituição da Medalha Pacto pela Vida, com entrega de medalhas para profissionais e entidades com relevantes serviços prestados à prevenção e à redução da criminalidade; Liberdade Assistida será um Programa para oferecer acompanhamento de assistente social, psicólogo e apoio a jovens em liberdade assistida, para mantê-los dentro da escola e longe das drogas;
 O Desarmamento Itinerante  é uma campanha de desarmamento que ganhará um novo fôlego no Estado, com a unidade de coleta itinerante da Polícia Militar;  Serão criadas, ainda, Novas divisões de homicídios na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Interior, com 19 Delegacias de Homicídio (DPH); e, por fim, haverá o Fortalecimento do Enfrentamento à Violência do Gênero, quando será instalada, em Igarassu, uma nova unidade da Delegacia de Atendimento à Mulher. 

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Em PE, Governo e bancos se unem para reforçar segurança em agências


O Governo de Pernambuco anunciou, nesta terça-feira (14), um pacote com ações para comemorar os seis anos do programa Pacto Pela Vida. Entre as novidades, está um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que pretende dar mais segurança às agências bancárias do estado. Além disso, também foram anunciadas medidas para o desarmamento e a criação de novas delegacias especializadas.
O documento assinado em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), prefeitura do Recife e outras instituições prevê que 261 agências devem adotar medidas para atender as exigências do governo estadual. “Será preciso a colocação de câmeras do lado externo das agências, e essas câmeras serão monitoradas pelo Ciods (Centro Integrado de Operações de Defesa Social)”, revelou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.
“A Prefeitura, por exemplo, se obriga a tirar de frente das agências aquelas bancas de revistas, bares, botecos, carroças de cachorro-quente. Marginais se escondem nas imediações desses locais para fazerem saidinha de banco e o próprio ataque a caixas eletrônicos”, concluiu Damázio. Portas giratórias com detectores de metais também devem ser implementadas.

No primeiro momento, apenas os municípios do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes serão contemplados pelas ações. Entretanto, o governador Eduardo Campos (PSB) afirmou que a iniciativa também deve chegar ao interior. “Nós imaginamos que vamos fazer aqui um piloto para podermos convencer, inclusive, os bancos a fazerem isso em todo o estado e em todo o Brasil”, disse.
Os bancos terão um prazo de 90 dias para se adequarem às medidas. O Pacto pela Segurança do Cliente e Trabalhador Bancário é a primeira iniciativa conjunta na área de segurança bancária firmada entre as empresas e os sindicatos. “É uma demonstração de que os bancos reconhecem o interesse legítimo que os sindicatos têm na integridade física e segurança dos seus funcionários”, explicou o presidente da Febraban, Murilo Portugal.
De 2002 a 2011, os investimentos em segurança feitos pelos bancos cresceram 62,4% em termos reais. Somente em 2012, segundo dados fornecidos por 17 instituições financeiras, aconteceram 440 assaltos, incluindo as tentativas. Em 2002, esse número era de 1.009 assaltos. Em Pernambuco, 11 agências foram assaltadas neste ano, ao passo que 24 tiveram caixas eletrônicos explodidos.
Novas delegacias e prêmio da ONU
Durante a solenidade onde foram expostas as novas medidas no âmbito do Pacto pela Vida, realizada no Centro de Convenções, em Olinda, o Governo do Estado anunciou a criação de duas novas delegacias especializadas: a de Repressão aos Crimes Cibernéticos e a de Repressão à Intolerância Esportiva.
Na ocasião, o governador Eduardo Campos revelou que Pernambuco voltou a ser premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) por boas práticas de gestão. “Esse prêmio é um reconhecimento muito especial, porque esse é o maior prêmio de gestão pública do mundo. Estamos ganhando dois anos consecutivos, que nunca houve, e passamos a ser o estado que mais tem essa premiação no Brasil”, comemorou.

Em 2012, o estado já havia conquistado o prêmio na categoria Promoção da Inclusão de Gênero nos Serviços Públicos, por conta de políticas voltadas para a mulher. Neste ano, a ONU entregará a condecoração devido ao Pacto pela Vida.
G1

terça-feira, 14 de maio de 2013

Professores de Pernambuco recebem capacitação tecnológica neste mês de maio

tabletsNas próximas duas semanas, desta segunda-feira (13) até o próximo dia 24, professores de 13 cidades de Pernambuco irão receber capacitação para uso de novas tecnologias e aparelhos como tablets e smartphones. Depois do Recife, a caravana promovida pela FTD segue para Palmares (dia 14 deste mês), Cabo de Santao Agostinho/Ipojuca (15), Olinda (16), Limoeiro (17), Vitória de Santo Antão (18), Caruaru (20), Garanhuns (21), Arcoverde (22) Serra Talhada (23), Petrolina (24), Juazeiro (25) e Jacobina (26).
Segundo a empresa avisa por email, a proposta da Caravana é tornar o uso da tecnologia algo familiar para professores e auxiliar o uso em sala de aula. Cada ônibus está equipado com tablets, lousa digital e monitores de TV para apresentar uma série de vídeos, animações, jogos educativos, simulações, infográficos interativos e objetos de realidade aumentada.
A Caravana começou no último dia 06 e já passou por Paraná, Santa Catarina, Sergipe e Alagoas. Até o final de junho percorrerá mais de 80 cidades.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Senac Pernambuco abre inscrições para seis capacitações gratuitas


O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Pernambuco abre, nesta segunda-feira (13), inscrições para seis cursos gratuitos: bartender, sommelier, drinques e coquetéis, massas italianas, culinária para iniciantes e culinária especial.
A capacitação será realizada no Centro de Hotelaria e Turismo, em parceria com a empresa Diageo. Interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da instituição. Para cada curso, serão disponibilizadas apenas 25 vagas.
Para participar do projeto, o candidato deve ter entre 18 e 35 anos, estar cursando ou já ter concluído o ensino médio, possuir renda familiar de até 3 salários mínimos e morar com a família.

O interessado em fazer o curso de bartender vai passar por uma triagem. Já para o curso técnico de sommelier, basta que o candidato efetue sua matrícula na central de atendimento do Senac, na Avenida Visconde Suassuna, nº 500, em  Santo Amaro, área central do Recife. o O calendário de inscrição para os cursos drinques e coquetéis, massas italianas, culinária para iniciantes e culinária especial ainda será divulgado. Mais detalhes pelo telefone (81) 3413-6798.
G1